Da gestão das despesas de casa à coordenação dos horários de cada elemento da família

Estas onze aplicações podem ser as suas melhores amigas para levar a organização e poupança para dentro de casa. Intuitivas e sempre à mão, no telemóvel, vão organizar tarefas, listas de compras, horários e dar-lhe toda a informação que precisa sobre os seus consumos de energia.

GESTÃO DE SERVIÇOS DA CASA

Ainda que tenha os serviços da sua casa com pagamento por débito direto por uma questão de comodismo, é sempre importante controlar os consumos. Sejam eles de energia, água ou telecomunicações.

EDP ZERO

A fatura da eletricidade não tem de ser uma incógnita — mesmo nos meses de frio em que o consumo aumenta. Pelo menos para os clientes EDP: a aplicação EDP Zero mostra as leituras de eletricidade ao momento e, a qualquer momento, consegue dar-lhe uma previsão do que será a fatura final.

Mas a informação disponível nesta app vai ainda mais longe para os clientes que têm o serviço de gestão de energia: diz-lhe quando acontecem os seus picos de consumo e sugere-lhe opções horárias e de potência mais adequadas ao uso que faz dos eletrodomésticos em casa. E com a poupança na eletricidade vem uma poupança do ambiente.

NOS

A maioria de nós vive conectado, havendo alturas que podemos utilizar mais ou menos os nossos serviços de telecomunicações. Mais ainda se tiver de gerir os consumos do seu agregado familiar.

Na aplicação da NOS pode gerir os seus serviços, ver as faturas e efetuar pagamentos de forma segura, bem como controlar os seus consumos de gigas, minutos e SMS que ainda tem disponíveis. Pode ainda agendar uma visita técnica, consultar o dia e hora da chegada do técnico, ou reagendar e cancelar se necessário.

NOS

FINANÇAS E ORÇAMENTO

Consiga o pleno: poupança e gestão do orçamento familiar sem gastos nem complicações.

BILLS ORGANIZER

Responder às seguintes perguntas pode ser essencial para poupar em casa: em que gasta mais dinheiro? As contas da luz têm aumentado nos últimos meses? E as da água? O Bills Organizer tem as vantagens de uma folha de Excel conjugadas com a beleza de uma aplicação bem desenhada e intuitiva. Dá uma visão geral do peso de cada despesa no orçamento familiar e ainda é possível criar alarmes que avisam quando há contas para pagar.

TAREFAS E ORGANIZAÇÃO PESSOAL

Conjugar uma série de afazeres - laborais, domésticos ou pessoais - pode ser um verdadeiro puzzle. Conheça algumas aplicações para ganhar o máximo de tempo para se dedicar ao que importa: a família.

COZI — FAMILY ORGANIZER

Mais do que organizar a casa, organizar a família: a Cozi não é um mero organizador de tarefas. É completamente direcionado para as famílias e para a gestão dos horários de cada uma. Das reuniões de condomínio, aos desportos das crianças, tudo pode estar nesta aplicação, com indicação de quem participa no quê.

A isto podem adicionar-se tarefas da gestão da casa, como arrumar determinada divisão ou cozinhar uma refeição, com a vantagem de se poderem juntar listas de compras e manter uma biblioteca das receitas favoritas da família. Assim, não há desculpas para não as fazer.

Family organizer

HABITICA

Se as tarefas mais chatas da vida passarem a valer pontos fica com mais vontade de as realizar? A Habitica transforma o seu utilizador numa personagem e a vida real num jogo. Tarefas como aspirar, fazer o jantar ou arrumar roupa são definidas como objetivos pelo próprio utilizador e ajudam-no a subir de nível.

Além de tarefas como estas, é também possível definir atividades diárias — as dailies — que deve cumprir todos os dias. E não se foque apenas nas tarefas chatas que tem vontade de ignorar: pode incluir outras que lhe dão prazer, mas que acaba por adiar por falta de tempo, como ler um livro ou ver um filme em família.

SOFTLIST

Esta é uma companheira de supermercado: começa por fazer uma lista e, durante as compras, pode ir adicionando os artigos e os seus dados (preço, validade, etc.). A Softlist vai dando noção do valor da conta ainda antes de chegar à caixa e pode guardar as listas de produtos no histórico para organizar o frigorífico ou comparar preços.

soflist

Assim, a aplicação pode ajudar a saber exatamente o que se tem em casa, ter noção do seu preço e prazo de validade e, ao fazer listas de compras em antecipação, evita compras por impulso.

DESLOCAÇÕES E VIAGENS

A maioria das pessoas já não se desloca de carro sem usar o Google Maps ou Waze. Mas existem mais alternativas para que possa chegar mais cedo, sem as dores de cabeça do trânsito - seja nas deslocações do quotidiano, seja quando viaja em lazer.

CityMapper

É uma aplicação gratuita que dá indicações de mobilidade disponível em várias cidades do mundo (em Portugal está apenas disponível em Lisboa de momento). A app apresenta direções pedonais, trajetos de transportes públicos, táxis, localização de estações GIRA, motas partilhadas, entre outros serviços.

EDP EV.CHARGE

A aplicação EDP EV.Charge permite iniciar, terminar e agendar carregamentos, consultar a localização e disponibilidade de postos de carregamento, gerir todos os seus carregamentos em casa, no trabalho e na rede pública Mobi. Pode ainda associar o seu cartão de Mobilidade Elétrica EDP digital para gerir os seus carregamentos públicos através do seu telemóvel. A app dispõe também de histórico de carregamento com o detalhe da energia consumida, e uma e-wallet para carregar e fazer pagamentos na sua conta virtual.

EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Há também aplicações que o ajudam a tirar o máximo partido das boas decisões de sustentabilidade que já tomou.

App EDP Solar/Re:dy

Se tem painéis solares em casa, esta é indispensável: a app EDP Solar/Re:dy é uma aplicação para clientes EDP que permite controlar toda a produção e gasto de energia através dos painéis solares fotovoltaicos. Esta app ajuda ainda a perceber se houve alguma falha no sistema de produção de energia e em que momentos terá de recorrer à rede.

redy

Entre os dados que a app fornece estão também os consumos totais, para ter uma visão realista de quanto está a poupar e de qual a melhor opção horária para tornar o seu gasto de energia mais inteligente. Afinal, o momento de maior produção de energia solar nem sempre coincide com o de maior consumo.

BRIGHTNEST

Há coisas sobre a sua casa que não sabe — felizmente esta aplicação não lhe vai esconder nada. Basta responder a perguntas simples como “que tipo de chão tem na sala?” ou “tem animais de estimação?” para lhe serem indicadas dicas e artigos que ajudam a cuidar da casa. A Brightnest vai ajudar ainda a fazer detergentes ou desinfetantes caseiros (alternativas aos químicos que não são biodegradáveis e podem ser tóxicos) ou ainda dar-lhe dicas para tarefas como arranjar o autoclismo.

Showr

Se é fácil perder a noção do tempo quando se está no quentinho do duche, esta app pode ser uma ajuda. A Showr permite definir cronómetros com alertas para que se vá mantendo a par do tempo que passa no banho. Cada minuto de água a correr pode gastar mais de dez litros de água. A aplicação pode ser programada para emitir um beep a cada minuto e, depois, é só fazer contas de cabeça. Além disto, é possível guardar informação sobre cada duche e construir gráficos mensais com o gasto de água.

Naturalmente, as aplicações não são tudo no processo de tornar o lar mais eficiente. É bom tirar delas os melhores ensinamentos e tentar cruzar as suas informações ou as de equipamentos que, por exemplo, poupam energia no aquecimento da água, ou no aquecimento da casa. Para escolhas mais ecológicas, cada pequeno aspeto faz a diferença.