As lâmpadas LED são mais eficientes, mais duradouras, mais rápidas a iluminar e mais sustentáveis do que as tradicionais lâmpadas de halogéneo, além de permitirem reduzir a sua fatura de energia. Saiba mais aqui.

Nos últimos anos, falar de iluminação tornou-se mais complexo. É preciso escolher o tipo de lâmpada, o formato, o tipo de luz, o casquilho e até a potência. No meio de todas as opções, inclui-se o LED, que é sem dúvida a escolha obrigatória para quem se preocupa com o tema da iluminação eficiente.

Se ainda usa lâmpadas tradicionais, como as de halogéneo ou fluorescentes, está na hora de considerar a mudança aí em casa para as lâmpadas LED. Além de oferecerem uma série de vantagens, ajudam a reduzir os custos com a energia e a contribuir para um futuro mais sustentável.

O que é um LED?

As lâmpadas LED são a tecnologia de iluminação mais eficiente e inovadora atualmente disponível no mercado. LED (Light Emitting Diode), também conhecido por díodo emissor de luz, é uma tecnologia simples que funciona através de díodos que convertem eletricidade diretamente em luz, utilizando menos energia para gerar o mesmo fluxo luminoso que outras lâmpadas. Os inventores do LED azul - que se veio juntar aos já existentes vermelho e verde, e possibilitar as lâmpadas LED tal como as conhecemos atualmente - o trio japonês Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, venceram o Nobel da Física, em 2014, com esta descoberta.

Quais as vantagens das lâmpadas LED VS as tradicionais?

Resumidamente: as lâmpadas LED para casa são mais eficientes, mais duradouras, mais rápidas a iluminar e mais sustentáveis do que as de halogéneo. Assim, ao trocar as suas lâmpadas tradicionais por LED, verá uma série de benefícios.

De forma a garantir que faz a melhor escolha para a iluminação da sua casa, elaborámos uma tabela comparativa dos vários tipos de lâmpadas onde ilustramos a pontuação destas com base nos fatores mais relevantes (note que, quanto mais estrelas estiverem atribuídas, mais a lâmpada se destaca de forma positiva na variável em questão). Ora veja.

Se, ainda assim, prefere uma análise mais detalhada de cada um destes pontos, continue a ler. Explicamos de forma mais pormenorizada cada uma das vantagens das lâmpadas LED mais abaixo.

1. Mais eficientes

Uma das maiores vantagens das lâmpadas LED é a eficiência energética, uma vez que consomem muito menos energia em comparação com as lâmpadas de halogéneo e fluorescentes. Por exemplo, para gerar o mesmo fluxo luminoso, uma lâmpada de halogéneo consome 28 W, enquanto uma lâmpada LED necessita apenas de 4 W.

E mesmo entre o leque de lâmpadas LED, há uma maior poupança consoante a sua classe de eficiência que oscila de G (menos eficiente), a A (mais eficiente).

2. Mais duradouras

As lâmpadas LED têm uma vida útil muito superior às lâmpadas tradicionais. Enquanto as lâmpadas de halogéneo podem durar entre 1.000 e 2.000 horas, as lâmpadas LED podem chegar até 50.000 horas. Isto representa uma diferença de até 15 vezes mais duração, o que reduz os custos com substituições frequentes. Uma lâmpada LED usada por 8 horas diárias, por exemplo, pode durar mais de 10 anos.

Além disso, as lâmpadas LED não precisam de tempo de aquecimento, fornecendo luz imediatamente quando ligadas, ao contrário das lâmpadas fluorescentes. 

3. Mais sustentáveis

Além de serem muito mais duradouras, as lâmpadas LED são recicláveis e não contêm mercúrio, nem emitem poluentes como CO2 logo, são uma escolha sustentável. Ao contrário das fluorescentes, estas lâmpadas também não têm filamentos ou tubo de vidro para partir, sendo por isso mais resistentes.

Por não desperdiçarem calor, as lâmpadas LED ajudam a preservar os recursos naturais e a reduzir o impacto ambiental, alinhando-se com os princípios da economia circular.

4. Mais seguras

Diferente das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas LED não emitem radiações ultravioleta e são, por isso, menos prejudiciais à saúde humana. Da mesma forma, o facto de não possuírem mercúrio, torna estas lâmpadas mais seguras tanto do ponto vista humano, como ambiental.

5. Mais versáteis

As lâmpadas LED estão ainda disponíveis em diversas formas, tamanhos e potências, permitindo a personalização da iluminação de acordo com as necessidades de cada ambiente. Além disso, permitem controlar a intensidade da luz, sendo compatíveis com dimmers (controladores de intensidade) e sistemas de automação residencial.

Outra vantagem associada à sua versatilidade é que este tipo de lâmpadas, por existirem também em dimensões muito pequenas, são compatíveis com quase todos os sistemas de instalação.

Agora que já conhece todas as vantagens das lâmpadas LED, está na altura de dar uma nova luz à sua casa e torná-la mais eficiente. Conheça a oferta de lâmpadas eficientes EDP e crie o ambiente perfeito para a sua casa.