
Perguntas frequentes
- Contratos
- Leituras
- Faturas
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Equipamentos e manutenção
- Auditorias, inspeções e certificações
- Área de cliente EDP
- S.O.S
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
O que é a opção horária?
A opção horária é a forma como a eletricidade é cobrada em função do horário de consumo. É a opção horária que determina se o preço do consumo de eletricidade é o mesmo em qualquer horário ou se há horários mais económicos do que outros.
O que é um ciclo diário e um ciclo semanal?
A opção horária pode obedecer a um ciclo semanal ou diário:
- Ciclo diário: os períodos horários são iguais todos os dias do ano
- Ciclo semanal: os períodos horários mais económicos são diferentes nos dias úteis e aos fins de semana
Opções horárias
Quais são as opções horárias disponíveis?
Pode escolher entre três opções horárias: simples, bi-horária ou tri-horária. Cada opção corresponde a uma modalidade diferente de faturação do consumo de eletricidade. Conheça cada uma e saiba qual a melhor para si.
Simples
A tarifa da eletricidade é a mesma (tarifa normal) todos os dias da semana e em qualquer época do ano.

Bi-horária
A tarifa da eletricidade depende do horário de consumo. O consumo de eletricidade pode ser cobrado à tarifa de fora de vazio ou vazio.
- Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana, onde os níveis de consumo são mais baixos.
- Horas fora de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é normalmente superior e, por isso, é mais caro
Se optar pelo ciclo semanal, o horário varia também em função da época do ano.

Tri-horária
A tarifa da eletricidade depende do horário de consumo. O consumo de eletricidade pode ser cobrado à tarifa de ponta, cheias ou vazio.
Quer opte pelo ciclo semanal ou diário, o horário varia em função da época do ano.
- Horas de vazio: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais barato. São fundamentalmente as horas do período noturno e fins de semana, onde os níveis de consumo são mais baixos
- Horas de cheias: horas em que o consumo de eletricidade é cobrado a um preço intermédio
- Horas de ponta: são as horas onde o consumo de eletricidade é mais caro
Quer opte pelo ciclo semanal ou diário, o horário varia em função da época do ano.

Quais são os períodos horários mais económicos?
O período de consumo de eletricidade mais económico depende da opção horária que tem contratada.
Para saber qual é o seu caso, aceda à sua área de cliente e:
- Selecione o contrato que pretende consultar e aceda a Alterações ao contrato
- Na secção Eletricidade, consulte o campo Opção horária
Como alterar a opção horária?
Caso pretenda alterar a sua potência contratada, basta seguir os passos acima descritos e selecionar a opção pretendida.
Em alternativa, pode contactar-nos através das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local).
Qual a melhor opção?
A melhor opção horária varia de acordo com fatores como o nível de consumo de eletricidade, o horário preferencial de consumo, a capacidade de adaptar os consumos à opção contratada, entre outros. De uma forma genérica e para um ciclo diário, as vantagens de cada opção podem resumir-se da seguinte forma:
- Opção simples: ideal para quem tem os consumos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo a partir das 22h é inferior a 20% do total do seu consumo diário
- Opção bi-horária: ideal para quem tem mais de 40% dos consumos diários entre as 22h e as 8h. Se o seu consumo de energia é mais elevado após as 22h (por exemplo, se usa máquinas de lavar/secar roupa ou forno elétrico a partir dessa hora) poderá considerar a opção bi-horária
- Opção tri-horária: ideal para quem tem mais de 20% dos consumos diários entre as 22h e as 8h e não consome nos períodos 9h00-10h30 e 18h00-20h30, uma vez que a tarifa nesses períodos é mais elevada
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.