Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    A minha casa já tem um contador de gás

    Para aderir a um plano que inclua fornecimento de gás será necesário ter consigo uma declaração de inspeção válida e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural - Declaração de conformidade da instalação. Saiba mais aqui.

    A minha casa não tem contador de gás

    Se a sua casa não tem contador de gás e pretende contratar os serviços da EDP no mercado livre, deve pedir uma instalação e ligação de gás natural ao Operador de Rede de Distribuição de Gás da sua área de residência.

    Saiba aqui qual é o seu distribuidor de gás.

    Qual é o custo de uma ligação à rede?

    Receberá do seu operador de rede de distribuição um orçamento dos encargos para a construção da infraestrutura de ligação, com os seguintes elementos:

    • Caudal máximo disponível (N m3/h)
    • Extensão das tubagens e respetivos diâmetros
    • Identificação do ponto de ligação à rede
    • Outras características consideradas relevantes para a ligação

    A ligação à rede de distribuição de gás implica encargos com a construção da infraestrutura de ligação (para uso exclusivo ou partilhado), encargos com os estudos e eventuais encargos com a alteração de ligações já existentes. Esses valores ser-lhe-ão apresentados no orçamento que receberá do seu operador de rede de distribuição de gás.

    Preciso de ter eletricidade para instalar o gás?

    Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de Gás.

    Caso não tenha contrato de eletricidade ativo em casa e pretenda ligar o gás natural, pode aderir de forma simples e rápida à oferta dual (eletricidade + gás natural) da EDP no mercado livre. Saiba mais aqui.

    Posso ter apenas gás natural com a EDP Comercial? Como?

    Sim, temos disponível uma oferta apenas com gás natural. Para aderir, ligue-nos para 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    Consulte e saiba mais aqui:

    Condições gerais do contrato de fornecimento de energia

    Plano Gás Natural

    Tarifário Mono-gás

    Já sou cliente

    Mais pesquisadas

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.