Gerir os carregamentos e as deslocações em função das distâncias e dos custos é a melhor forma de tornar a mobilidade elétrica ainda mais eficiente. Fique a saber tudo acerca da gestão de carregamento de carros elétricos aqui.

A maioria dos condutores de automóveis percorre apenas algumas dezenas de quilómetros por dia, seja para o emprego, para levar as crianças à escola ou para fazer compras. Os carros estão parados cerca de 95% do tempo, mais do que suficiente para aproveitar para carregar a bateria de um carro elétrico nesses longos intervalos.

Como economizar a bateria de um carro elétrico?

Se queremos que a bateria do nosso carro elétrico dure muitos anos, o melhor é manter a sua carga entre os 20% e os 80%.

Este intervalo é quando o carregamento da bateria é mais eficiente, permitindo aos veículos elétricos extrair a maior quantidade de energia no menor tempo possível. Com níveis baixos de carga (abaixo de 20%), a bateria ainda não está em condições ideais para receber energia e, por isso, parte da energia servirá para preparar a bateria para o carregamento - ou seja, irá demorar mais tempo até alcançar a velocidade máxima de carregamento.

O mesmo podemos considerar para quando ultrapassa os 80%. Quanto mais nos aproximamos dos 100% (carga completa), o valor da potência diminui para que o carro se ajuste lentamente à quantidade de energia que está a entrar para a bateria. Assim, a partir de valores mais altos de carga (geralmente a partir dos 80%), a velocidade de carregamento da bateria diminui consideravelmente (chegando mesmo a valores típicos de carregamentos domésticos em tomadas Schuko quando nos aproximamos dos últimos 1 - 2%) e irá demorar muito tempo até atingir os 100% de carga.
A partir daqui, já pode gerir as suas necessidades do dia ou da semana e planear os carregamentos em função das suas deslocações, para não ter o carro sempre ligado à corrente.

Por exemplo, se vai fazer uma viagem de 200 km ida e volta e os 80% representam 190 km, claro que lhe interessa carregar bem as baterias antes para evitar ter de recorrer a um posto de carregamento se tiver o tempo contado, mas convém sempre prever isso. A EDP disponibiliza uma aplicação móvel, a app EDP Charge, que lhe permite consultar a localização e disponibilidade dos postos de carregamento públicos da rede MOBI.E e dos instalados nas áreas de serviço das principais estradas.

1. Conhecer bem o seu veículo

Mais importante do que saber a autonomia máxima de um carro elétrico ou quantos dias pode passar sem o carregar em cidade, convém conhecer ao detalhe o seu comportamento (e o das baterias) num cenário de deslocações alargadas, como autoestradas, montanhas, muitas curvas e/ou retas intermináveis. Um automóvel a combustão tem tendência a gastar menos fora dos centros urbanos (considerando a métrica de l / 100 km), já um carro elétrico, se não for conduzido de forma cuidada e eficiente, vai gastar a energia das baterias mais rapidamente fora da cidade (considerando a métrica de kWh / 100 km).

Neste sentido, analisar o comportamento do seu carro em diversas situações ajuda a planear de forma mais realista as necessidades de bateria, tanto para o dia-a-dia, como para as deslocações que saem da sua rotina habitual.

2. Escolher o momento certo para carregar o carro elétrico

Os carregamentos frequentes com voltagens elevadas degradam o tempo de vida útil da bateria do seu veículo. O ideal é apostar em carregamentos mais longos, por exemplo, durante a noite, em casa, ou ao longo do dia de trabalho, na empresa, usando a possibilidade dos carregamentos rápidos apenas em viagens longas ou emergências.

Na EDP, é possível adquirir uma solução de carregamento, mesmo que viva num condomínio, com as nossas soluções chave na mão. No caso de condomínios, através da app EDP Charge, é possível iniciar ou agendar o carregamento do seu veículo, conseguindo escolher o momento adequado para carregar a bateria, de forma a que tenha menores custos e até menos impacto na rede de distribuição de energia.

Se for carregar o veículo fora de casa, já não é tanto o momento que conta, mas sim mais o local. Há valores fixos com que podemos contar, como o custo da energia contratada para o cartão CEME, por KW/h. Com o Cartão EDP Charge, os clientes EDP Comercial com a tarifa simples contratada têm um desconto de 25% sob o valor atual - pode consultar mais aqui.

Há ainda o custo variável de cada posto de carregamento, definido pelo respetivo OPC (operador de posto de carregamento) que deve estar afixado de forma visível, mas que se pode encontrar também em aplicações de mobilidade elétrica, como a EDP Charge.

Carro elétrico a ser carregado

3. Planear distâncias com a App EDP Charge

Fazer uma viagem ou deslocação mais alargada não depende apenas da autonomia do veículo elétrico, mas também da existência de pontos de carregamento e dos custos que estão associados à utilização de cada posto.

Existem mais de 4.800 postos de carregamento públicos integrados na rede MOBI.E espalhados por Portugal, entre normais, semirrápidos, rápidos e ultrarrápidos. Conhecer a sua localização e o seu tarifário ajuda a definir uma rota mais eficiente para o carro, e essa é uma das vantagens da app EDP Charge.

Esta aplicação pode ainda ser uma aliada fundamental no planeamento das suas viagens, já que mostra a disponibilidade imediata de cada posto, permitindo simular o valor estimado de custo e de tempo. Além disso, a aplicação permite fazer essa simulação para o carregamento pretendido, tendo em conta a percentagem de bateria que o veículo tenha no momento e a capacidade pretendida, de acordo com o tipo de carregador e de carro elétrico, apresentando em detalhe a composição do preço.

Rua com um carregador elétrico a carregar um carro e um homem a controlar pela aplicação

4. Avaliar as soluções de carregamento mais adequadas

O ideal é optar por um carregador específico, como os Chargers EDP, que reduzem esse tempo substancialmente e evitam sobrecargas quer no sistema elétrico da casa, quer no veículo.

Na rua, existem postos de carregamento normais, semirrápidos, rápidos e ultrarrápidos. Para esse tipo de carregamento, devemos ter em atenção que quanto mais rápido, mais caro é o tarifário de utilização do posto, mas também pior para o carro - se for uma opção recorrente - na medida em que é sempre um esforço extra sobre os componentes e um aumento de temperatura a que as baterias são sujeitas. 

Postos normais e semirrápidos

Semelhantes à utilização de um charger em casa, os postos normais (até 7,4 kW) e semirrápidos (entre 7,4 kW e 22 kW) são os mais fáceis de encontrar um pouco por todo o país. Carregam em corrente alternada (AC), energia que é convertida na altura de ‘entrar’ no carro. 

Quanto à potência, importa estar atento não só à do carregador do seu veículo elétrico, como também à do próprio posto. Um carregador de carro de 11 kW não vai usar os 22kW de um posto; e se o posto for de 11 kW, é essa potência que vai ser transmitida ao carregador, mesmo que este suporte mais. Demora normalmente entre 40 minutos e 4 horas para carregar, o equivalente a 100 km de autonomia nos postos normais.

Postos rápidos

Estes postos - bastante comuns em vários locais, principalmente áreas de serviço - debitam uma potência entre 22 kW e 150 kW. E como funcionam em corrente contínua (DC), a eletricidade vai diretamente para as baterias, sendo nelas que está o limite de carregamento e o tempo necessário. Mais uma vez, o que conta é a potência menor, seja a do posto de carregamento ou a das baterias. Em média, menos de 20 minutos chegam para ter 100 km de autonomia.

Postos ultrarápidos

Com um parque automóvel elétrico cada vez maior, a rapidez de carregamento torna-se fundamental. Os postos ultrarrápidos, com potência acima de 150kW, são seguramente o futuro. 5 minutos é o suficiente para ‘atestar’ 100 km nas baterias.

São cada vez mais estes postos, e há também cada vez mais automóveis que suportam essa potência. Poderão ser usados por todo o tipo de carros, mas como a potência menor prevalece, podem perder o caráter ‘ultrarrápido’.

Quanto a preços, estes dependerão sempre do que está contratualizado no cartão EDP Charge, do que o OPC cobra pela utilização do posto, do possível custo de estacionamento pago e das taxas e impostos. Os postos rápidos são mais caros do que os normais, que por sua vez têm um custo superior ao carregamento em casa - sujeito apenas aos custos normais do contrato de eletricidade.

5. Dicas extra para poupar a autonomia do seu veículo

Existem ainda mais alguns fatores extra que podem ajudar a conservar a autonomia do seu carro elétrico. Por exemplo:

  • Optar por uma condução sem travagens e acelerações bruscas;
  • Escolher ocasionalmente modos de poupança, como o modo ECO;
  • Utilizar a travagem regenerativa;
  • Reduzir o uso de ar condicionado;
  • Evitar expor o veículo a temperaturas extremas por períodos prolongados.

No fundo, o tempo é o nosso melhor amigo na altura de utilizar e carregar um carro elétrico. Com a ajuda de aplicações como a app EDP Charge é fácil percorrer Portugal de norte a sul, sendo que o importante é escolher a rota certa para chegar aos postos que ficam mais em caminho (e que têm um custo menor).

Ao mesmo tempo, definir um tempo de paragem maior - uma noite, uma refeição - permite fazer uma gestão eficiente dos carregamentos e seus custos. Por outro lado, os postos mais rápidos ajudam quando temos de chegar longe rapidamente, mas devemos guardar esse tipo de utilização para quando é mesmo necessário. Os postos normais, e principalmente o carregamento em casa, têm um custo substancialmente mais baixo e garantem uma maior durabilidade das baterias do automóvel.

Agora que tem todas as informações do seu lado, de forma a auxiliá-lo nos seus carregamentos fora de casa, elaborámos um quadro-resumo com algumas informações importantes acerca dos diferentes tipos de carregamento, tais como potência, tempo necessário e localização. Ora veja.