Ainda que inicialmente possa ser um investimento considerável, a longo prazo, ajustar a eficiência energética da sua casa pode ajudá-lo a poupar energia e dinheiro.

Na Europa, 40% da energia é gasta nos edifícios. A climatização, aquecimento de águas, e os consumos por stand by são alguns dos consumos associados à energia elétrica e que podem, graças à evolução tecnológica, ser reduzidos.

Como poupar energia em casa?

Um controlo em tempo real dos consumos, com monitorização da potência, estimativas de consumos por categoria de equipamentos e recomendações de horários mais vantajosos e otimização de potência permite gerir de uma forma eficiente a utilização de energia.

Também a escolha ou troca por eletrodomésticos de classes energéticas superiores ou o reduzido custo de extensões e tomadas inteligentes podem ajudar a mudar notoriamente a fatura energética ao final do mês. Sem esquecer a substituição de equipamentos a gás ou outros combustíveis fósseis, que oferecem mais riscos para a saúde e para o ambiente.

Frigorífico, forno, fogão, sistema de aquecimento de águas, iluminação LED, janelas eficientes e medidores inteligentes de consumos são alguns equipamentos que permitem poupar centenas de euros por ano em energia elétrica. E produzir a sua própria energia com painéis solares aumenta ainda mais o potencial de poupança e eficiência.

Investir para poupar com uma casa eficiente.

Transformar um apartamento ou uma moradia numa casa eficiente representa sempre algum investimento, no entanto, cada vez mais se torna compensatório no médio e longo prazo, quer se pretenda manter a habitação por muitos anos ou valorizá-la para a colocar no mercado.

O retorno do investimento pode não ser imediato, contudo a aposta na transição energética tem sérias vantagens para o planeta e para a sua carteira. Veja os números, que não mentem, e faça as contas a quanto poderá poupar ao apostar na eficiência energética.

Depois de fazer os cálculos e se quiser tornar a sua casa mais amiga do planeta, saiba também o que deve ter em conta antes de comprar eletrodomésticos. Ou caso tenha disponibilidade para fazer obras mais avultadas, consulte o guia que preparámos para si com sete dicas imprescindíveis a ter em conta antes de avançar.