RECICLAR É UMA NECESSIDADE URGENTE E GLOBAL E SÓ FAZ SENTIDO SE FOR UM ESFORÇO COLECTIVO. CONHEÇA DUAS APLICAÇÕES QUE O AJUDARÃO A FAZER RECICLAGEM DUMA FORMA SIMPLES, EFICAZ E DIVERTIDA.

Um dos grandes passos para cuidarmos da nossa casa é a reciclagem. Desde pequenos que aprendemos a regra dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), mas ainda há muito para aprender e fazer. E porque não fazê-lo com ajuda de apps no nosso smartphone?

Em Portugal, no ano 2019, foi gerado cerca de 1,4kg de resíduos por pessoa, acima da média europeia, segundo a Quercus. Mas há mais. Em 2020, a recolha seletiva de embalagens aumentou 13% face ao ano anterior, formando um total de 409 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem, diz-nos a sociedade Ponto Verde.

Reciclar é o primeiro passo para um planeta mais sustentável. Ao fazermos a reciclagem, estamos a criar uma poupança de recursos naturais bastante significativa.

Um bom exemplo, são as latas de alumínio que, quando recicladas, gastam menos 95% da energia que seria necessária para produzir as mesmas latas “de raiz”, segundo dados da Environmental Protection Agency. A reciclagem do papel também apresenta uma poupança de 60% e o vidro pode ser reciclado indefinida e eficazmente, sem que haja uma perda de qualidade associada.

Já no que diz respeito ao plástico, existem atualmente cerca de cinco principais tipos recicláveis em Portugal - que recicla apenas cerca de 35% do plástico. Por exemplo, o PET, plástico das garrafas de água, após reciclado, pode ser transformado em fibra poliéster. Mas para que tal aconteça é fundamental que a separação de lixo seja feita convenientemente, ou seja, sem contaminação entre resíduos.

Mas se a reciclagem pode apresentar-se, para muitos, como desafiante, hoje a tecnologia é uma grande ajuda para simplificar o ato de reciclar. Como? Através de apps que podemos descarregar no nosso smartphone e que nos ajudam a esclarecer todas as dúvidas sobre como reciclar determinados produtos ou que destino lhe darmos quando não queremos mais mantê-los. Vamos conhecer dois bons exemplos?

WASTEAPP

Criada em 2019 pela Quercus, a app WasteApp foi descarregada, apenas no primeiro ano de existência, por 70 mil utilizadores que tinham uma dúvida em comum: “onde deito este produto fora?”

Após receber diariamente emails com dúvidas na reciclagem de determinados produtos, a Quercus decidiu criar uma app que respondesse a todas essas questões à distância de um clique.

Radiografias, cápsulas de café ou até um cartão multibanco. Na WasteApp basta selecionar o produto (ou procurá-lo na barra de pesquisa) e descobrir onde poderá deixá-lo. Contudo, para além de já ter respostas para mais de 48 tipos de resíduos, a WasteApp foi mais longe.

Quando pesquisa sobre determinado produto que quer reciclar, vão-lhe ser apresentados dois tipos de informações. Do lado esquerdo, o que pode e não pode entregar e em que condições. À direita, as moradas dos pontos mais próximos da localização do seu telemóvel ou computador. No fundo, ao querer deitar fora a bateria de um automóvel, a aplicação irá dar-lhe localizações de espaços próprios para receberem esse produto.

RECYCLE BINGO

Uma outra aplicação, é a Recycle BinGo que nasceu para incentivar os mais pequenos a cuidarem do planeta através da reciclagem.

A criança – sob o a companhamento de um adulto – ao abrir a app, esta reconhece a localização do utilizador junto ao ecoponto com as suas embalagens para reciclar.

O passo seguinte é fazer o check-in, preencher cartões de jogo e receber pontos, que funcionam como uma espécie de “dinheiro virtual”.

Depois, este “dinheiro virtual” pode ser transformado em prémios físicos ou vouchers de desconto em supermercados, lojas multimédia ou equipamento desportivo.

Mas há mais. Para além de jogos interativos, também existem histórias e esclarecimentos didáticos de dúvidas sobre a reciclagem.

A aplicação detém vários prémios, sendo o mais recente o “Prémio Nacional de Sustentabilidade”. Tem histórias, jogos e muitos prémios para oferecer às crianças que quiserem ser heróis do ecoponto da sua área de residência. Aprender a brincar é a fórmula ideal para que, desde cedo, os mais novos tratem a reciclagem por tu.

Importa referir que esta aplicação apenas funciona nos ecopontos geridos pelas empresas do grupo EGF – que cobre a larga maioria dos ecopontos do País, mas não a sua totalidade.

Mas a reciclagem não é a única forma de contribuir para um planeta mais sustentável. Descubra como pode introduzir hábitos mais sustentáveis no seu dia-a-dia, tal como reduzir o consumo de plástico ou evitar o desperdício através da compostagem em casa. Descubra aqui como pode ajudar ainda mais o nosso planeta.