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Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes Fazer novo contrato

    O que preciso de saber para contratar?

    Que documentos preciso para contratar?

    Saiba quais os documentos necessários para fazer um contrato.

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    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

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    O que é cobrado na fatura de energia?

    O preço da energia é composto por uma parte fixa e outra variável. A parte fixa diz respeito à potência elétrica contratada e ao escalão de consumo de gás, enquanto que a componente varíavel inclui a energia consumida no período e as taxas e impostos.

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    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

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    O que é um escalão de consumo de gás?

    As tarifas de gás natural no mercado livre dividem-se em quatro escalões de consumo, determinados pelo nível de consumo anual de cada cliente. Pode consultar o seu escalão de gás natural na fatura ou na sua área de cliente.

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    Quais são as condições do meu novo contrato?

    O seu contrato de eletricidade e/ou gás natural é composto por condições gerais (aplicáveis a todos os contratos) e particulares (que dependem do plano de energia e serviços contratados). Para conhecer em detalhe as condições aceda à página "Tarifários".

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