Conheça as nossas sugestões de atividades, para miúdos e graúdos, para fazer em altura de isolamento.

Em tempo de isolamento social, é fácil ficarmos rapidamente sem ideias de atividades para fazer. Quem tem crianças em casa, principalmente, precisa de constantes soluções criativas para manter os miúdos entretidos, felizes e, se possível, limitar o tempo em frente aos ecrãs da televisão e telemóvel.

Assim, deixamos-lhe oito sugestões de atividades para promover um tempo de criatividade em família, mas também algumas ideias que pode fazer sem crianças e outras ainda para as crianças fazerem sozinhas (e deixarem os pais descansar um bocadinho).

1. Ir para a cozinha e pôr as mãos na massa

Todas as crianças adoram bolos e bolachas. E todas adoram cozinhar com os pais. Levá-los para a cozinha e pô-los, literalmente, a mexer na massa é uma boa forma de os manter entretidos, ao mesmo tempo que pode fazer snacks e lanches saudáveis “disfarçados” de doces e aproveitando o que tiver no frigorífico e na despensa. Sites como o A Pitada do Pai, Casal Mistério ou 24Kitchen têm uma série de receitas deliciosas e fáceis de fazer com os mais pequenos.

Pai e filho amasaam estendem massa com um rolo

Outra hipótese divertida e bem mais simples do que pode imaginar é fazer pão: basta farinha, água e fermento .Filipa Gomes, do 24 Kitchen criou o Pãodemia, uma receita fácil de replicar. E deliciosa!

Já a cadeia Pasta Non Basta tem um Kit Pizza que pode encomendar diretamente nos seus restaurantes ou através da Uber Eats, com o que precisa para fazer uma pizza em casa. Os miúdos vão adorar.

2. Construir e pintar brinquedos

Há uma infinidade de objetos em casa que podem ser reaproveitados para criar verdadeiras obras de arte e estimular a criatividade dos mais pequenos. Uma caixa de ovos pode ser transformada numa minhoca, as cápsulas do café dão excelentes aranhas e os rolos do papel higiénico servem para fazer bonecos.

Também as pedras e os vasos do jardim podem ser pintados para ganhar uma nova vida e as caixas dos cereais podem ser a base para máscaras bem divertidas.

Se tiver a sorte de ter uma caixa de papelão grande em casa, como de uma máquina de lavar, por exemplo, pode criar uma casinha de bonecas em tamanho real ou até mesmo uma cozinha de brincar. Só precisa de dar asas à imaginação e pôr mãos à obra. Em sites como No Colo da Mãe ou até no Pinterest encontra imensas sugestões úteis e ideias criativas.

3. Fazer experiências científicas

Esta atividade é um sucesso entre as crianças, que ficam fascinadas com as reações químicas e físicas das experiências. E se pensa que é algo muito complicado de fazer, desengane-se. Há muitas experiências que podem ser feitas com objetos e produtos do dia a dia e são muito rápidas de realizar.

Uma das que, ultimamente, tem corrido as redes sociais é a que mostra a importância de lavar as mãos com água e sabão. Para mostrar isto aos seus filhos só precisa de um prato com água e pimenta. Depois peça-lhes para porem um dedo na água - e irão verificar que a pimenta fica no dedo. Por fim, coloque um pouco de sabonete líquido no dedo deles e peça-lhes para repetir o processo - a pimenta afasta-se automaticamente.

Outro clássico das experiências científicas caseiras são os ovos saltitões. Para isto vai precisar de:

  • um ovo
  • um copo
  • vinagre
  • paciência

Coloque o ovo dentro do copo e verta vinagre até cobrir o ovo. Deixe passar 24 a 36 horas, retire o ovo do copo e passe-o por água. Vai ter um belo ovo que mais parece uma bola saltitonaOs seus filhos vão adorar! 

Além destas há muitas outras experiências científicas que pode fazer usando o que tem em casa: criar um vulcão com vinagre e fermento, fazer nuvens de chuva colorida com água, espuma de barbear e corantes ou até criar desenhos que flutuam usando um marcador de tinta permanente e água.


4. Montar um teatro com fantoches

Toda a gente sabe que as crianças têm uma imaginação muito fértil, por isso jogos e atividades em que podem criar histórias livremente mantêm-nas entretidas durante horas, ao mesmo tempo que estimulam a sua criatividade. Aproveite peças de roupa velhas que tem em casa, meias que já não têm par ou rolos de papel higiénico já terminado e crie com os seus filhos fantoches divertidos.

Arranje uma caixa de cartão para fazer um pequeno teatro e um pano para criar a cortina e depois só precisa de os deixar dar largas à imaginação e criar as suas personagens e aventuras favoritas.

5. Fazer exercício físico divertido

Para evitar que o tempo seja passado no sofá em frente aos ecrãs, é importante criar momentos de atividade física. Com as escolas fechadas os miúdos deixaram de ter as suas aulas de ginástica ou atividades extracurriculares, mas há formas fáceis (e divertidas) de os pôr a fazer exercício.

Reúna vários objetos, como almofadas, caixas e cadeiras, e crie pelas divisões da sua casa uma pista de obstáculos que os mais pequenos têm de completar. Pode, também, fazer uma caça ao tesouro, escondendo diversas coisas pela casa, para que eles tenham de andar de um lado para o outro a procurá-las.

Mas não são só os mais pequenos que precisam de combater o sedentarismo. Os adultos também devem procurar reservar uma parte do seu dia para alguma fazer atividade física. E se sente falta das máquinas do seu ginásio, saiba que pode encontrar soluções caseiras para fazer exercício.

Já pensou pendurar dois garrafões de água em cada ponta de um cabo de vassoura? Vai ter um haltere para trabalhar os seus braços. Se prefere pesos mais pequenos, a solução é mais fácil: use duas garrafas de água mais pequenas. Outra hipótese é “usar” os seus filhos como pesos! Experimente fazer uma série de flexões com o mais pequeno nas suas costas.

6. Renovar e restaurar mobiliário

Se tem aí por casa uma cadeira de jardim velha, uma mesa que já não usa ou uma cómoda que já não está em muito bom estado, esta pode ser uma boa altura para lhes dar uma nova vida, seja restaurando-os, seja transformando-os em coisas novas.

Homem pinta a cadeira de verga de azul

Pode, por exemplo, usar CDs velhos, partidos em bocados, para criar um efeito espelhado numa mesa de apoio, pintar a cómoda velha de cores garridas e transformá-la num móvel para guardar os brinquedos no quarto dos miúdos ou forrar as cadeiras com aqueles tecidos que trouxe de viagem e que ficaram arrumados no roupeiro.

Só precisa de pôr a imaginação a funcionar e, ao mesmo tempo que se diverte e cria novos objetos, reduz o desperdício.

7. Dar uma nova vida à roupa e calçado velhos

Seguindo o mesmo princípio do mobiliário, por que não transformar a roupa e o calçado que já não usa? Se tiver máquina de costura em casa pode dar uma nova vida a vestidos, camisas ou camisolas que já não saem do armário há uns bons anos, criando roupas novas e mais atuais.

Roupa tie dye estendida na corda

Se a costura não é o seu forte, experimente tingir uma peça em tie dye. Não tem tintas? Use a mesma lixívia que usa para desinfetar a casa. Basta dar nós na peça de roupa e mergulhá-la em lixívia. Deixe secar e retire os nós. Vai ficar com uma peça de roupa ideal para o verão!

8. Criar objetos do dia a dia

Se tem jeito para o artesanato e trabalhos manuais, dedique o seu tempo livre à criação de objetos úteis e de decoração para a sua casa. Aproveite materiais como corda, tecidos, papel, folhas secas, rolhas de cortiça, garrafas, frascos de compota ou caixas que, à primeira vista, poderão não parecer muito úteis e ponha mãos à obra.

Um porta-talheres, bases para copos, porta-revistas, vasos, copos para pincéis ou jarras decorativas são apenas algumas sugestões. Com um pouco de imaginação é possível criar uma infinidade de objetos úteis e bonitos, ao mesmo tempo que recicla materiais que, de outra forma, iriam para o lixo.