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Perguntas frequentes

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes Fazer novo contrato

    O que preciso de saber para contratar?

    Que documentos preciso para contratar?

    Saiba quais os documentos necessários para fazer um contrato.

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    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

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    O que é cobrado na fatura de energia?

    O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa diz respeito à potência elétrica contratada e ao escalão de consumo de gás, enquanto que a componente varíavel inclui a energia consumida no período e as taxas e impostos.

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    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

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    O que é um escalão de consumo de gás?

    As tarifas de gás natural no mercado livre dividem-se em quatro escalões de consumo, determinados pelo nível de consumo anual de cada cliente. Pode consultar o seu escalão de gás natural na fatura ou na sua área de cliente.

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    Quais são as condições do meu novo contrato?

    O seu contrato de eletricidade e/ou gás natural é composto por condições gerais (aplicáveis a todos os contratos) e particulares (que dependem do plano de energia e serviços contratados). Para conhecer em detalhe as condições aceda à página "Tarifários".

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    Que meios de pagamento tenho disponíveis?

    Pode pagar as suas faturas através de débito direto, multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes. Caso pretenda garantir o pagamento atempado das suas faturas, com a máxima comodidade e sem preocupações, o débito direto é a melhor solução.

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    Sobre a Fatura Eletrónica

    A Fatura Eletrónica é igual à fatura que lhe chega por correio e cumpre todas as exigências legais. O que muda é apenas a forma de envio: chega até si por e-mail.

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    Sobre a Conta Certa

    A Conta Certa é um acordo que lhe permite pagar um valor fixo na fatura de eletricidade e/ou gás natural durante 11 meses, fazendo um acerto de contas no 12º mês. Saiba aqui como aderir, alterar ou cancelar a conta certa.

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    Como registar clientes com necessidades especiais?

    Se for um cliente com necessidades especiais (limitações visuais, auditivas, olfativas ou no domínio da comunicação oral), deve entregar o respetivo formulário e a declaração médica comprovativa da necessidade. Saiba como solicitar.

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    Como registar clientes prioritários?

    Clientes prioritários são aqueles que prestam serviços de segurança ou saúde fundamentais à comunidade e para os quais o fornecimento de eletricidade ou de gás natural é essencial. Se for um cliente prioritário, deve entregar o respetivo formulário.

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    Estamos disponíveis

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