Acidentes como fugas de gás e curto-circuitos ou a presença de intrusos podem ser prevenidos. Saiba como.
As férias grandes estão aí e com elas vem não só o descanso, mas também alguma preocupação. Deixar por um longo período a casa onde se vive e onde se investiu é para muitos uma preocupação sistemática.
As ameaças à segurança estão em eventuais acidentes — como fugas de gás ou água ou mesmo pequenos curto-circuitos que podem transformar-se em grandes problemas — mas também na possibilidade de um assalto.
Estes crimes, estatisticamente, aumentam por esta altura do ano. Como diz o ditado, a ocasião faz o ladrão, e muitos procuram essa ocasião, identificando sinais exteriores de casas vazias. Para as duas situações — acidentes ou intrusos — saiba como pode preparar-se e abraçar as férias sem nenhuma preocupação, deixando a sua casa em segurança.
Desligue o máximo de equipamentos possível da tomada
Não deve apenas tirar os aparelhos do stand by, mas também desligá-los da tomada. Não só por uma questão de eficiência energética, mas também para evitar sobrecargas de energia. Assim estancam-se possíveis curto-circuitos.
Além disto pode desligar determinados circuitos do quadro elétrico e garantir que não há circulação de energia em certas áreas da casa. Por exemplo, se não precisar de manter o frigorífico em funcionamento, pode apenas desligar o circuito que alimenta estes equipamentos (normalmente identificado como "tomadas cozinha”).
Uma vez que os frigoríficos são um consumo constante, quando ligados, no caso de ter de mantê-los em funcionamento, tenha em atenção que um frigorífico ou arca congeladora cheios consomem menos energia do que se estiverem vazios, uma vez que têm menos ar para arrefecer. Não precisa de fazer um grande esforço para os esvaziar antes de umas férias.
No caso de não poder desligar o quadro elétrico, lembre-se de desligar aparelhos como o termoacumulador, por exemplo, que continua a consumir mesmo não estando a ser usado. Se mantiver este eletrodoméstico desligado durante um longo período, não se esqueça de colocá-lo numa temperatura elevada (70º-80º) durante 2h a 5h, quando voltar a ligá-lo. Assim garante que elimina quaisquer vestígios de legionella.
Se o estado dos seus equipamentos ou sistema elétrico o preocupa, o melhor será mesmo ir fazendo um check-up a todo o circuito. Para quem tem um dos Packs EDP, o serviço Funciona inclui um check-up da casa, que poderá accionar mesmo antes das férias. Assim poderá partir mais descansado, certo de que no regresso não terá surpresas desagradáveis.
Evite extensões e fios descarnados
Mantenha sempre os fios dos aparelhos elétricos em bom estado. Fios soltos podem originar curto-circuitos se entrarem, por acidente, em contacto com a água. Pela mesma razão deve recolher e guardar as extensões eletricas.
Desligue a água e o gás
Evite fugas de água e gás desligando a alimentação destes sistemas no quadro. Assim, perante o incidente de uma fuga, evitará uma situação mais grave como uma inundação ou um incêndio.
Peça a alguém que olhe pela sua casa
Regar as plantas é importante, claro, mas quando sugerimos que peça a alguém de confiança que lhe olhe pela casa, falamos em mais do que isso. Se tem um vizinho em quem confia ou algum amigo ou familiar que viva por perto pode pedir-lhe que vá a sua casa ocasionalmente para abrir ou fechar estores e, à noite, acender algumas luzes.
Também é importante esvaziar a caixa do correio, já que uma caixa de correio cheia é um sinal usado por ladrões para identificar uma casa vazia.
É bom tentar eliminar quaisquer sinais exteriores de uma habitação sem movimento em época de férias grandes.
Invista num sistema de segurança
Ter alguém que visite regularmente a sua casa é uma preciosa ajuda, mas não é uma segurança 24 horas por dia. Para isso, deve considerar o investimento num sistema de segurança com alarme, ligação a segurança e à polícia, detetor de movimentos, câmara e alarme sonoro.
Não deixe bens valiosos visíveis
Não é uma precaução exagerada deixar bens de valor num cofre ou num compartimento secreto e oculto. Jóias, dinheiro ou até mesmo computadores devem ser retirados dos sítios mais acessíveis onde estão para uso no dia-a-dia. Num cenário em que um intruso entra em sua casa para a assaltar, estes objetos não estarão tão acessíveis.
Cuidado com as publicações nas redes sociais
Revelar informações como a morada, é sabido, não é uma boa prática, mas há outro tipo de informações que deve evitar partilhar em perfis de acesso público.
Dar a entender que está de férias é, muitas vezes, inevitável, mas pode ser prejudicial revelar quantos dias estará fora e se está ou não num destino longínquo. Estas informações são o suficiente para abrir espaço àqueles que procuram alvos para assaltar.
Alguns cuidados básicos como estes e a instalação de uma solução de alarmes vão dar-lhe toda a tranquilidade para usufruir de algum tempo de lazer. Basta escolher uma solução de tecnologia avançada, como as soluções de segurança EDP. Se as férias são para descansar, não vale a pena sair com preocupações na cabeça.