Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Fundo azul

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes Conhecer serviços Funciona Negócios

    O que é o serviço Funciona e o que está incluído?

    O que é o serviço Funciona?

    Funciona é o serviço da EDP Comercial que:

    - garante segurança com a revisão das instalações de gás e de eletricidade, certificação de gás e com a manutenção anual de até 5 extintores;

    - proporciona poupança com a assistência técnica aos eletrodomésticos e instalações; e

    - assegura maior conforto com a manutenção da caldeira a gás.

    Saiba mais sobre o serviço Funciona Negócios e escolha a melhor alternativa para si.

    Os ensaios e verificações efetuados no âmbito do serviço Funciona Negócios estão em conformidade com a legislação, a regulamentação e as normas técnicas portuguesas aplicáveis.
    Consulte aqui as condições gerais do serviço Funciona Negócios. 

    O Funciona é um serviço de revisão, check-up e assistência técnica, válido em Portugal Continental. Inclui um plafond de assistência técnica, e pode incluir a revisão das instalações de energia, check-ups a equipamentos e ainda manutenção de caldeira e ar condicionado.

    Revisões

    Revisão anual da instalação de eletricidade e de gás

    - Eletricidade: inclui 10 testes e verificações para avaliar o estado da instalação de eletricidade e identificar eventuais anomalias, como situações que possam gerar sobrecargas ou curto-circuitos, prevenindo, desta forma, riscos de incêndio ou danos em equipamentos

    - Gás: inclui 15 testes e verificações com o objetivo de averiguar o estado da sua instalação de gás e identificar possíveis anomalias que possam originar fugas de gás, excesso de monóxido de carbono provocado por uma deficiente combustão ou exaustão, prevenindo assim riscos de intoxicação ou explosão.

    OU

    Certificação de Gás

    Serviço obrigatório para todos os Clientes que pretendam realizar um novo contrato, uma nova ligação de gás, alterar a titularidade ou mudar de comercializador e cuja instalação não disponha de um certificado de gás válido. A certificação de gás é obrigatória nos seguintes casos:

    - A cada 5 anos em instalações com mais de 10 anos;
    - A cada 3 anos em instalações de gás afetas a edifícios e recintos onde se desenvolvem atividades de restauração, hotelaria, administrativas, comerciais, desportivas, escolares, hospitalares, entre outros.

    Manutenção

     

    Desde o dia 15 de fevereiro de 2024 que os equipamentos de caldeira  e ar condicionado passaram a estar incluídos nas assistências e manutenções standard dos Packs EDP sem necessidade de pagamento de um valor extra. Clientes com o serviço Funciona/Packs contratado antes desta data que tenham interesse na assistência a estes equipamentos podem migrar, de forma gratuita, para a versão mais recente do produto.

    Assistência técnica

    Plafond em assistência técnica (deslocação e mão de obra), incluindo:

    • avarias de instalações e equipamentos - gás e eletricidade
    • avarias de equipamentos – esquentador, fogão, forno, frigorífico, arca congeladora, máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa e máquina de secar, placas de cozinha, termoacumulador e exaustor

    Serviços Urgentes

    Assistência 24h/dia e 365dias/ano em urgências que exigem intervenção imediata, como canalizações, vidros partidos, fechaduras, instalações de gás natural e eletricidade.