Descubra o que é e como funciona a rede nacional de carregamento para veículos elétricos e onde encontrar os postos adequados para carregar o seu.
As vendas de automóveis elétricos em Portugal continuam a aumentar e, consequentemente, também a frota elétrica nacional tem vindo a ganhar expressão. Com a chegada de novos condutores de carros elétricos à estrada, é natural que surjam algumas dúvidas acerca da rede de carregamento de veículos elétricos. Neste artigo, ajudamos a esclarecê-las.
O que é a rede nacional de carregamento de carros elétricos?
A rede de carregamento de carros elétricos trata-se de um conjunto de postos públicos que permitem aos condutores destes veículos carregá-los com um cartão CEME. A Mobi.E é a empresa nacional que está encarregue da gestão da rede de postos de carregamentos elétricos e possui milhares deles espalhados por todo o país.
Esta rede permite que o condutor de um carro elétrico carregue o seu veículo em qualquer posto, independentemente do Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer CEME, conforme começamos por mencionar.
Como encontrar o mapa de postos de carregamento elétrico em Portugal?
O mapa dos postos de carregamento elétrico, com a distinção da sua voltagem e tipo de carregador pode ser encontrado no site da Mobi.E ou na sua app.
No entanto, há várias outras plataformas e aplicações que também disponibilizam os postos de carregamento e respetivas características, como é o caso da app EDP Charge. Com localização por GPS ou morada, permitem-lhe encontrar o posto mais próximo, essencial para planear as suas viagens e deslocações da melhor forma.
O que preciso de garantir ao carregar o carro na rede pública?
Em primeiro lugar, é preciso encontrar um posto de carregamento, através das opções que mencionámos antes. Já no posto de carregamento, o veículo elétrico deve ser compatível com o tipo de corrente do posto (há carros que suportam apenas corrente alternada e outros, corrente alternada e corrente contínua).
Além disso, deve ter fichas compatíveis com o posto de carregamento. Nas várias aplicações com o mapa de carregadores elétricos no país, normalmente, consegue ver qual o tipo de ficha disponível em cada parque. Acerca deste ponto, torna-se ainda importante lembrar que algumas marcas têm postos e fichas de carregamento exclusivas, como a Tesla, que apenas podem ser usadas pelos carros desta marca. Para mais informações, consulte o artigo que preparámos para si acerca dos vários tipos de tomada para carregar o seu veículo.
Por último, é necessário estar registado na rede de carregamento Mobi.E. Para iniciar o carregamento, precisa de um cartão ou aplicação que o ative. O cartão CEME (Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica) é gratuito e atribuído ao aderir a uma das propostas de um operador no mercado, como a EDP com o cartão EDP Charge (pode ver mais informações aqui).
Quanto tempo demora a carregar o meu veículo elétrico?
Existem diversos fatores que influenciam o tempo que um veículo elétrico demora a carregar. Contudo, estes são os mais relevantes a ter em conta:
- Capacidade da bateria do veículo: quanto maior a sua capacidade, mais tempo levará a ter a bateria completa. Por exemplo, um carro com bateria de 40 kWh (capacidade típica de um veículo utilitário) carregando a 10 kW levará cerca de quatro horas. Mas se um carro tiver uma bateria de 80 kWh (capacidade típica de um SUV grande) e for carregando à mesma potência, levará oito horas até atingir a sua capacidade máxima.
- Potência do posto de carregamento e tipo de carregador utilizado: se a potência for menor (postos de carregamento rápido com corrente alternada), o carregamento levará também mais tempo. Por exemplo, um carregador convencional possui uma potência entre 3,7 e 7,4 kW e um carregador rápido, de 50 kW.
- Nível de bateria inicial: nos primeiros e últimos 20 % de bateria, a velocidade de carregamento diminui para preservar a vida útil da bateria. É importante ter em conta que manter a autonomia do carro acima dos 10% aumenta o tempo de vida da bateria.
- Temperatura do meio ambiente: as temperaturas extremas contribuem para reduzir a capacidade de carregamento, sendo que as baterias funcionam melhor entre os 20 º C e os 30 º C. Contudo, alguns veículos já possuem sistemas com vista a contornar estes fenómenos.
- Estado da bateria: baterias antigas ou degradadas pelo uso frequente de carregadores rápidos podem também carregar mais lentamente.
Em geral:
- Postos de carregamento normal podem demorar entre 4 a 12 horas;
- Postos de carregamento rápido podem demorar entre 30 minutos a 1 hora;
- Posto de carregamento super-rápido e ultrarrápido podem demorar entre 10 a 30 minutos.
Cada um destes tempos apresentados está dependente dos fatores acima mencionados.
Como pagar os carregamentos na rede Mobi.E?
Há dois métodos de pagar o carregamento de um veículo elétrico num posto público:
- O cartão CEME de forma física, que é entregue quando o utilizador de carro elétrico adere a um fornecedor de energia para mobilidade elétrica, como a EDP (com o cartão EDP Charge);
- Uma aplicação para telemóvel, que será um cartão CEME virtual, mas que irá fornecer mais informação, como a monitorização do carregamento (em tempo, energia e custo), configurar débitos automáticos ou pré-pagamentos, guardar faturas, entre outros.
O que vai pagar depende não só de quanto carregou o carro, mas também da potência que utilizou e dos tarifários da operadora.
Segundo a UVE, percorrer 100 km num veículo elétrico custa, em média:
- 7,79€ se carregar na rede pública (0,498€ por kWh, em média);
- 3,19€ se carregar em casa com tarifa simples (0,203€ por kWh, em média);
- 2,11€ se carregar em casa com tarifa bi-horária (0,135€ por kWh, em média).
A rede de carregamento em todo o país está a crescer e a EDP faz parte deste movimento que torna a mudança para o carro elétrico mais vantajosa, prática e eficaz.
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