Um sistema de painéis solares com bateria ajuda a aproveitar melhor a produção de energia solar dos painéis fotovoltaicos e aumenta a independência energética.

Armazenar a energia elétrica que produzimos em excesso a partir de painéis fotovoltaicos, para utilizar depois quando efetivamente temos necessidade. A ideia parece simples, mas os sistemas de armazenamento de energia por baterias eram, até recentemente, bastante volumosos e associados a um investimento muito elevado, tornando a sua utilização no segmento residencial pouco prática.

As contas são agora muito mais fáceis de fazer e apostar num sistema de baterias solares pode levar a poupanças de até 70% no consumo de energia da rede, como no caso da Bateria Solar EDP. Veja como o armazenamento o pode ajudar a satisfazer as suas necessidades de consumo e reduzir o consumo da rede, originando poupanças.

O QUE COMPÕE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO COM BATERIAS?

Painéis fotovoltaicos

Um sistema de armazenamento por baterias pode ser associado a novos painéis solares ou a outros que já estejam em funcionamento. Seja no verão ou no inverno, a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos durante o dia é normalmente utilizada imediatamente em casa ou, no caso de não existir consumo, injetada na rede pública, não estando disponível à noite. As baterias solares introduzem um novo elemento na equação, que permite tirar ainda maior partido da energia solar.

Bateria

É o elemento essencial para que a energia produzida por painéis solares fotovoltaicos possa ser guardada para utilização posterior. As baterias - principalmente de iões de lítio, como nos carros elétricos - armazenam a energia através de um processo eletroquímico, libertando-a posteriormente em função do consumo da casa.

Inversor

A energia produzida pelos painéis é gerada e armazenada em corrente contínua que é depois convertida em corrente alternaa para alimentar as necessidades de sua casa.

Programa de monitorização

Com um sistema de baterias instalado, é possível acompanhar o carregamento ou a utilização da energia solar armazenada e verificar o estado de carregamento. A app EDP Solar/ permite acompanhar, em qualquer lado, a produção dos painéis fotovoltaicos e o consumo da casa, alertando em caso de anomalias.

COMO FUNCIONA O ARMAZENAMENTO E A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA DAS BATERIAS SOLARES?

É durante o dia que os painéis fotovoltaicos atingem o máximo de produção de energia elétrica. Já o consumo doméstico acontece essencialmente de manhã ou à noite. O que os sistemas de armazenamento garantem é que a energia pode ser guardada para utilização nos momentos em que é necessária e não há produção.

Armazenamento

As baterias têm uma determinada capacidade armazenamento ,sendo carregadas pela produção fotovoltaica que não é necessária para o consumo instantâneo da casa . Se a capacidade máxima de bateria é atingida e a produção solar continuar superiro às necessidades da casa, a energia excedentária é injetada na rede.

Utilização

Quando não há produção de energia nos painéis ou se esta não for suficiente para assegurar o as necessidades da casa (como por exemplo os eletrodomésticos em casa, ou o carregamento do veículo elétrico), as baterias libertam energia elétrica para compensar essa necessidade, evitando o recurso imediato à eletricidade da rede pública. Só quando as baterias estão descarregadas é que se volta a usar energia da rede.

LONGEVIDADE GARANTIDA

Mais do que ter uma grande capacidade de armazenamento, é importante que uma bateria consiga retê-la durante muito tempo, suportar os ciclos de carga e descarga ao longo dos anos. Essa é outra das evoluções que tornam estes sistemas mais eficientes e atrativos atualmente.

As novas baterias de iões de lítio duram facilmente largos anostêm uma esperança média de vida, entre os 20 e 25 anos. No Este é também o caso das baterias Huawei utilizdas na solução da EDP.
Adicionalmente à garantia de produção de ao fim dos 10 anos , a huawei oferece também uma garantia de performance que garante que após 10 anos ou de garantia ou 16,45 MWh utilizados - a marca garante uma a capacidade de armazenamento será de de pelo menos 60% do original. E ao contrário de outros sistemas, pode libertar a totalidade dos 5 kWh de energia que acumula.

A quantidade de painéis solares está associada à produção: para que seja possível "encher" uma bateria maior, é necessário ter mais painéis fotovoltaicos, para produzir mais energia para armazenar.

A Bateria Solar EDP permite reduzir até 70% a necessidade de energia elétrica da rede, aumentando a independência energética da casa e ajudando à sustentabilidade do planeta.