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Como faço novo contrato com a EDP no mercado livre?
Como contratar?
Pode aderir à EDP no mercado livre das seguintes formas:
- Online: Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais e informação do local para onde pretende electricidade e/ou gás natural.
- Telefone: Peça aqui para ser contactado gratuitamente.
- Presencialmente: Pode aderir em qualquer loja ou agente EDP. Encontre a loja ou agente mais perto de si.
O prazo médio para a ligação de eletricidade é de 5 dias úteis.
Deslocação de um técnico a sua casa
A visita técnica é necessária nos seguintes casos:
- Quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador
- Quando for pedida uma alteração da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases
- Quando não existam leituras do contador há mais de 3 meses, na mudança de comercializador do mercado regulado para o mercado livre.
Nos restantes casos, a mudança é simples e sem interrupção do fornecimento de energia: basta fazer novo contrato com a EDP Comercial ou mudar a titularidade do contrato atualmente ativo na casa em questão.
Visita técnica
Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação de eletricidade. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição.
![](https://helpcenter.edp.pt/media/1072/hand-thirds-block-sms-edp.png)
Nova marcação e reagendamento
Para alterar a data agendada inicialmente para a sua visita técnica, contacte-nos através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).
Caso necessite de reagendar a visita técnica, deverá fazê-lo no máximo até às 14h do dia útil anterior, para conseguirmos garantir a reorganização dos horários de visita. Caso não esteja presente (ou alguém por si indicado) na hora agendada e não nos tenha avisado atempadamente, poderão ser cobradas penalizações por parte do operador de rede.
O prazo médio para a ligação de gás natural é de 5 dias úteis.
Certificação de gás
As certificações de gás apenas são necessárias:
- quando se trata de uma nova ligação, isto é, a casa não tinha fornecimento de gás natural ligado e/ou contador de gás
- caso não apresente, no momento da adesão, o Certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural. Saiba mais aqui.
No momento da inspeção, deve garantir que:
- Os contadores de eletricidade e de água estão ligados
- Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação
- O exaustor está a funcionar durante o horário da visita para a inspeção
- Se instalou recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), se encontra presente um técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO)
Visita técnica
Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação do gás natural. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição da sua área de residência.
![](https://helpcenter.edp.pt/media/1129/chamada-edp.png)
Oferta Dual
Se optar pela oferta dual da EDP no mercado livre, o prazo médio de ligação são 5 dias úteis para a eletricidade e 5 dias úteis para o gás natural.
Ligação de eletricidade e gás no mesmo dia
Existe essa possibilidade, desde que a eletricidade seja ligada primeiro. Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de gás.
Para celebrar um novo contrato de fornecimento com a EDP no mercado livre, deve enviar ou entregar os seguintes documentos.
Porque preciso de dar os dados adicionais do meu imóvel?
Segundo a lei em vigor, todos os fornecedores de eletricidade e gás são obrigados a comunicar trimestralmente à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) os dados dos contratos realizados e alterados a partir de 1 de janeiro de 2015.
Os dados que temos obrigação legal de enviar à Autoridade Tributária (AT) são:
- Número de Identificação Fiscal (NIF) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) do proprietário
- Qualidade do cliente: proprietário, arrendatário, subarrendatário ou outro
- Identificação do imóvel (local de abastecimento): urbano ou rústico (artigo, fração, andar, secção e árvore/colónia)
Esta informação pode ser encontrada nos documentos do imóvel: caderneta predial, escritura de compra e venda ou contrato de arrendamento.
Informamos que a recolha destes dados é uma obrigação legal e do exclusivo interesse da AT. Para mais informações, consulte o artigo 125.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o modelo 2 (IMI) e a Portaria n.º 119-A/2015 (Diário da República, 1.ª série — N.º 84 — 30 de abril de 2015).
Pode indicar-nos estes dados através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.
Mais pesquisadas
O que é a opção horária e qual a melhor para mim?
A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo
O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?
O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.
O que é a potência contratada e qual devo escolher?
A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.