A forma como utiliza os eletrodomésticos podem ajudá-lo a poupar energia e água. Poupa a carteira, e o planeta.

De acordo com o Inquérito ao Consumo de Energia no Setor Doméstico, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística em 2020, a eletricidade continua a ser a principal fonte de energia consumida nas casas dos portugueses: 46,4%.

Segundo este mesmo estudo, a cozinha é a divisão da casa responsável pela maior fatia do consumo energético - 34,8%. Logo de seguida vêm o aquecimento de águas, com 22,0% e os equipamentos elétricos, com 21,4%.

Todas estas formas de consumo de energia estão muito ligadas ao uso de eletrodomésticos e pequenos domésticos, mas há várias formas de diminuir os seus consumos e tornar a sua utilização mais eficiente. Já aplica todas estas dicas no seu dia-a-dia?

Prefira eletrodomesticos eficientes

Se tem equipamentos já muito antigos, provavelmente faz sentido trocá-los mesmo que não estejam avariados. Isto porque os eletrodomésticos mais antigos têm consumos energéticos mais elevados.

Opte por um aparelho com uma certificação mais eficiente, que até pode ter um preço um pouco mais elevado, mas que depressa compensará pela redução de consumo de energia que vai representar — pode chegar aos 60%.

Caso pretenda poupar ainda mais com os equipamentos elétricos pode instalar painéis solares, para uma casa ainda mais verde e eficiente.

Verifique o rótulo ecológico europeu

Sempre que comprar um novo equipamento eletrónico verifique que tem o Rótulo Ecológico Europeu. Este selo garante ao consumidor que os aparelhos em questão têm um baixo consumo de energia tanto durante a utilização como em stand by.

Use temporizadores

Um temporizador ligado às tomadas permite programar quando estas vão estar ligadas e desligadas. Desta forma, garante que não deixa nenhum equipamento a consumir corrente elétrica - mesmo em stand by - durante longos períodos em que previsivelmente não estarão a ser usados.

Não deixe equipamentos em stand by

Aquela luzinha vermelha da televisão apagada ou o portátil que apenas se fechou sem desligar estão a consumir energia. Se não está a ver televisão, desligue-a. E faça o mesmo com qualquer equipamento que não esteja efetivamente a utilizar.

Cerca de 11% do consumo de eletricidade em casa diz respeito a aparelhos eletrónicos, por isso é tão importante garantir que os desliga da corrente quando não estão em uso.

Trate bem do seu frigorífico

O frigorífico é um dos eletrodomésticos que tem maior consumo energético numa casa, já que funciona 24 horas por dia, e não é um equipamento que possamos desligar. No entanto, há cuidados que podemos adoptar: 

  • Limpe o frigorífico regularmente,
  • Verifique as borrachas,
  • Evite estar sempre a abrir a porta
  • Deixe arrefecer a comida antes de guardar

Para adotar mais gestos que tornem o uso do seu frigorífico mais eficiente e não ter um consumo adicional de energia, consulte este artigo.

Opte pelo micro-ondas para aquecer alimentos

Se vai aquecer uma caneca de leite, um prato de sopa ou as sobras do jantar, é preferível optar pelo micro-ondas, que é mais rápido e consome menos energia.

Utilize o forno para aquecer comida apenas no caso de já estar a preparar outros pratos, sejam eles mais elaborados ou para cozinhar maiores quantidades de comida.

Aproveite bem o forno, sempre que o ligar

O forno é outro dos eletrodomésticos que mais consome energia numa casa, por isso é particularmente importante ser usado de uma forma eficaz. Por exemplo, se cozinhar um assado e, no dia seguinte, planeia fazer granola, então antecipe a granola e faça os dois em simultâneo.

Além disto, desligue o forno entre 5 a 10 minutos antes de terminar a confeção e aproveite o calor residual, poupando energia. No inverno, no final de cada utilização, deixe a porta do forno aberta e será uma forma de aquecer a cozinha.

Use as tampas das panelas enquanto cozinha

Parece um pormenor insignificante, não é? A verdade é que, se colocar a tampa, diminui o tempo de confeção dos alimentos, uma vez que não há fuga de calor. Nos gestos simples se poupa energia.

Lave a roupa e a loiça de forma eficiente

O aquecimento da água é responsável por cerca de 90% da energia gasta. Para poupar água e energia, devemos assim fazer uma gestão mais eficiente da máquina de lavar roupa e loiça.

Para lavar a roupa de forma mais eficiente, utilize a sempre a máquina com a carga máxima indicada para cada programa e evite fazer meias cargas, já que estará a “desperdiçar” água e eletricidade para lavar uma pequena quantidade de artigos.

Adicionalmente, prefira também programas de baixa temperatura (30º C, ou mesmo 20ºC). Contudo, não sobrecarregue a máquina, uma vez que a roupa não ficará bem lavada e poderá até danificar o equipamento.

Além disto, escolha os programas adequados: dê preferência a programas com ciclos de lavagem mais curtos e use a pré-lavagem apenas quando a roupa está bastante suja.

Se a roupa não estiver suja e com odores muito intensos, pondere arejá-la e usá-la novamente num outro dia. No caso da roupa apresentar nódoas, faça o tratamento localizado das nódoas antes de colocar a peça na máquina.

Para lavar loiça de forma mais inteligente existem também algumas dicas a ter em consideração. Se tiver uma máquina de loiça eficiente não precisará de fazer pré-lavagem nem lavar loiça à mão – deve evitar sempre que possível. Sempre que possível opte por programos eco.

Seque a roupa ao sol

Portugal é um dos países da Europa com clima mais ameno e maior número de horas de sol. Assim, secar a roupa ao sol é, durante uma boa parte do ano, uma hipótese válida. Na hora de secar a roupa, aproveite ao máximo a área do seu estendal.

Guarde a máquina de secar a roupa para os dias húmidos e chuvosos ou, no caso de ter uma família numerosa, precisar de fazer mais máquinas de roupa. Se não tiver estendal, existem máquinas de secar roupa de qualidade com classe energética elevada, que lhe permitem cuidar da sua roupa de forma rápida e cómoda.

Regule a temperatura do esquentador ou termoacumulador

Se baixar a temperatura do seu esquentador ou termoacumulador para os 55ºC não irá precisar de misturar a água quente com a fria, poupando água e diminuindo o consumo de energia.

Se ainda não tem estes hábitos, agora é altura de adotar novos gestos fundamentais de poupança. Ganha o ambiente e ainda reduz a sua fatura da eletricidade ao final do mês.