Descartáveis, papel, viagens para o trabalho e muita eletricidade: os escritórios podem ser um problema ambiental ou tornar-se um exemplo de sustentabilidade. Cada trabalhador tem uma palavra a dizer na construção de empresas sustentáveis.
Os escritórios, um ambiente de trabalho comum a tantas profissões, são locais onde se consomem muitos recursos, desde a eletricidade ao papel para documentos, não esquecendo os descartáveis consumidos pelos trabalhadores para beber água ou café.
Empresas sustentáveis podem começar nos trabalhadores
E se alguém fizesse desaparecer todos os copos descartáveis? Ou se, de repente, as impressoras passassem um dia inteiro desligadas? Toda a gente iria arranjar soluções. É tudo uma questão de hábitos.
As grandes mudanças começam com uma alteração de mentalidades e se não está numa posição de liderança e decisão, não se deixe intimidar.
Espalhe informação sobre empresas sustentáveis
Comece por uma conversa na copa, entre uma marmita a aquecer no microondas ou um almoço em grupo. Inicie a discussão sobre o tema. Um a um, pode conseguir, com pequenos atos, despertar a curiosidade dos seus colegas e a partir daí conquistá-los.
O passo mais importante pode mesmo ser espalhar informação informalmente — talvez a plataforma online que a sua equipa usa para comunicar também possa ser uma boa forma de espalhar a mensagem. Viu algum vídeo criativo e interessante? Leu um artigo com dados surpreendentes? Envie-o aos seus colegas.
Da teoria da sustentabilidade ambiental à prática
Conhecer a verdadeira realidade das alterações climáticas pode ser uma maneira eficaz de ser impulsionado a fazer melhor no dia a dia. Cortar com velhos hábitos enraizados é difícil — todos sabemos. É bom estar motivado com um bem maior.
Veja o vídeo e perceba o que deve mudar para um escritório ser sustentável e como pode implementar estas alterações no seu trabalho.