A mobilidade elétrica continua a dar provas de que veio para ficar. 2023 foi um ano de novos recordes para os veículos desta tipologia e 2024 não tem ficado atrás até agora – o primeiro mês foi o melhor janeiro dos últimos cinco anos para os carros 100% elétricos. Saiba mais neste artigo.
Se tem vindo a achar que existem cada vez mais carros elétricos a circular nas ruas, saiba que tem razão. Não existem dúvidas de que a mobilidade elétrica está a tornar-se, cada vez mais, parte fundamental do futuro que estamos a construir – mais verde e sustentável.
Como reflexo disso mesmo, as vendas dos carros elétricos têm estado a aumentar e a expandir-se não só em Portugal, como por outras partes do mundo, demonstrando que esta é uma tendência que continua em ascensão. Vamos ver com mais detalhe?
Vendas de carros elétricos em 2023
Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), entre janeiro e dezembro de 2023, mais de metade (51,9%) dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos, em Portugal, eram movidos por energias alternativas. Entre estes, 18,2% eram 100% elétricos (BEV - Battery Electric Vehicle), ou seja, movidos unicamente por baterias elétricas e sem recurso auxiliar a um motor a combustão, e, entre os restantes, 14,5% eram veículos elétricos híbridos (HEV) e 13,6% híbridos plug-in (PHEV).
Em geral, o mercado automóvel em Portugal registou um crescimento de 11,3% em dezembro, com os elétricos a darem um impulso significativo a este desempenho, uma vez que, só no último mês de 2023, o peso destes veículos ascendeu a 23,8% do mercado.
Matrículas de Ligeiros de Passageiros em Portugal. Adaptado de:
Origem: AT | Fonte: ACAP - Associação Automóvel de Portugal
- BEV (Battery Electric Vehicle - Veículo Elétrico a Bateria) - Chamamos BEV aos carros 100% elétricos, isto é, que não possuem qualquer motor a combustão. Estes veículos são alimentados exclusivamente por uma bateria recarregável, dependendo totalmente da eletricidade para se deslocarem. Em 2023, novembro e dezembro foram os melhores meses no que diz respeito à venda destes veículos, tendo-se registado, respetivamente, 4 433 e 4 605 veículos elétricos novos BEV matriculados.
- HEV (Hybrid Electric Vehicle - Veículo Elétrico Híbrido) - À semelhança dos PHEV, estes veículos possuem um motor elétrico e um motor convencional, sendo que este último pode ser utilizado para produzir energia que depois alimenta a bateria. A autonomia destes veículos no modo elétrico é mais reduzida do que nos BEV, por exemplo, e ainda que a venda de veículos híbridos tenha subido em 2023, esta foi inferior à do mercado, tendo descido de 15,4% (2022) para 14,5% (2023).
- PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle - Veículo Elétrico Híbrido Plug-in) - Os veículos PHEV, comummente chamados de Híbridos plug-in, possuem uma bateria de dimensões superiores em relação aos HEV, por exemplo, que pode ser carregada numa tomada elétrica, na rede pública ou em casa. Combinam a motorização a combustão (gasolina ou diesel) com a elétrica e, em 2023, novembro foi o mês recorde para estes veículos, com cerca de 2 757 veículos novos desta tipologia matriculados.
O aumento das vendas de carros elétricos em Portugal acompanha a tendência mundial e tudo indica que é para manter. Com efeito, segundo o Electric Vehicle Readiness Index for 2023, índice elaborado pelo Euromonitor International, o nosso país figura em 13.º lugar no que diz respeito à disponibilidade para fazer a transição elétrica, à frente de países como os EUA, Itália ou Espanha. Para cada país avaliado, são tidas em conta dimensões como a maturidade do mercado de elétricos e da infraestrutura, custo de propriedade ou poder de compra do consumidor.
Vendas de carros elétricos em 2024
Até agora, 2024 tem-se revelado um ano promissor para a mobilidade elétrica com janeiro a apresentar-se como o mês com mais vendas de veículos 100% elétricos, em comparação com os meses homólogos dos últimos cinco anos. Além do crescimento de 11,8% relativamente a janeiro de 2023, só em janeiro de 2024, os veículos matriculados novos e veículos importados usados representaram um total de 3.830 matrículas de veículos 100% elétricos.
Este é um crescimento notável que, a juntar à informação de 2023, demonstra, uma vez mais, o compromisso crescente para com a redução de emissões e adoção de soluções de mobilidade mais sustentáveis.
Para descobrir mais acerca destes veículos, nomeadamente as diferenças em relação ao carro tradicional, autonomia, opções de carregamento disponíveis e incentivos fiscais, consulte o nosso guia completo sobre carros elétricos.
Compensa investir num carro elétrico?
Se ainda está indeciso entre comprar, ou não, um carro elétrico e as dúvidas são mais do que as certezas, recordamos aqui algumas vantagens da mobilidade elétrica que deve ter em conta:
- Sustentabilidade - Segundo o International Council on Clean Transportation, os veículos elétricos são, ao longo de toda a sua existência, muito mais sustentáveis do que os carros com motor a combustão. Esta afirmação pode ser verificada na plataforma Transport & Environment, numa comparação entre veículos de gama média, segundo a qual, um veículo elétrico com bateria fabricada na União Europeia e conduzido em estradas da UE27, emite cerca de 75 g de CO2/km, enquanto veículos correspondentes movidos a gasolina e gasóleo emitem, respetivamente, 241 e 231 g de CO2 por km percorrido;
- Manutenção mais simples - Com um motor mais simples que os dos carros convencionais e contendo menos componentes, as idas à oficina destes veículos tendem a ser menos complexas e mais baratas;
- Boa performance - Além da grande capacidade de aceleração e rápida resposta do motor elétrico, estes veículos oferecem uma experiência de condução suave e silenciosa, com níveis de autonomia cada vez mais aliciantes – podendo mesmo chegar aos 776 km. Adicionalmente, os carros elétricos destacam-se pelo seu sistema de travagem regenerativo que permite carregá-los, parcialmente, em andamento – tudo o que precisa de fazer é retirar o pé do acelerador nas descidas, ou momentos antes de parar.
- Benefícios fiscais - Em Portugal, os veículos elétricos beneficiam de incentivos fiscais como isenções ou reduções significativas, nomeadamente ao nível do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto Sobre Veículos (ISV), tornando a sua aquisição ainda mais vantajosa e acessível.
- Incentivos governamentais para aquisição - Reconhecendo a importância desta opção de mobilidade mais sustentável para o meio ambiente, o governo português tem vindo a implementar uma série de incentivos para ajudar a promover a adoção de veículos elétricos. Entre estes, encontra-se o Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Emissões Nulas do Fundo Ambiental, por exemplo, que disponibiliza apoios para veículos elétricos ligeiros de passageiros, veículos elétricos ligeiros de mercadorias e ainda carregadores.
- Possibilidade de carregamento em casa ou na rua - Uma das grandes vantagens dos carros elétricos prende-se com o fator da conveniência do seu carregamento que tanto pode ser feito em casa, com um carregador doméstico, como na rua, através do cartão CEME. Se for cliente EDP, pode, inclusive, pedir o seu cartão gratuitamente aqui e desfrutar de um desconto de 20% em carregamentos na rede pública.
- Estacionamento gratuito/com desconto em alguns municípios - Algumas cidades e municípios de Portugal proporcionam ainda benefícios ao nível do estacionamento dos carros elétricos, oferecendo descontos ou tornando-o mesmo gratuito (as condições diferem consoante as autarquias). Pode consultar a lista completa aqui, na aba “Benefícios Municipais”.
E para acabar de vez com algumas ideias erradas que, por vezes, ouvimos acerca da mobilidade elétrica, pode ainda consultar o nosso artigo em que desconstruímos os 11 mitos mais comuns, com a ajuda de António Félix da Costa.