As lâmpadas LED são mais eficientes, mais duradouras, mais rápidas a iluminar e mais sustentáveis do que as tradicionais lâmpadas de halogéneo. E permitem-lhe reduzir a sua fatura de energia.

Nos últimos anos, falar de iluminação tornou-se mais complexo. É preciso escolher o tipo de lâmpada, o formato, o tipo de luz, o casquilho, a potência. No meio de todas as opções, inclui-se o LED, sem dúvida a escolha obrigatória para quem se preocupa com o tema da iluminação eficiente - para a carteira e para o ambiente.

O que é um LED?

As lâmpadas LED são a tecnologia mais eficiente de iluminação. LED (Light Emitting Diode) também conhecido por díodo emissor de luz, trata-se de uma tecnologia simples de materiais condutores de energia elétrica (semicondutores) que espalham em forma de luz visível a energia excedente que recebem. Os inventores do LED azul - que se veio juntar aos já existentes vermelho e verde e possibilitar as lâmpadas LED tal como as conhecemos hoje em dia - o trio japonês Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, venceram o Nobel da Física, em 2014, por esta descoberta.

Quais são as vantagens das lâmpadas LED?

Resumidamente: as lâmpadas LED são mais eficientes, mais duradouras, mais rápidas a iluminar e mais sustentáveis do que as tradicionais lâmpadas de halogéneo. Ao trocar as suas lâmpadas por LED poderá reduzir a sua fatura de energia. Mas são mais as vantagens que as lâmpadas LED apresentam comparativamente com as lâmpadas de halogéneo.

Lâmpada led ligada em cima de uma mesa de madeira

Mais eficientes

As lâmpadas LED têm o mesmo fluxo luminoso que as lâmpadas de halogéneo e consomem menos eletricidade - podendo representar uma poupança mais de 80%. Por exemplo, para gerar a mesma quantidade de luz, uma lâmpada de halogéneo consome 28 W enquanto uma lâmpada LED necessita apenas de 4 W. Para além disso, as lâmpadas LED praticamente não aquecem uma vez que as perdas de energia sob a forma de calor são mínimas. Além disto, as lâmpadas LED são mais rápidas: a luz é gerada de forma imediata, não existindo tempo de espera para atingir a iluminação completa.

Mais duradouras

Ao escolher lâmpadas LED reduz custos de energia e manutenção. As LED apresentam um tempo de vida útil 15 vezes superior às lâmpadas de halogéneo, com capacidade de funcionamento até 30.000 horas. Uma lâmpada LED usada por 8 horas diárias, por exemplo, pode durar mais de 10 anos.

Mais sustentáveis

As lâmpadas LED, além de serem muito mais duradouras, são recicláveis – além de não conterem mercúrio e não emitirem poluentes como CO2. Também não têm filamentos ou tubo de vidro para partir, sendo por isso mais resistentes. Além disto, as lâmpadas LED permitem uma economia circular e também não desperdiçam calor.

Mais seguras

Diferentes das fluorescentes, as lâmpadas LED não emitem radiações ultravioleta e são por isso menos prejudiciais para a saúde humana. Da mesma forma, o facto de não possuírem mercúrio, torna estas lâmpadas mais seguras.

Mais versáteis

As lâmpadas LED permitem controlar a intensidade da luz, bem como variar a tonalidade de acordo com cada ambiente, e são compatíveis com quase todos os sistemas de instalação, existindo também em dimensões muito pequenas.

Ainda tem dúvidas? Faça uma simulação e saiba quanto poderá poupar ao trocar as suas lâmpadas por LED.