Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    A aplicação EDP Charge é a app que lhe permitirá controlar os seus carregamentos de forma simples e rápida, consultar os postos de carregamento que tem ao seu dispor, associar o seu cartão EDP Charge à sua aplicação e consultar o histórico de carregamento

    Pode fazer download na App Store ou Google Play. 

    Saiba mais sobre a aplicação EDP Charge aqui. 

     

    A aplicação é compatível com os Premium Charger EDP e poderá ser utilizada quer em carregadores instalados em moradias como em carregadores instalados em condomínios, variando as funcionalidades disponíveis para cada uma das situações.

    O que preciso para aceder à app EDP Charge?

    Pode aceder à aplicação EDP Charge através do seu smartphone ou tablet com acesso à internet. 

    A aplicação está disponível para dispositivos android superiores ao 5 e IOS superiores ao 14.

    Clientes sem Premium Charge EDP
    A aplicação EDP Charge é gratuita.

    Para clientes com Premium Charge EDP
    O serviço EDP Charge associado aos Premium Charger EDP (online) não tem custos associados para o Cliente durante os primeiros 24 meses de vigência do contrato. A partir do primeiro dia do 25º mês de vigência do contrato, é devido pelo Cliente à EDP Comercial o preço mensal de 3,99€ (IVA incluído) em contrapartida pelo Serviço EDP Charge (serviço opcional).


    Tem contrato de energia com a EDP Comercial e está registado na área de cliente EDP?
    Caso tenha contrato de energia (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial e já tenha efetuado o registo na área de cliente EDP, deverá efetuar login com os mesmo dados de acesso (email e palavra-passe).
    Se não se recorda da sua palavra-passe pode recuperá-la aqui.

    Tem contrato de energia com a EDP Comercial mas ainda não está registado na área de cliente EDP?
    Se tiver contrato de energia (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial e ainda não tenha efetuado o registo na área de cliente EDP, deverá efetuá-lo através da app EDP ou da Área de cliente EDP.
    Após efetuar o registo, será enviado um email para ativação da conta. Deverá aceder ao email e criar a sua palavra-passe de acesso. 

     

    Não tem contrato de energia com a EDP Comercial?
    Caso não tenha contrato de energia ativo (gás ou eletricidade) com a EDP Comercial, deverá efetuar o registo, diretamente, através da aplicação EDP Charge.
    Após efetuar o registo, será enviado um email para ativação da conta. Deverá aceder ao email e criar a sua palavra-passe de acesso. 

     

    Deverá garantir o seu registo na aplicação antes da instalação do seu Premium Charger EDP.

     

    Existem dois tipos de utilização da App EDP Charge:

     

    Carregar fora de casa: pode associar o seu cartão EDP Charge à aplicação, visualizar o mapa dos carregadores públicos disponíveis e visualizar o histórico dos seus carregamentos. Pode saber mais sobre o carregamento fora de casa aqui.


    Carregar em casa:

     

    No caso da utilização da aplicação EDP Charge com um Premium Charger EDP instalado numa moradia: 

    • Autenticação para desbloqueio do carregador; 
    • Parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata; 
    • Visualização dos consumos em kWh ou euros para permitir diferenciar os consumos do seu veículo elétrico dos restantes consumos da sua habitação. 

    No caso da utilização da aplicação EDP Charge com um Premium Charger EDP instalado num condomínio (ligado ao quadro de serviços comuns): 

    • Autenticação para desbloqueio do carregador; 
    • Parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata; 
    • Visualização dos consumos em kWh ou euros para saber quanto está a gastar a cada carregamento; 
    • Acerto de contas da energia consumida com o condomínio automaticamente através da wallet virtual da aplicação. 

    Se vive numa moradia
    Após instalação do seu carregador, pode começar desde logo a carregar o seu veículo elétrico. No entanto, para poder usufruir das funcionalidade da App EDP Charge, deve concluir o seu registo na aplicação.


    Se vive num condomínio
    Depois de concluir a instalação da componente elétrica e de comunicações, se aplicável, do seu Premium Charger, deverá aguardar 2 dias úteis antes de começar a utilizar o equipamento. A EDP Comercial irá proceder à configuração do equipamento, remotamente, para que a associação ao seu condomínio seja concluída. Esta configuração poderá levar até 2 dias úteis e até ser concluída a funcionalidade de acerto de contas não estará ativa. Poderá confirmar se o seu carregador já está configurado se o mesmo aparecer no separador “Os meus carregadores privados”, na App EDP Charge.


    Para começar a usufruir das funcionalidades do EDP Charge deverá garantir que:

      • Descarregou a aplicação, concluiu o seu registo e a ativação da sua conta;
      • Carregou a sua carteira virtual com um mínimo de 10€;
      • O seu gestor de condomínio concluiu o registo no Portal EDP Charge e configurou a sua carteira virtual.

    Para ter acesso a esta funcionalidade, é necessário configurar o serviço EDP Charge, e garantir que o condómino e condomínio seguem os passos abaixo.


    Gestor de condomínio:

    1. Registo e configuração de carteira virtual: aceda ao portal EDP e efetue o seu registo na plataforma e crie a carteira virtual.
    2. Configuração de tarifário: introduza na plataforma o tarifário contratualizado com o seu comercializador de energia, ao qual ficarão associados os custos dos carregamentos dos condóminos.
    3. Acerto de contas automático: o condomínio recebe automaticamente os valores dos carregamentos dos condóminos na sua carteira virtual, podendo transferir os valores para a sua conta bancária. 

     

    Condómino:

    1. Download app EDP Charge: faça download da app EDP Charge, registe-se e crie uma carteira virtual
    2. Carregar carteira virtual: carregue a sua carteira virtual com o seu cartão de crédito, com um mínimo de 10€ (só conseguirá carregar a sua carteira virtual depois da EDP Comercial concluir a configuração do carregador)
    3. Comece a utilizar os postos de carregamento: o valor de cada carregamento é debitado da sua carteira virtual e transferido automaticamente para a carteira virtual do condomínio.

    Para conseguir carregar a sua carteira virtual deverá seguir os passos abaixo:


    1) Clicar no menu "perfil" (canto inferior direito);
    2) Selecionar a opção "Pagamentos" e de seguida "Perfil de Pagamento Pessoal";
    3) Clicar em "Métodos de pagamento" (aqui poderá verificar qual o saldo atual);
    4) Clicar em "Adicionar saldo";
    5) Selecionar o montante pretendido bem como o método de pagamento (cartão de crédito, MBWay, referência multibanco);
    6) Depois de concluir a transação, o saldo será refletido na sua conta".

    Se vive numa moradia: basta autenticar-se através da App para desbloquear o carregador e iniciar o carregamento.

     

    Se vive num condomínio: só conseguirá iniciar o carregamento do seu veículo se possuir o valor mínimo de 10€, na sua carteira virtual.

    Se não possuir rede de comunicações no seu lugar: neste caso, o seu carregador estará no modo Plug&Charge e por isso só precisará de ligar o carregador ao veículo para iniciar o carregamento, garantindo de igual forma o acerto de contas automático. No entanto, neste modo, não conseguirá usufruir de outras funcionalidades da App EDP Charge como o agendamento de sessões de carregamento. Se pretender, pode optar por efetuar a autenticação através da App, num local com rede, para dar início ao carregamento.
    Se possuir rede de comunicações no seu lugar: desbloqueie o carregador através da App e ligue-o ao veículo, para iniciar o carregamento.

    Caso não consiga iniciar o carregamento certifique-se que possui pelo menos 10€ na sua wallet EDP Charge e que está a utilizar a versão mais recente da app EDP Charge. Deve desinstalar e instalar a app EDP Charge para garantir que está a utilizar a versão mais recente.
    Se o erro persistir, contacte a linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    O Smart Charging é um serviço disponibilizado através da App EDP Charge e que permite multiplicar o número de veículos elétricos que é possível carregar em simultâneo, evitando disparos do quadro e sem ser necessário recorrer a aumentos de potência. Os carregadores Premium Online EDP comunicam com a nossa plataforma de mobilidade, permitindo a alocação de energia aos veículos elétricos em carregamento, de forma rotativa e de acordo com um algoritmo que garante que no final do período de carregamento os carros carregaram parcial ou totalmente as suas baterias.


    No Smart Charging Estático, tal como o nome indica, o algoritmo aloca à mobilidade elétrica um valor de potência máxima pré-definido e fixo ao longo do tempo, que deverá garantir a segurança da instalação.


    Esta funcionalidade é de extrema importância para quem vive em condomínio.


    Atualmente, o serviço EDP Charge, contratado individualmente por cada condómino, disponibiliza o serviço de Smart Charging Estático, sem qualquer custo adicional.


    O pedido de ativação do serviço deverá ser despoletado pelo Gestor de Condomínio, através da linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

    No âmbito da solução de condomínios disponibilizamos também o portal EDP Charge ao gestor de condomínio para simplificar a gestão dos Premium Charger EDP instalados na garagem, que permite:

      • Monitorizar os consumos de cada carregador ligado ao quadro de serviços comuns do condomínio; 
      • Criar carteira virtual na aplicação para receber o acerto das contas da energia consumida pelos condóminos a cada carregamento. (obrigatório para iniciar carregamentos no condomínio); 
      • Configurar o tarifário de energia contratado no quadro de serviços comuns onde estão ligados os equipamentos, para possibilitar o valor monetários dos consumos em cada carregador; 
      • Transferir o valor acumulado na carteira virtual para o IBAN do condomínio quando quiser. 

    Este portal Web não tem qualquer custo para o gestor de condomínio.

    Tem contrato de energia com a EDP Comercial e está registado na área de cliente EDP?

    Caso já tenha registo na área de cliente EDP, poderá alterar o seu email diretamente na Área de cliente EDP.
    Saiba aqui como alterar o email na sua área de cliente EDP.

     

    Não tem contrato de energia com a EDP Comercial?
    Caso não tenha contrato ativo com a EDP Comercial nem acesso à Área de cliente EDP, para alterar o email de acesso à aplicação EDP Charge, deverá entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

     

    Mais pesquisadas

    Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?

    Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.

    Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos

    Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?

    Posso carregar um veículo elétrico em casa?

    Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.