Desde a manutenção da bateria até ao sistema de refrigeração, veja aqui tudo o que precisa de saber sobre como cuidar do seu veículo elétrico.
As vendas de carros elétricos têm vindo a crescer exponencialmente e fatores como zero emissões, redução das despesas com combustível, baixos custos de manutenção e incentivos fiscais são apenas alguns dos motivos que têm vindo a contribuir para tal, à medida que as marcas automóveis de automóveis se encontram cada vez mais focadas na criação deste tipo de modelos.
No entanto, os carros elétricos são substancialmente diferentes dos carros movidos a gasolina ou gasóleo. Uma das grandes diferenças está no facto de este tipo de veículos não produzir emissões de CO2, mas a principal será mesmo o motor silencioso cujo funcionamento é bastante distinto dos carros convencionais.
Os carros elétricos precisam de menos manutenção, até porque o seu motor não tem partes móveis nem mecânicas, que é o que tipicamente avaria nos carros tradicionais, e também não é necessário preocupar-se com coisas como trocar o óleo ou as velas de ignição. Ainda assim, há algumas regras que deve seguir para manter o seu carro em boas condições.
1. Baterias
A bateria é, sem dúvida, a componente mais importante de um carro elétrico e pode durar entre 15 e 20 anos, desde que seja usada de forma adequada. No entanto, o seu tempo de vida útil é influenciado não só pelo estilo de condução, como pelos hábitos de carregamento.
Não carregue a bateria a 100% nem a deixe ficar totalmente sem carga
Poderá parecer um contrassenso, mas a melhor maneira de preservar a capacidade máxima de uma bateria não passa por carregá-la na totalidade, nem deixá-la esgotar por completo. Na verdade, ao fazê-lo, estará a acelerar a sua degradação, reduzindo o seu tempo de vida útil.
Posto isto, aponte estes valores: manter a carga da bateria entre os 20% e os 80%. Apesar de poder limitar a autonomia diária do veículo, é uma prática benéfica a longo prazo, já que a bateria irá durar muito mais tempo.
Podemos considerar que é o equivalente a encher um copo de água sem poder deixar transbordar - no início, podemos verter uma grande quantidade de a água em grande quantidade, mas quando nos aproximamos do fim, teremos de assumir um método de gota-a-gota para que não transborde.
Prefira carregamentos mais lentos, em casa ou no trabalho
Embora úteis, os Postos de Carregamento Rápido (PCR), devem ser utilizados apenas em situações de emergência, uma vez que o uso frequente expõe as baterias a altas temperaturas, acelerando o seu desgaste e reduzindo a capacidade em até 1% por ano. Além disso, em apenas 20 minutos, a bateria pode alcançar 80% de carga e há que ter atenção para evitar que atinja os 100%, pelos motivos que mencionámos anteriormente.
Assim, deve privilegiar as cargas lentas, pois os carregamentos menos potentes ajudam a preservar a integridade das células das baterias. Mas tenha em atenção que, ao optar por este tipo de carregamento, o carro deve ficar ligado à tomada/carregador privado pelo menos durante uma hora.
Carregue a bateria sempre que possível
Mesmo após uma viagem curta, deve voltar a carregar a bateria do seu carro até aos 80%. Desta forma, evita ficar sem energia e mantém os componentes à temperatura ideal, uma vez que as baterias perdem carga mais rapidamente quando fica frio.
No entanto, deve ter atenção a um pormenor: não ponha a bateria a carregar imediatamente a seguir a ter conduzido o carro, uma vez que estará a sujeitá-la a altas temperaturas. O ideal será deixar passar algum tempo para que a bateria arrefeça ligeiramente primeiro.
Atenção às temperaturas extremas
A exposição da bateria ao frio ou calor extremos, é outro fator que acelera – e muito – a degradação das baterias. Para minimizar este impacto, é importante resguardar ao máximo o seu elétrico, idealmente numa garagem, já que as diferenças de temperatura levam ao consumo da energia acumulada nas baterias.
É também por isso que deve evitar carregar o seu carro sob exposição direta do sol, sendo aconselhável procurar locais resguardados ou fazê-lo durante a noite. Para referência, tenha em conta que a temperatura ótima para os carregamentos é entre os 20-30ºC.
2. Sistema de travagem
Os carros elétricos têm um sistema de recuperação de energia, o que significa que sempre que trava ou tira o pé do acelerador, a energia cinética gerada é recuperada, sendo convertida em energia elétrica. Este processo, conhecido como travagem regenerativa, ajuda a manter as pastilhas dos travões em boas condições durante mais tempo.
Para poder tirar o máximo partido do recarregamento enquanto conduz, deve:
- Tirar ligeiramente o pé do acelerador em vez de travar, sempre que possível;
- Reduzir a aceleração nas descidas;
- Acelerar progressivamente;
Contudo, para que não tenha problemas com o seu carro, não deve nunca descurar a verificação do sistema de travagem de acordo com o número de quilómetros indicado pelo fabricante.
3. Pneus
Determinar o momento certo para substituir os pneus de um carro não é uma ciência exata, já que depende sempre de vários fatores, incluindo o design, o estilo de condução, o clima e as condições da estrada. Ainda assim, pode guiar-se por algumas regras:
- Entre 80.000 e 100.000 kms, dependendo do tipo de condução, é recomendável a troca dos seus pneus;
- Ao fim de cinco anos de utilização, sem que os pneus tenham sido alguma vez trocados, estes devem passar a ser inspecionados uma vez por ano por um profissional;
Os veículos elétricos têm normalmente um peso superior a outros carros da mesma gama, pelo que os pneus podem ser sujeitos a maior desgaste. Por precaução, vá verificando o estado dos seus pneus - pressão de ar, danos e nível de desgaste do piso - e faça a sua rotação de acordo com as recomendações do fabricante
4. Sistema de refrigeração
Outro aspeto do seu carro elétrico que deve verificar regularmente é o sistema de refrigeração.
Este sistema é responsável por manter as peças do motor à temperatura ideal: devem estar frias o suficiente para que os componentes não derretam, mas não tão frias ao ponto de o carro não funcionar.
E uma parte importante para que este sistema funcione é o líquido de refrigeração. Desta forma, o ideal, é verificar aos 150.000 kms o seu líquido de refrigeração, ou, então, num prazo mínimo de 5 anos para garantir que os níveis estão corretos.
5. Ar condicionado
É importante verificar anualmente os filtros de ar condicionado do seu carro, para que este funcione de forma eficaz. Esta tarefa deve ser realizada por um profissional, visto que poderá ser necessário aplicar um líquido de refrigeração específico e óleo de compressor.
6. Filtro de ar
Tal como os carros convencionais, os carros elétricos também possuem filtros que impedem a passagem de pólen, poeira da estrada e outras partículas para o interior do veículo. Desta forma, é importante trocar os filtros de ar condicionado anualmente para garantir que está em boas condições de funcionamento.
Se tem interesse em mobilidade elétrica, descubra aqui tudo o que precisa de saber sobre carros elétricos - desde autonomia a tipos de carregamento, passando por preços e até diferenças na condução.