EDP e Médicos do Mundo juntos na ajuda a Ucrânia

EDP e Médicos do Mundo juntos na ajuda a Ucrânia

Estamos a fazer uma recolha de bens de primeira necessidade para enviar para a Ucrânia. Saiba onde e como pode fazer a diferença com a sua ajuda.

Aconteceu aquilo que mais temíamos. O drama da guerra voltou a assolar a Europa, mais concretamente a Ucrânia - país com o qual Portugal criou, ao longo das últimas três décadas, uma bonita “amizade improvável”, devido às distâncias geográficas e até culturais entre os dois países.

Esta guerra levou a que milhões de ucranianos – sobretudo idosos, mulheres e crianças – fossem forçados a abandonar o país para poderem sobreviver, usando como porta de saída os países a ocidente, mais concretamente a Moldova, a Eslováquia e, sobretudo, a Polónia. Nestes países fronteira, os desafios humanitários são gigantescos e começam a escassear até os bens materiais de primeira necessidade.

Em parceria com a Médicos do Mundo, estamos neste momento a fazer uma recolha de bens de primeira necessidade para enviar para a fronteira da Polónia com a Ucrânia e queremos envolver todos aqueles que queiram fazer parte desta iniciativa: colaboradores, fornecedores e até clientes da EDP Comercial. Porque sabemos que, juntos, conseguimos fazer a diferença.

COMO PODE AJUDAR?

Para ajudar, basta entregar alguns dos bens necessários nas lojas EDP aderentes – ver mais abaixo quais os bens necessários e as lojas aderentes. Estas lojas terão caixas devidamente identificadas, onde todos os que quiserem participar poderão depositar os artigos.

QUAIS OS BENS E ARTIGOS NECESSÁRIOS?

Pode consultar aqui a lista completa dos artigos mais urgentes para a assistência aos refugiados. Esta lista está em constante atualização, conforme as necessidades nos locais.
Ainda assim, destacamos alguns dos artigos que estarão a ser recolhidos nas lojas aderentes.

Itens de Apoio Geral

  • Comida de bebé
  • Artigos de higiene
  • Ligaduras, compressas, pensos adesivos de vários tamanhos
  • Gaze, estéreis e não estéreis
  • Toalhitas desinfetantes e de bebé
  • Desinfetantes para tratamento de mãos

Medicação e Equipamentos Médicos

  • Medicamentos (paracetamol, ibuprofeno, tanto para adulto, como para crianças, entre outros)
  • Bacitracina
  • Bephantene
  • Paracetamol e ibuprofeno
  • Luvas de latex médicas e cirúrgicas
  • Máscaras de proteção médica

QUAIS AS LOJAS EDP ADERENTES A ESTA INICIATIVA?

Neste momento, a iniciativa estará a decorrer em 7 lojas de Portugal Continental, distribuídas por 6 distritos - Bragança, Porto, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro.
Abaixo pode consultar a morada e o horário de cada loja EDP aderente a esta iniciativa.

Beja
Rua Dr. Augusto Barreto, 23, 7800-172 Beja
Segunda a Sexta: 08h30 - 18h00

Bragança
Rua do Loreto, 186 B Loja 2, 5300-189 Bragança
Segunda a Sexta: 08h30 às 18h00

Cascais
Rua Visconde Luz, 18, 2750-414 Cascais
Segunda a Sexta: 08h30 - 18h00

Lisboa - Marquês Pombal
Rua Camilo Castelo Branco, 43, 1050-044 Lisboa
Segunda a Sexta: 08h30 - 18h30

Portalegre
Rua 1º de Maio, nº 81 Loja O, 7300-205 Portalegre
Segunda a Sexta: 09h00 às 17h30

Portimão
Av. 25 de Abril, 8500-511 Portimão
Segunda a Sexta: 08h30 - 18h00

Porto – Boavista
Av. da Boavista, 702, 4100-111 Porto
Segunda a Sexta: 08h30 às 18h00

TEM REGISTO NO PLANETA ZERO?

No caso de já estar registado no Planeta Zero, pode participar nesta recolha de bens e ganhar Zs, inscrevendo-se no desafio global. Se ainda não tem registo, aproveite e registe-se.

Juntos, vamos levar ajuda a quem mais precisa.

A RESPOSTA DA EDP À CRISE HUMANITÁRIA

A EDP está a mobilizar recursos e equipas, em várias geografias, com um pacote de medidas de resposta à emergência humanitária gerada pelo conflito na Ucrânia. Até ao momento foram anunciadas colaborações com organizações como a Cruz Vermelha, a Médicos do Mundo, e outras entidades e municípios locais, parceiros da EDP Renováveis.

Adicionalmente, foi celebrada uma parceira entre a EDP e a Jerónimo Martins para financiar a entrega de alimentos a refugiados. Esta parceria, que envolve empresas com presença no mercado Polaco há mais de uma década, reflete o compromisso das empresas para com as comunidades locais.

Estas iniciativas são complementadas por ações internas lançadas pelos voluntários da EDP, articulando colaboradores e parceiros, nos vários países em que a empresa está presente, para a entrega de bens essenciais necessários ou até de donativos financeiros, dando uma resposta concertada às principais carências identificadas por quem está no terreno.

Paralelamente, e para responder às dificuldades evidentes de acesso a energia vividas no local pelos refugiados, a EDP disponibilizou 2.350 powerbanks, já entregues na Polónia. Neste envio, seguiram ainda perto de 400 items adicionais como mantas ou lenços de pescoço. O esforço das equipas envolvidas desde Portugal à Polónia foi notório, com a missão de entregar as powerbanks já carregadas às famílias de refugiados que se encontravam na estação de comboio, perto da sede EDP Comercial, em Varsóvia.

Além deste pacote de medidas mais urgente, a EDP está a promover uma frente de apoio a refugiados em Portugal e outros países onde está presente, que poderá envolver alojamentos temporários para refugiados ucranianos e o fornecimento de energia a centros de acolhimento. Também está prevista a criação de oportunidades de emprego e o ensino de línguas locais a refugiados em diferentes pontos da Europa onde sejam recebidos, através de parcerias do Programa de Voluntariado interno da empresa.

A EDP quer ainda envolver outras áreas da sociedade no apoio à população ucraniana e nesse sentido, está a preparar o lançamento de um fim de semana solidário no maat, em Lisboa, onde o valor da bilheteira reverte totalmente para uma organização no terreno.

A resposta do Grupo EDP a emergências humanitárias marca a história da empresa. Ao longo dos últimos anos, a EDP tem procurado contribuir de forma relevante a situações de emergência que assolam o mundo e que afetam pessoas e comunidades, em parceria com organizações no terreno, como foi o caso dos incêndios em 2017 em Portugal e em Espanha; o furacão Harvey em Houston nos Estados Unidos; o Ciclone Idai, que afetou sobretudo a região da Beira em Moçambique; e mais recentemente, a resposta de emergência à pandemia COVID-19.

 

 

EXCLUSIVOS PLANETA ZERO

apoiar projeto

Apoiar Projetos

Vote e apoie iniciativas sustentáveis e ajude quem ajuda o planeta.

sorteios

50 Packs Smart

Ganhe um pack living e seja mais verde!

Até 31 mai 2022

sorteios

Retiro de Yoga

Conexão em cada respiração num retiro de yoga com 2 noites no BukuBaki Eco Resort.

Até 31 mai 2022

sorteios

Bicicleta elétrica

A forma mais limpa de “voar” pela cidade! Made in Portugal, a pensar no planeta.

Até 30 jun 2022