Saiba porque é que deve manter esta peça do aparelho sempre em boas condições e aprenda a limpá-la.
O ar condicionado é a solução mais eficiente para aquecer e arrefecer o ambiente, controlando a temperatura para garantir o máximo conforto, mas também pode ter outras funções, como ventilador (fan) que serve apenas para ventilar o ar, não alterando a temperatura, e desumidificador (dry) que serve para remover a humidade do ar. Ao combinar estas funções, torna-se na opção mais rentável para climatizar qualquer casa, já que é necessário investir apenas num aparelho, que pode ser usado tanto no inverno como no verão. Além disto, o ar condicionado é cerca de três vezes mais eficiente do que um aquecedor elétrico tradicional, ou seja, gasta três vezes menos energia.
Os sistemas de ar condicionado são compostos por unidades exteriores e interiores e podem ser de dois tipos:
- Monosplit - ideal para climatizar uma divisão
- Multisplit - recomendado para climatizar várias divisões
A unidade exterior é responsável pelo processo de refrigeração e a interior é a que emite o ar - quente ou frio - para a habitação. Mas qualquer que seja o seu modelo, todos têm uma coisa em comum: o filtro.
O filtro é essencial para o bom funcionamento do ar condicionado, já que é responsável por manter o pó, a sujidade e outras partículas do ar longe do motor do aparelho. Mas à medida que vão limpando o ar, é inevitável que os filtros comecem a ficar sujos com a acumulação de detritos, e é precisamente por isso que precisam de manutenção periódica e limpeza constante.
Porque é que o filtro deve ser limpo regularmente?
Quando o filtro do ar condicionado está sujo, a sua função fica comprometida. A sujidade faz com que o sistema de ar condicionado “sufoque” com a entrada de ar, já que entope as bobinas, e gera detritos que podem espalhar impurezas pela casa. Para além disso, o pó e as outras partículas que ficam no filtro, impedem o fluxo constante de ar limpo, fazendo com que todo o aparelho comece a sobreaquecer. Quando isso acontece, o ar condicionado é obrigado a usar mais energia para empurrar o ar, o que se traduz numa fatura de eletricidade mais alta ao fim do mês. E é meio caminho andado para que, mais cedo ou mais tarde, o seu ar condicionado avarie e tenha de o substituir por um novo. Assim, existem várias as razões para limpar os filtros do aparelho com regularidade.
Garantir o bom funcionamento do aparelho
Como já referimos, a sujidade acumulada no filtro compromete o normal funcionamento do ar condicionado. Mesmo com a sobrecarga de força a que o aparelho fica sujeito para conseguir climatizar a habitação, o fluxo de ar não será suficiente. Para além disso, um menor fluxo de ar faz com que se comece a acumular gelo nas bobinas, provocando o sobreaquecimento do aparelho e, consequentemente, falhas no sistema. Um filtro limpo garante, assim, melhor circulação do ar, climatização adequada e um uso eficiente do equipamento.
Evitar alergias e doenças respiratórias
O filtro é responsável por reter partículas, garantindo um ar puro e de qualidade. Contudo, a sujidade do filtro faz com que a qualidade do ar diminua significativamente, podendo até afetar a nossa saúde. Os microorganismos que proliferam no ar devido a um filtro sujo - ácaros, bactérias e fungos - podem provocar doenças do foro respiratório, como rinite, asma, bronquite ou sinusite. E para pessoas dos grupos de riscos, como crianças, bebés, idosos ou grávidas, o perigo é ainda maior, podendo mesmo levar a infeções respiratórias. Assim, e para evitar a proliferação destes microorganismos e as doenças que provocam, deve ser garantida a limpeza correta e frequente do filtro do ar condicionado.
Aumentar o tempo de vida útil do ar condicionado
Ter um equipamento que funciona de forma correta, sem problemas e sem falhas no sistema, é sinal que, provavelmente, ele irá durar muitos anos. E, no caso do ar condicionado, a melhor forma de garantir que isso acontece é fazendo uma manutenção regular e limpando o filtro com frequência. Dessa forma irá estar a aumentar a longevidade do seu equipamento. E o melhor de tudo é que, a longo prazo, a sua carteira agradece: economiza na conta da eletricidade, já que o aparelho irá funcionar de forma eficiente, sem ter que usar demasiada energia, e economiza no próprio equipamento de ar condicionado, pois tão cedo não precisará de o substituir.
Como é que se deve limpar o filtro do ar condicionado?
Para um correto funcionamento do aparelho, é muito importante saber limpar o filtro do ar condicionado de forma correta. Para o fazer deve seguir estes passos:
1. Desligue o ar condicionado para poder trabalhar de forma segura (um ar condicionado pode estar ligado a uma tomada elétrica - neste caso é só retirar da tomada; ou estar ligado diretamente a um circuito elétrico da casa - aí é necessário desligar o disjuntor associado ao equipamento, diretamente no quadro elétrico da habitação)
2. Retire o painel frontal e limpe-o com um pano seco ou, caso seja necessário, pode passá-lo por água morna. Depois de retirar o painel vai ver de imediato onde se encontra o filtro
3. Retire o filtro com cuidado e verifique em que condições se encontra: pode precisar apenas de uma limpeza ou até mesmo de ser substituído
4. Se utilizar filtros reutilizáveis, limpe-o com o aspirador, utilizando a escova, ou, no caso de estar muito sujo, lave-o com água morna (sempre na direção oposta à entrada de ar); por outro lado, se utilizar filtros descartáveis, então a solução é mesmo trocar
5. Deixe o filtro secar completamente antes de o voltar a colocar no ar condicionado
6. Volte a colocar cuidadosamente o filtro no aparelho e coloque o painel frontal
Não se esqueça de consultar sempre as instruções do fabricante, pois poderá ser necessário mais algum cuidado extra, e não use produtos químicos na limpeza do filtro.
Quando é que se deve limpar o filtro do ar condicionado?
Esta é uma das dúvidas mais comuns para quem tem este tipo de equipamentos em casa e não há propriamente uma resposta correta. A periodicidade recomendada para a limpeza do filtro depende de vários fatores, como a atmosfera e o tempo de funcionamento do aparelho. Mas, de uma forma geral, este deve ser limpo duas vezes por ano: em junho para preparar os dias mais quentes e em outubro em antecipação dos dias frios. Desta forma garante a boa qualidade do ar em sua casa e controla a quantidade de energia que gasta.
No entanto, deve também estar atento a outros fatores que podem influenciar a frequência com que se limpa o filtro:
- Tenha em atenção o nível de refrigeração e de aquecimento da sua casa. Se notar que as divisões não ficam frescas ou quentes como é habitual, então é porque, provavelmente, o filtro está sujo
- Fique atento, também, à sua fatura da eletricidade. Se houver uma variação alta no valor que costuma pagar, poderá ser sinal de que o ar condicionado está a trabalhar em esforço, sendo necessário limpar o filtro.
Por fim, deixamos-lhe um truque para garantir que não descura a limpeza do filtro e a manutenção do seu ar condicionado: aponte sempre numa agenda a data da última limpeza e assim terá a certeza que o seu equipamento funciona de forma correta e dura bastantes anos.