
Perguntas frequentes
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Que documentos preciso para contratar?
Para fazer um novo contrato, será necessário saber a data em que pretende que seja feita a ligação, bem como ter consigo os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão (se ainda tiver o Bilhete de Identidade também necessita do seu Cartão de Contribuinte)
- Os códigos CPE ou CUI do novo local. Saiba o que são e onde pode encontrá-los aqui.
- Um comprovativo da nova morada, que poderá ser um dos seguintes:
- Escritura de compra e venda
- Contrato promessa de compra e venda
- Contrato de arrendamento
- Contrato de cessão de exploração/trespasse
- Contrato de comodato
- Habilitação de herdeiros.
Poderá, ainda, ser necessário apresentar os seguintes documentos:
- Se for um cliente com necessidades especiais, deve entregar o formulário e a declaração médica comprovativa da necessidade. Saiba mais aqui.
- Caso não seja o titular do contrato a fazer a alteração, deve ser entregue uma procuração em que o cliente delega a um terceiro a autorização para celebrar o contrato em seu nome.
- Caso esteja a aderir a um plano que inclua fornecimento de gás poderá ser necessário ter consigo uma declaração de inspeção válida e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural - Declaração de conformidade da instalação. Saiba mais sobre as inspeções de gás ou os casos em que poderá estar isento de pedir um novo certificado.
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O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.