São quatro os tipos de conectores mais usados e acessíveis no mercado. Conheça-os e perceba as suas diferenças.

O mercado está cada vez mais uniformizado, mas há ainda uma boa variedade de tomadas disponíveis e viáveis para carregar um carro elétrico. A sua maior ou menor utilização depende da origem do fabricante, mas também da geografia da comercialização do veículo, uma vez que há plugs mais usados na Europa do que no território americano, por exemplo.

É sempre possível, com o equipamento certo e condições de segurança, carregar um veículo elétrico numa tomada doméstica, mas esta não é a opção mais conveniente e rápida. Os seguintes carregadores são os mais utilizados atualmente e mais facilmente encontrados no mercado europeu.

TIPO 1

Também chamado SAE J1772, este tipo de carregador tornou-se um dos mais comuns nos Estados Unidos. Usa uma potência de 19,2 kW, uma das menores do mercado e tem pinos de fase, neutro e terra. Além destes, tem também dois conectores que ajudam a garantir uma ligação estável, evitando que o carregador se desligue. É um carregador monofásico. Muito utilizado por fabricantes americanos e asiáticos, esta conexão está presente em modelos como o Nissan Leaf (de 2017 ou anterior), Toyota Prius Plug-in Hybrid ou Mitsubishi Outlander. Alguns destes veículos trazem uma segunda conexão — CHAdeMO — que permitem que o carro se ligue a postos de carregamento rápido.

TIPO 2

Mennekes ou IEC 62196 são outros nomes para esta tomada. Permite usar potências mais baixas ou superiores, usando tensão monofásica e trifásica, portanto tanto faz um carregamento semelhante ao Tipo 1, como um carregamento rápido. É muito comum em veículos europeus e alguns exemplos de modelos que usam esta tomada são o Nissan Leaf ( a partir de 2018), Audi A3 e-tron, BMW i3, Renault Kangoo e o Volvo V60 PHEV, e tornou-se o padrão para o carregamento de carros elétricos na Europa — pelo menos nos mais antigos e nos híbridos plug-in.

CHAdeMO

Este criado em 2010 pelas cinco grandes marcas japonesas — Honda, Nissan, Mitsubishi, Subaru e Toyota. É nesse país que é mais usado. Com uma potência máxima de 60 kW e 500V é usado para carregamentos rápidos, o que significa que em média (e dependendo da capacidade da bateria) carrega 80% da bateria em cerca de 20 minutos.

Conector CCS

Também usado para carregamentos rápidos, podem fazer carregamentos a uma potência de até 50kW, em corrente contínua. No entanto, também permitem recarga lenta (ou rápida) em corrente alternada. As letras significam Combined Charging System e existe o CCS Tipo 1 (uma evolução do tipo 1 normal) e o CCS Tipo 2 (evolução do tipo 2 normal). Assim, aos conectores base foram adicionadas duas entradas para que fosse possível usar corrente contínua.

Agora que já sabe mais sobre os diferentes tipos de carregadores, conheça as soluções de Mobilidade Elétrica que a EDP tem para si. Seja para carregar em casa com os Chargers EDP, ou para carregar nos postos da rede pública da Mobi.E com o cartão CEME, dê energia ao seu carro elétrico de forma simples, cómoda e eficaz.