É possível ter energia solar também à noite. As baterias solares vieram tornar possível o armazenamento do excedente de energia produzido por painéis solares.

Quem já tem painéis solares, conhece o dilema: as horas de maior produção de energia não coincidem muitas vezes com as horas de maior consumo energético. Isto porque, muitas vezes, não estamos em casa durante o dia, quando os painéis estão a produzir mais energia, e por isso, os consumos tendem a ser inferiores. Este facto acaba por não possibilitar que toda a energia gerada seja consumida pelos equipamentos de nossa casa. Mas há solução. As baterias solares são o caminho. Energia do sol à noite? Sim, é possível.

A produção de energia por fontes renováveis não é tão previsível como aquela que resulta das centrais termoelétricas. A razão é simples: esta produção está dependente de fenómenos naturais e não da ação humana para a produção. No caso dos painéis fotovoltaicos, quando não há sol, não se produz energia, mesmo que nesses momentos o consumo seja elevado — como acontece comumente, em casa, a partir do final da tarde e à noite.

A resposta a este desafio é o armazenamento de energia em baterias solares, essencial para tornar viável uma completa transição para a descarbonização e para a eletricidade verde.

Ao passo que os painéis solares permitem a produção de energia solar para alimentar os consumos existentes no momento, a bateria possibilita o armazenamento da produção excedente, para consumo posterior. Este equipamento permite garantir que a energia produzida nos painéis solares não é injetada na rede, mas sim aproveitada por si.

Há várias vantagens a considerar na sua instalação:

Maximização do potencial dos painéis fotovoltaicos

A energia produzida pelos painéis solares e não usada no autoconsumo não é desperdiçada. É armazenada para usar mais tarde, em horas em que as células fotovoltaicas não estão a produzir por falta de luz solar — por exemplo, à noite.


Maior independência energética

Com baterias solares adequadas ao número de painéis solares e ao consumo da casa pode ter uma maior independência energética, isto é, não depender tanto da rede. Esta autonomia face à rede pode chegar aos 70%.

Bateria Solar

Poupança na fatura da eletricidade

Com a independência face à rede vem uma poupança na conta da eletricidade. Esta poupança será sempre proporcional e pode ter a seu favor as tarifas bi-horárias. No caso de ter de usar eletricidade da rede à noite, está a usar energia no seu horário mais barato.

Maior uso de uma energia 100% verde

A energia produzida através dos painéis fotovoltaicos é 100% limpa e ao aumentar o seu consumo — quer seja diretamente dos painéis ou através da bateria — está a diminuir a energia a dependência da rede e, portanto, de possíveis fontes não renováveis.

Procura uma bateria solar? Temos a solução para si

A Bateria Solar EDP torna a aposta em painéis fotovoltaicos mais rentável para a sua casa, podendo gerar uma independência energética em casa de até 70%. Esta bateria, fabricada pela Huawai, é de lítio e tem 10 anos de garantia, com, no mínimo, 60% da sua capacidade no final desse período.

Com este sistema terá a possibilidade observar os seus consumos em tempo real com a aplicação para smartphone EDP Solar. Através dela recebem-se alertas para monitorizar a produção e podem gerir-se os consumos — quer usar a eletricidade que está a ser produzida em dado momento nos painéis? Prefere recorrer à bateria? Ou será melhor guardar alguma eletricidade na bateria e usar a energia da rede?


Para quem ainda não tem painéis solares, a instalação pode ser facilitada e personalizada pela EDP. E não esqueça que mudar a fonte do consumo não é a única forma de ter um consumo mais sustentável e poupar na fatura da energia. A eficiência energética conquista-se em cada consumo, da iluminação à lavagem da roupa, não esquecendo o aquecimento.

A associação de uma bateria estacionária aos painéis fotovoltaicos é mais um passo para tornar uma casa mais sustentável e mais próxima de uma smarthome, em que cada aparelho é gerido à medida das necessidades dos seus utilizadores.