Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Novo contrato

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    O que é a opção horária?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é cobrada em função do horário de consumo. É a opção horária que determina se o preço do consumo de eletricidade é o mesmo em qualquer horário ou se há horários mais económicos do que outros.

    O que é um ciclo diário e um ciclo semanal?

    A opção horária pode obedecer a um ciclo semanal ou diário:

    • Ciclo diário: os períodos horários são iguais todos os dias do ano 
    • Ciclo semanal: os períodos horários mais económicos são diferentes nos dias úteis e aos fins de semana

    Opções horárias

    Quais são as opções horárias disponíveis?

    Pode escolher entre três opções horáriassimples, bi-horária ou tri-horária. Cada opção corresponde a uma modalidade diferente de faturação do consumo de eletricidade. Conheça cada uma e saiba qual a melhor para si.

    Simples

    A tarifa da eletricidade é a mesma (tarifa normal) todos os dias da semana e em qualquer época do ano.

    Bi-horária

    A tarifa da eletricidade depende do horário de consumo. O consumo de eletricidade pode ser cobrado à tarifa de fora de vazio ou vazio.

    • Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana, onde os níveis de consumo são mais baixos.
    • Horas fora de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é normalmente superior e, por isso, é mais caro

    Se optar pelo ciclo semanal, o horário varia também em função da época do ano.

    Tri-horária

    A tarifa da eletricidade depende do horário de consumo. O consumo de eletricidade pode ser cobrado à tarifa de ponta, cheias ou vazio.

    Quer opte pelo ciclo semanal ou diário, o horário varia em função da época do ano.

    • Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana, onde os níveis de consumo são mais baixos
    • Horas de cheias: horas em que o consumo de eletricidade é cobrado a um preço intermédio
    • Horas de ponta: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais caro

    Quer opte pelo ciclo semanal ou diário, o horário varia em função da época do ano.

    Quais são os períodos horários mais económicos?

    O período de consumo de eletricidade mais económico depende da opção horária que tem contratada.

    Para saber qual é o seu caso, aceda à sua área de cliente e:

    • Selecione o contrato que pretende consultar e aceda a Alterações ao contrato
    • Na secção Eletricidade, consulte o campo Opção horária

    Como alterar a opção horária?

    Caso pretenda alterar a sua potência contratada, basta seguir os passos acima descritos e selecionar a opção pretendida.

    Em alternativa, pode contactar-nos através das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local).

    Qual a melhor opção?

    A melhor opção horária varia de acordo com fatores como o nível de consumo de eletricidade, o horário preferencial de consumo, a capacidade de adaptar os consumos à opção contratada, entre outros. De uma forma genérica e para um ciclo diário, as vantagens de cada opção podem resumir-se da seguinte forma:

    • Opção simples: ideal para quem tem os consumos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo a partir das 22h é inferior a 20% do total do seu consumo diário
    • Opção bi-horária: ideal para quem tem mais de 40% dos consumos diários entre as 22h e as 8h. Se o seu consumo de energia é mais elevado após as 22h (por exemplo, se usa máquinas de lavar/secar roupa ou forno elétrico a partir dessa hora) poderá considerar a opção bi-horária
    • Opção tri-horária: ideal para quem tem mais de 20% dos consumos diários entre as 22h e as 8h e não consome nos períodos 9h00-10h30 e 18h00-20h30, uma vez que a tarifa nesses períodos é mais elevada

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

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