As vendas de veículos elétricos têm crescido exponencialmente e a sua oferta é cada vez maior. Mas com tantos automóveis diferentes, como escolher o mais adequado para si? Descubra aqui o que ter em consideração.
A mobilidade alterou-se substancialmente nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que optam por bicicletas elétricas ou trotinetes, e que intercalam esses mesmos meios com os transportes públicos. Por outro lado, a transição energética, o fim anunciado dos combustíveis fósseis e a evolução da tecnologia, levam também ao aparecimento de mais e mais carros elétricos de todos os formatos, preços e características. Agora, o difícil é escolher o que mais se adequa a cada pessoa, família ou empresa. Mas não se preocupe - damos-lhe uma ajuda.
Tipos de carros elétricos
Existem diversos tipos de automóveis que circulam a eletricidade, desde os 100% elétricos aos Híbridos plug-in, para todo o tipo de necessidades:
- 100% elétricos - Veículos com energia 100% armazenada nas baterias, que podem ser carregadas através de ligação à rede elétrica. Estes veículos recorrem a um ou vários motores para garantir a propulsão e não produzem emissões de CO2 enquanto conduz. Também podem ser chamados de BEV (Battery Electric Vehicle).
- Híbridos plug-in - Veículos a combustão que incluem um motor elétrico e baterias (com potência e capacidade suficientes para se deslocarem apenas com recurso a energia elétrica). As baterias podem ser carregadas em casa ou nos mesmos postos de carregamento público (como os outros elétricos). Podem ser designados também como PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle).
Entre o avanço já assinalável da tecnologia e as perspetivas em termos de transição energética e sustentabilidade - sem esquecer a enorme oferta de mobilidade elétrica que já existe - os carros elétricos exclusivamente a bateria são aqueles que têm um futuro mais promissor pela frente. Ainda assim, devemos ponderar vários fatores e características na altura de decidir qual queremos.
Autonomia
Ficar sem bateria a meio de uma deslocação num carro elétrico é um dos principais receios que algumas pessoas ainda têm, mas essa preocupação atualmente é cada vez menos relevante.
Por um lado, a maioria das pessoas usa o carro apenas para algumas dezenas de quilómetros por dia ou mesmo por semana, em deslocações para o emprego ou para a escola dos filhos. Por outro lado, as baterias dos carros elétricos garantem uma autonomia cada vez maior e um carregamento rápido e fácil, seja em casa ou nos postos de carregamento elétricos de rua.
Já existem carros elétricos com preços mais competitivos com autonomia suficiente para viagens longas. Se é verdade que os carros elétricos com maior autonomia são normalmente mais caros, a maioria dos modelos entre os 20 mil e os 30 mil euros conseguem circular cerca de 300 km antes de precisarem de um novo carregamento (podendo variar este número dependendo de alguns fatores externos, como por exemplo a temperatura ou o uso do ar condicionado).
De acordo com testes efetuados pelo Guia Automóvel, no pódio do top 3 dos elétricos com mais autonomia em 2024 encontra-se o Mercedes-Benz EQS, na versão base, 450+ Edition, que garante 734 km de autonomia (WLTP). Logo a seguir, o Tesla Model S oferece 723 km de autonomia (WLTP). E no terceiro lugar do ranking, o EQS SUV 450+ Edition, com uma bateria de 119 kWh (cap. Máx), consegue percorrer até 708 km com apenas uma carga.
Preço-qualidade
Os carros elétricos continuam a ter um investimento inicial superior aos outros. Mas já há bastante oferta de carros entre os 20 mil e os 40 mil euros - e mais ainda acima desse valor.
Abaixo dos 20.000€ mil existem dois modelos: dois puramente citadinos, de 2 lugares - os quadriciclos Citroën Ami e Renault Twizy. Pouco acima desse patamar, é possível comprar o Dacia Spring Essential, o Citroen C3 You!, o Renault Twingo Electric 22 Techno, o Fiat 500 Eletrico RED 2.0.
Depois, ainda há dois pontos que, apesar de totalmente distintos, ajudam na avaliação do preço na altura de comprar um carro elétrico: as versões em segunda mão, e os custos tanto de utilização como de manutenção de um veículo desse tipo.
Usados
Com uma grande oferta no mercado, que cresce todos os meses - bem como as opções de carregamento disponíveis - já se nota também uma dinâmica na troca entre carros elétricos. O mercado de usados está a crescer, é cada vez mais uma opção para quem está interessado na mobilidade elétrica, e uma pesquisa nos principais portais online de vendas de automóveis já apresenta mais de mil anúncios de carros usados 100% elétricos
Custos
Quer tenha o dinheiro para investir - reduzindo as poupanças - ou escolha uma solução de financiamento para comprar um carro elétrico, tem a certeza de que os gastos mensais e anuais vão baixar logo de seguida. Além de gastar menos em eletricidade do que em combustíveis fósseis, não paga ISV na altura da compra; não paga IUC anual; tem descontos de 75% nas portagens das ex-SCUT; e em vários locais ou cidades não paga estacionamento. Em cima disso, os carros elétricos têm muito menos custos de manutenção do que um veículo a combustão.
Formato e espaço
A oferta de carros elétricos já é grande, e bastante variada. Quase todos os formatos de veículos a combustão têm correspondência na mobilidade elétrica, principalmente os mais procurados: citadinos, familiares compactos e SUV ou crossover.
O número de lugares necessários também é importante na altura de escolher um carro elétrico. Quem tem uma família numerosa, por exemplo, pode optar por um híbrido plug-in enquanto a oferta 100% elétrica não cresce para esse lado.
Por outro lado, se pretende um carro elétrico que tenha uma bagageira considerável, então, os SUV são a melhor opção, pois tanto as dimensões como a colocação das baterias nesse tipo de carros permitem ter uma mala bastante aproximada de uma versão a gasóleo ou a gasolina.
Nas cidades, as pessoas também usam menos o automóvel, têm outras formas de mobilidade suave e sustentável à disposição, ou então não precisam que o carro de todos os dias seja um familiar grande e espaçoso. Neste âmbito, a compra de um citadino elétrico de 2 ou 4 lugares, com um preço em torno dos 20 mil euros, preenche facilmente os requisitos do dia-a-dia. Para as deslocações maiores, ou para as férias, há sempre a hipótese de alugar um carro maior, que até pode ser um elétrico na mesma, ou um híbrido plug-in.
Carregamento e utilização
Diretamente associadas aos outros parâmetros, as possibilidades de carregamento e as necessidades de utilização do carro acabam por funcionar também, em conjunto, como fatores de decisão. Se tiver possibilidade de carregar um veículo elétrico em casa - de preferência com um charger EDP para tornar o processo mais rápido, seguro e eficiente - ou mesmo na garagem do condomínio, qualquer automóvel pode adaptar-se às suas necessidades.
Quem não tem forma de carregar o carro em casa ou na sua empresa, deve calcular bem as necessidades normais de condução durante a semana na altura de escolher um novo automóvel elétrico - dando especial atenção à autonomia, com a certeza, no entanto, de que a rede pública de carregamento de veículos elétricos gerida pela MOBI.E é cada vez maior em Portugal, bastando pedir um cartão CEME, o cartão EDP Charge, para ter acesso a esses pontos, que podem ser normais, rápidos, ou ultra rápidos. Além disso, com uma simples aplicação, como a EDP Charge, consegue encontrar facilmente os postos disponíveis e saber os preços cobrados pela utilização do posto - o custo da energia em KWh está já definido no seu cartão ou começar e terminar o carregamento através do smartphone.
Há ainda cada vez mais pontos de carregamento privados disponíveis em parques de estacionamento de empresas, centros comerciais, hotéis, supermercados ou até restaurantes, que completam a extensa rede de postos na via pública, em áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis. É esta oferta, cada vez mais frequente, que permite uma maior segurança e tranquilidade para que os utilizadores possam realizar as suas viagens com total confiança independentemente das limitações relacionadas com a autonomia.
A mobilidade elétrica já é uma realidade ao alcance da maioria dos condutores, e vai sê-lo cada vez mais à medida que a oferta alarga a todos os segmentos e necessidades, seja para a família ou para os negócios.