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Perguntas frequentes

    Se é possível carregar o veículo elétrico diretamente numa tomada convencional, qual a vantagem de instalar um carregador na minha casa?

    As tomadas convencionais não são aconselhadas para carregamento de veículos elétricos por não estarem preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas, além de que carregam em média a 10 Amperes o que levará a um tempo de carregamento de cerca de 6 a 8 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia.

    Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança deve investir num posto de carregamento doméstico, de fácil instalação e que garante um carregamento entre 40 min a 4 horas para os equivalentes 100 quilómetros de autonomia, dependendo da potência do carregador escolhido.

    Tenho que fazer alterações à minha instalação elétrica para instalar um posto de carregamento?

    De um modo geral, para instalar um posto de carregamento na sua habitação, será necessário a instalação dos respetivos equipamentos de proteção no seu quadro elétrico e a passagem de cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador, podendo não ser necessário alterações às condições da sua atual instalação elétrica.

    Contudo, antes de ser instalado um carregador deve ser feita uma avaliação ao local para verificar a viabilidade técnica e a adequação da sua instalação elétrica.

    A potência disponível do local onde pretende instalar o carregador deve ser superior à escolha da potência do carregador, por forma a garantir que consegue manter o habitual consumo doméstico durante o carregamento do seu veículo elétrico.

    Em certas situações, poderá ser necessário alterar a atual instalação elétrica (como alteração do quadro elétrico, cabos ou disjuntor) ou até ter de realizar um pedido de aumento de potência por forma a poder usufruir de uma potência de carregamento superior e garantir simultaneamente as necessidades de consumo da habitação.

    As soluções de carregamento EDP incluem, além da instalação do carregador, uma visita técnica prévia para avaliar as condições necessárias de instalação e se serão necessários eventuais trabalhos adicionais, sendo posteriormente enviado um orçamento detalhado para sua aprovação, informando de quais as alterações a realizar à sua instalação elétrica.

    Se tiver interesse em instalar uma solução de carregamento EDP, pode contactar-nos através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional), para agendamento de uma visita técnica ao local.

    Posso utilizar qualquer posto de carregamento no meu veículo elétrico?

    Existem vários modelos disponíveis no mercado, existindo soluções carregamento doméstico desde 3,7 kW até 22 kW.

    Analise as opções disponíveis tendo em conta a instalação elétrica de sua casa ou do seu condomínio, os diferentes tipos de conectores necessários e a comodidade de utilização (por exemplo: se pretende gestão de acessos, monitorização de consumos e ligação com smartphone). E lembre-se que a potência máxima de carregamento está sempre limitada à potência do carregador interno do carro, também frequentemente mencionado como OBC (on-board charger).

    Para carregar o seu carro em casa precisa:

    • Ponto de carregamento instalado e tenha acesso ao mesmo, devendo o mesmo estar adaptado ao modo de carregamento do seu veículo elétrico;
    • Cabo de carregamento compatível com modo de carregamento do veículo elétrico, com o tipo de conector do veículo elétrico e com o tipo de carregador;
    • Conectar uma extremidade do cabo de carregamento ao carro, e caso o carregador seja do tipo tomada, ligue a outra extremidade à tomada do carregador;
    • Dependendo do tipo de carregador e modo de autenticação, em alguns casos pode precisar de utilizar um cartão RFID ou uma App no seu smartphone para poder dar início à carga do seu veículo elétrico;
    • Uma vez iniciada a carga com autenticação, o cabo fica bloqueado e não pode ser desconectado até que seja interrompida a carga ou terminada a carga do seu veículo elétrico.

    Simule aqui qual a solução de carregamento mais adequada para si.

     

    Qual a melhor hora para carregar o meu veículo elétrico?

    Para beneficiar de uma melhor hora para carregar o seu veículo elétrico, deverá verificar no seu tarifário de eletricidade se contém opção horária bi-horária ou tri-horária, e nesse caso deve optar por carregar o veículo durante a noite confirmando quais as horas vazio mais vantajosas, já que o carregamento do veículo vai ser incluído na fatura de eletricidade, segundo as condições contratualizadas com o comercializador.

    Para mais informação sobre a melhor opção horária para si, clique aqui.

    Vivo num condomínio, como posso fazer para carregar o meu veículo elétrico?

    Para carregar o seu veículo elétrico no seu condomínio é importante perceber qual:

    • O tipo de estacionamento em que se enquadra – garagem individual (box) ou lugar de estacionamento
    • O tipo de alimentação elétrica da instalação – a partir da fração do seu apartamento ou a partir do quadro de serviços comuns do condomínio
    • O tipo de utilização do carregador – exclusivo ou partilhado.

    Caso o seu lugar de estacionamento seja uma garagem individual (box), e no local exista alimentação elétrica da sua própria fração poderá instalar um carregador desde que existam condições técnicas para tal, sendo uma solução semelhante ao que seria instalado numa moradia.

     Ao carregar o seu veículo elétrico, e se for cliente EDP Comercial em casa, os consumos relativos ao carregamento serão refletidos na sua fatura de eletricidade.

    Caso o seu lugar de estacionamento esteja num espaço partilhado do condomínio, e seja permitida a utilização de carregador(es) de forma partilhada apenas por condóminos ou inquilinos do seu edifício, a alimentação elétrica da zona dedicada para o carregamento de veículos elétricos fará parte do quadro de serviços comuns do condomínio.

    O condomínio poderá optar por instalar um carregador partilhado sem gestão de acessos, permitindo que qualquer utilizador possa conectar o carregador ao seu veículo elétrico, onde os consumos realizados pelos moradores a carregar as suas viaturas serão refletidos na fatura de eletricidade do condomínio.

    O condomínio também poderá optar por instalar um posto de carregamento ligado à rede pública de mobilidade elétrica (rede MOBI.E), permitindo controlar os acessos ao carregador, restringindo apenas a moradores com cartão CEME, onde os consumos de eletricidade relativos ao carregamento são pagos por cada utilizador na sua fatura individual de mobilidade elétrica e retirados esses consumos da fatura do condomínio.

    Nesta situação de ligar o carregador à rede MOBI.E, e sendo o condomínio um espaço de acesso privado, permite que o próprio condomínio possa ser o Detentor do Posto de Carregamento (DCP), sendo o responsável por instalar e gerir o posto de carregamento, evitando ter de recorrer a um Operador de Ponto de Carregamento (OPC) para que ficasse a gerir, explorar e realizar manutenção sobre o posto de carregamento, reduzindo assim o custos de manutenção com o carregamento, e aos moradores não é cobrada a componente de tarifa OPC na sua fatura.

    Caso o seu lugar de estacionamento esteja num espaço partilhado do condomínio, a alimentação elétrica existente na zona do seu estacionamento fará parte do quadro de serviços comuns do condomínio, pelo que pode realizar a instalação de um carregador a seu cargo desde que cumpra com os requisitos técnicos legais para instalação de carregadores em locais comuns do edifício, no entanto será necessário solicitar autorização ao condomínio.

    A administração do condomínio só pode opor-se à instalação nos seguintes casos:

    1. Se for instalar, no prazo de 90 dias, um ponto de carregamento para uso partilhado
    2. Se o edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado
    3. Se a instalação coloca bens/pessoas em risco, ou prejudica a linha arquitetónica do edifício

    No caso 2) e 3) anteriores o condomínio poderá ter até 75 dias para apresentar resposta

    Uma vez instalado um carregador da garagem do seu condomínio, ligado ao quadro de serviços comuns, será necessário acordar com a administração do seu condomínio de que forma será feito esse acerto de contas face ao consumo realizado ao carregar o seu veículo elétrico que será refletido na fatura de eletricidade do condomínio.

    A solução carregamento EDP para condomínios consegue identificar e controlar os acessos ao carregador e fazer automaticamente qualquer acerto de contas entre o condómino e o condomínio.

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