Saiba como limpar os painéis solares e fazer uma correta manutenção para que possa prolongar a sua vida útil e otimizar a produção de energia.

Já não há dúvidas que os painéis solares trazem vários benefícios. Para além de poupar na fatura da luz, já que passa a produzir a sua própria energia (e pode até vender à rede a que produzir em excesso), também está a ajudar o meio ambiente.

Mas, tal como qualquer outro equipamento, os painéis solares também precisam de manutenção e limpeza de forma a garantir a sua longevidade e funcionamento eficiente: um equipamento sujo não é tão eficaz, podendo mesmo avariar, e é provável que a sua conta ao final do mês aumente.

Descubra tudo o que deve fazer para cuidar dos seus painéis solares.

MANUTENÇÃO

As intervenções de manutenção aos painéis solares devem ser feitas unicamente por técnicos habilitados e com os equipamentos adequados, de modo a prevenir acidentes e o risco de eletrocussão.

No entanto, há algumas coisas que pode fazer para manter os seus painéis em bom estado. Mantê-los livres de obstruções e sombras, verificar se não têm danos e limpar a sujidade são as tarefas principais que pode (e deve) realizar com alguma regularidade.

LIMPEZA

Já existem no mercado várias empresas especializadas que podem tratar da limpeza dos seus painéis solares por si. Mas, se o quiser fazer por sua conta, também pode. Mas há alguns cuidados que deve tomar.

1. Quando deve limpar os painéis?

As poeiras e a sujidade do exterior diminuem a eficácia dos painéis solares, por isso estes devem ser limpos com alguma frequência. Nos meses de inverno, mais chuvosos, a chuva irá ajudar a retirar a sujidade, mas o ideal será limpá-los entre duas a três vezes por ano.

2. O que deve utilizar para fazer a limpeza?

Nem todos os produtos são adequados para limpar os painéis solares. Deve ter o cuidado de não utilizar detergentes abrasivos, já que podem danificar a superfície de vidro dos painéis, tornando-os menos eficientes. Assim, a limpeza pode ser feita apenas com água ou utilizando líquidos de limpeza de vidros não abrasivos e que não prejudiquem o meio ambiente.

Se precisar de remover manchas ou sujidade entranhada, utilize materiais que não risquem a superfície, como uma escova macia, uma esponja ou um pano suave, em movimentos circulares. Depois de limpo, o ideal é enxaguar a água com um pano seco para evitar a acumulação de calcário.

3. Que cuidados deve ter?

Para além das indicações já referidas, há alguns cuidados que deve ter quando limpar os seus painéis:

  • Leia sempre as instruções de manutenção para saber o que pode limpar e com que produtos;
  • A limpeza deve ser feita no início ou no final do dia e nunca durante as horas de maior exposição solar, pois a água fria pode danificar o painel devido à diferença de temperatura;

Se ainda não tem painéis solares, mas está a pensar em instalá-los em sua casa, faça a simulação da poupança que irá ter.