Os carros elétricos já não são o futuro - são o presente. E vieram para ficar. Com a expansão da rede de carregamento e a evolução tecnológica, carregar carros elétricos tem vindo a tornar-se cada vez mais acessível e eficiente.
Os carros elétricos já são uma realidade para muitas famílias e empresas. Em Portugal, o crescimento da rede de mobilidade elétrica é evidente. Em 2024, foi registado o melhor ano de sempre para a Mobilidade Elétrica em Portugal, com novos recordes.
Segundo a MOBI.E, os carregamentos subiram 65% e os utilizadores distintos 64% face ao ano anterior, com o mês de dezembro a contar com mais de 600 mil carregamentos pela primeira vez. Segundo a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), a previsão para 2025 aponta para cerca de 7,7 milhões de carregamentos anuais em mais de 12 mil pontos de carregamento espalhados pelo país, representando um aumento de 30% face à estimativa de 5,94 milhões na utilização de carregadores de carros elétricos para o ano de 2024.
A nível global, o cenário não é diferente. A Gartner, uma das principais empresas de análise e consultoria do mundo, estima que até ao final de 2025, existirão 85 milhões de veículos elétricos (VE) em circulação. Este aumento reflete não só a procura por alternativas mais sustentáveis e pela redução de emissões de carbono, mas também os avanços tecnológicos que têm tornado os carros elétricos mais acessíveis e eficientes.
Se tem ou está a pensar adquirir um carro elétrico, é normal que lhe surjam algumas questões quanto ao carregamento - Como carregar um carro elétrico? Qual o custo? E quais as melhores soluções? - Neste artigo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber, quer pretenda carregar o seu veículo em casa ou na rede pública.
1. Combustíveis fósseis vs. Eletricidade
Foi com a Revolução Industrial, no século XVIII, que se começou a usar combustíveis fósseis e, desde então, o seu uso massificou-se.
A venda de carros elétricos tem vindo a aumentar significativamente. O ano de 2024, por exemplo, encerrou com um novo recorde de vendas, tendo sido registados mais de 10.000 veículos elétricos –só em Portugal. Estes são uma alternativa mais limpa e amiga do ambiente, já que não dependem de combustíveis fósseis para circular.
2. Onde carregar um carro elétrico?
Atualmente, existem diversas soluções práticas e inovadoras que garantem flexibilidade e comodidade no carregamento, seja em casa, num condomínio, no trabalho ou em postos públicos. Explicamos tudo mais abaixo.
Carregamento em postos públicos
Com o seu Cartão CEME, como o Cartão EDP Charge, disponível em versão virtual ou física e obtido gratuitamente, pode carregar o seu veículo em qualquer ponto da rede pública. Além disso, se for cliente EDP Comercial, pode beneficiar ainda de um desconto de 20% nos seus carregamentos. Procure o ponto mais perto de si da rede Mobi.E e carregue o seu veículo elétrico de forma rápida.
Carregamento em casa ou em condomínios
Se procura uma maior conveniência, carregar o carro elétrico em casa também é uma opção. Atualmente, existem diferentes opções de carregadores domésticos, adaptados às necessidades de carregamento do seu veículo. Além de o seu carregamento ser mais seguro do que através de uma tomada convencional, podem carregar até 10x mais rápido do que estas e são também mais eficientes.
Caso more num condomínio e, por acordo dos condóminos, pretendam instalar uma opção de carregamento comum, saiba que tal também é possível. Na EDP, por exemplo, pode encontrar a solução adequada, chave na mão, com acerto de contas automático e smart charging, que permite carregar vários veículos elétricos em simultâneo. Saiba mais sobre esta solução aqui.
3. Como carregar um carro elétrico?
Existem várias formas e locais para carregar o seu veículo elétrico. Explicamos tudo de seguida.
Em casa
Em casa pode carregar com as seguintes soluções:
- Tomada convencional - usar uma tomada convencional com carregamentos até 10A, sendo que poderá demorar cerca de 8 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia. Esta opção é menos recomendada, pois conforme mencionámos antes, as tomadas normais não estão preparadas para longas sessões de carga e poderão estragar a instalação elétrica da sua casa.
- Carregador doméstico - se tem um carro elétrico, a melhor solução para o carregar em casa passa mesmo por investir num carregador doméstico, ou charger. Trata-se de um posto de carregamento doméstico de fácil instalação que garante um carregamento até 10 vezes mais rápido do que uma tomada comum – entre 4,5 e 2,5 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia, conforme a potência do carregador e do carro. Além da rapidez, este equipamento garante uma maior segurança do carregamento, nomeadamente na proteção contra sobrecargas elétricas e preservação da bateria, e flexibilidade para poder carregar quando quiser, sem depender dos postos públicos.
Uma dica: Aproveite o período de vazio da tarifa bi-horária ou tri-horária para carregar o veículo durante a noite. Saiba mais aqui.
Na rede pública
Para carregar o seu carro elétrico enquanto está em viagem, ou fora de casa, pode recorrer à rede pública de carregamento MOBI.E, através de um cartão para carregar em postos públicos. Para o conseguir, só tem de escolher um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), como a EDP, e aderir a uma proposta comercial. Depois disso, irá receber o seu cartão de acesso a todos os postos de carregamento da rede MOBI.E.
Para carregar num posto público, deve:
1. Passar o Cartão EDP Charge no posto;
2. Selecionar o carregamento pretendido;
3. Escolher a tomada;
4. Ligar a ficha ao carro;
5. Passar o cartão no posto e terminar o carregamento;
6. Retirar a ficha do carro.
A rede MOBI.E conta com postos de carregamento lentos, médios, rápidos e ultrarrápidos. Contudo, de forma a preservar a bateria do seu carro, os postos de carregamento rápidos devem ser evitados sempre que possível e utilizados apenas em casos de emergência. Não deve deixar que a bateria descarregue completamente. Recomenda-se que esta seja carregada apenas até aos 80%, para evitar o seu desgaste.
4. Quanto custa carregar um carro elétrico?
Conduzir um carro elétrico é significativamente mais barato do que um veículo a combustão, uma vez que carregar a bateria custa bastante menos do que atestar o depósito. De acordo com o Índice Anual Car Cost Index 2020 da Leaseplan, em Portugal, ter um carro elétrico pode representar uma poupança mensal de 100 € face a um veículo a diesel, e de 219 € em comparação com um carro a gasolina. No entanto, aquilo que irá gastar depende de muitos fatores e variáveis.
É importante saber que para além do valor base de consumo de energia por kWh, o custo de carregamento inclui outras taxas e tarifas. Passamos a explicar: para poder utilizar os pontos de carregamento tem obrigatoriamente de ter um cartão de acesso, com o qual irá ser definido o valor que lhe será cobrado para carregar o seu carro nos postos de carregamento. O contrato pode estipular um valor por kWh ou definir um valor fixo mensal.
Para além deste valor, o custo para carregar o carro elétrico inclui também a tarifa do Operador de Posto de Carregamento (OPC), que é da exclusiva responsabilidade da empresa concessionária e está indicada no posto de carregamento e na plataforma que utilizada para gerir os seus carregamentos, como a EDP Charge, por exemplo.
Por fim, estes valores podem até variar de posto para posto (mesmo sendo operados pela mesma empresa), dependendo da procura. Resumindo, o custo de carregamento de um carro elétrico depende:
- Da tarifa definida no contrato com o CEME (componente energia);
- Da tarifa de operação do posto de carregamento (OPC);
- Da tarifa EGME EME;
- Das taxas e impostos a pagar ao Estado.
Se contemplarmos a EDP Comercial como CEME contratado e empresa que operacionaliza o posto escolhido, a poupança pode ser de 18 € por carregamento, num carro com uma autonomia de cerca de 300 quilómetros. Este valor pode servir de referência para a poupança, mesmo ao nível dos carregamentos feitos em casa. No entanto, este valor está dependente do contrato e das condições de cada cliente.
Resumindo, apesar de os carros elétricos ainda serem mais caros do que carros movidos a combustíveis fósseis - diferença que vai diminuir significativamente nos próximos tempos, com o desenvolvimento da tecnologia e baterias - o que se consegue poupar em combustível ao longo dos anos permite abater a diferença.
A isto, junta-se o facto de a autonomia dos carros elétricos ser cada vez maior e de existirem hoje diversas alternativas de carregamento, sendo que a tendência é para que cresçam exponencialmente nos próximos anos. Aqui fica um resumo:
Carregar em casa
O custo de carregar um carro em casa depende do contrato elétrico e do equipamento utilizado:
- Tomada convencional: Solução mais acessível, mas menos eficiente;
- Wallbox: Mais rápida e otimizada, com custos menores ao aproveitar tarifas noturnas.
Carregar na rede pública
Em 2025, o custo na rede pública será reduzido devido à diminuição da tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), gerida pela MOBI.E:
- Tarifa EGME por carregamento: 0,1572€ (menos 37,1% do que em 2024);
- Redução para operadores e comercializadores: Torna os preços finais mais acessíveis para os utilizadores.
Para além disto, deve ainda ter em conta todas as vantagens financeiras de ter um carro elétrico e que, ao fim do ano, representam uma poupança significativa na carteira: estacionamento gratuito nalguns municípios e isenção de Imposto Único de Circulação (IUC) e Imposto Sobre Veículos (ISV).
Bons carregamentos!