Exposição ao sol, poeiras, horas em frente a ecrãs. Os nossos olhos estão sujeitos a esforços constantes, pelo que cuidar bem deles, estar atento aos sinais e fazer check-ups regulares de oftalmologia é fundamental.
Costuma dizer-se que os olhos são janelas ou o espelho da alma. E essa importância que lhes é atribuída deve ser acompanhada de uma atenção redobrada àquilo que melhor nos permite ver o mundo. Muitas vezes adaptamo-nos às dificuldades oculares, mas os pequenos sinais devem ser tidos em consideração, para manter a saúde dos nossos olhos.
Pequenos gestos do dia a dia e consultas de check-up regulares com um especialista em oftalmologia podem ajudar a proteger a sua visão, bem como da sua família. Esse é um dos muitos serviços a que pode aceder com um Plano EDP Saúde ou com o Pack EDP Full, contribuindo para a sua saúde ocular.
Primeira consulta logo no pré-escolar
A visão só fica totalmente desenvolvida por volta dos 7 anos, contudo, é durante os primeiros anos que as principais etapas são atingidas e que isso se começa a notar. A partir dos 3 anos, no início do pré-escolar, as crianças devem ter uma primeira consulta de oftalmologia, para avaliar situações que podem ser corrigidas, como desvios oculares, ou pelo menos minoradas, através do uso de óculos, como é o caso da miopia. Caso exista um historial de problemas oculares ou doenças na família, o acompanhamento por um especialista deve ser iniciado mais cedo.
Sabia que há cada vez mais crianças diagnosticadas com miopia? As dificuldades de ver ao longe crescem quando se passa pouco tempo ao ar livre e aumentaram nas últimas décadas. Os confinamentos devido à Covid-19 agravaram o problema.
Antes do ensino primário, entre os 5 e os 6 anos, é altura de nova consulta e avaliação dos olhos. O início da escola ‘regular’, com mais professores, novas disciplinas e maior exigência em termos de aprendizagem, torna-se mais fácil quando a saúde ocular está a ser vigiada. A partir daí, o acompanhamento continua a ser importante, mas as crianças e jovens já começam a conseguir falar melhor de sintomas ou dificuldades que sintam.
Cuidado com os olhos todo o ano
É na primavera e no verão que os raios solares intensos mais nos incomodam e não dispensamos os óculos de sol ou o chapéu. Se a radiação solar pode ser prejudicial à pele, o mesmo acontece com os olhos, que devem estar sempre bem hidratados, para evitar inflamação ou dor.
O cuidado com o sol deve acontecer todo o ano, principalmente nos dias de céu limpo. Porém, quem costuma praticar desportos de inverno ou permanecer em zonas onde neva, deve também ter especial atenção aos olhos, pois a neve, dada a sua cor, reflete quase todos os raios que nela incidem.
Além do sol, os olhos são alvo potencial de todo o tipo de partículas e substâncias que possam ultrapassar as barreiras das pálpebras e das pestanas. O verão - com a praia ou outros locais mais secos a aumentarem o pó e outras partículas em suspensão - deixa-nos mais suscetíveis à presença de corpos estranhos na superfície do olho, com todo o incómodo que isso causa até conseguirmos retirá-lo com água. Mas a lama ou o impacto de um ramo de árvore, por exemplo, podem ter o mesmo efeito, e um grão de areia entra no olho em qualquer altura do ano.
Por outro lado, o fumo de um churrasco ou de uma lareira e a exposição a substâncias químicas - gases de escape, produtos de limpeza, químicos agrícolas ou de jardim - também são particularmente prejudiciais aos olhos. Em caso de contacto com um corpo estranho ou uma substância potencialmente nociva, a principal recomendação é lavar abundantemente com água. Caso a dor, inflamação ou outros sintomas permaneçam, é importante consultar um médico. Com um Plano EDP Saúde, por exemplo, pode ter uma videoconsulta urgente, ser visto em casa por um médico, ou marcar uma consulta de especialidade.
Ver bem ao longo de toda a vida
Os olhos são uma das partes do corpo que mais sentimos ‘envelhecer’. Sejam dificuldades de ver ao perto ou ao longe, seja o cansaço ou a secura dos olhos. É normal que os sintomas relacionados com a visão comecem a surgir ou se agravem com a idade, mas também é possível ter uma vida sem quaisquer dificuldades.
O segredo passa muito pelo estilo de vida, pelos cuidados que se tem e, principalmente, por um bom acompanhamento médico. Se nas crianças importa detetar problemas que ainda podem ser corrigidos, nos idosos antecipar o tratamento de doenças ou outros problemas oculares pode ser a garantia de manter uma vida independente, sem um receio constante de quedas ou outros acidentes.
8 conselhos para cuidar bem dos olhos
O contacto cada vez maior com ecrãs, tanto pelas crianças e jovens como pelos adultos, devido à crescente informatização de todos os tipos de trabalho, levam a um esforço maior dos olhos. Isso resulta num diagnóstico de doenças ou outros problemas oculares mais frequentes e mais cedo. Um estudo citado pela OMS estima que a miopia, por exemplo, vai afetar metade da população mundial em 2050.
Dar mais atenção aos olhos é fundamental e não é preciso mudar a sua vida para o conseguir. Há vários passos simples que pode seguir no dia a dia para ter a sua saúde ocular devidamente acompanhada
1. Levantar os olhos do computador, telemóvel ou outro equipamento que obrigue a atenção constante, e focar um ponto mais distante. Fazer isso pelo menos uma vez por hora para relaxar;
2. Não dormir com maquilhagem ou cremes que não sejam para os olhos. As partículas podem entrar em contacto com o globo ocular e provocar irritações, ou então afetar as glândulas das pálpebras;
3. Usar apenas óculos de sol de qualidade, com proteção UV garantida. Um especialista pode ajudar a escolher o tipo de óculos mais adequado;
4. Não usar colírio ou outro produto sem indicação médica. Pode apenas estar a esconder sintomas e não tanto a fazer um tratamento adequado;
5. Fechar os olhos frequentemente, durante alguns segundos. Piscar os olhos é importante para fazer a hidratação e deixá-los fechados momentaneamente ajuda a relaxar;
6. No verão, siga para os olhos o mesmo cuidado que tem com a pele: evite as horas de maior calor e ponha sempre chapéu e óculos de sol;
7. Não usar os óculos de outra pessoa, mesmo que pareçam adequados ou que seja apenas por alguns segundos. Além da graduação individual, o próprio formato torna-os únicos;
8. Consultar um oftalmologista com regularidade, de preferência uma vez por ano, para acompanhar a saúde ocular e antecipar a necessidade de tratamento ou equipamento de apoio.
Seja para situações de emergência ou para um acompanhamento ocasional por parte de um especialista, um plano de saúde é uma solução fácil e acessível para conseguir os melhores cuidados médicos. No Plano EDP Saúde, tem acesso a aconselhamento médico 24 horas por dia, sem custos, bem como videoconsultas gratuitas. Pode ainda agendar a visita de um médico, enfermeiro, fisioterapeuta, ou então a entrega de medicamentos.