Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Novo contrato

    Como faço novo contrato com a EDP no mercado livre?

    Como contratar

    Pode aderir à EDP no mercado livre das seguintes formas:

    • Online
      Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais e informação do local para onde pretende eletricidade e/ou gás natural.

    • Telefone
      Ligue para a nossa linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

       

    • Presencialmente
      Pode aderir em qualquer loja ou agente EDP. Encontre a loja ou agente mais perto de si.

    Eletricidade

    O prazo médio para a ligação de eletricidade é de 5 dias úteis.

    Deslocação de um técnico a sua casa

    A visita técnica é necessária nos seguintes casos:

    • Quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador
    • Quando for pedida uma alteração da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases
    • Quando não existam leituras do contador há mais de 3 meses, na mudança de comercializador do mercado regulado para o mercado livre.

    Nos restantes casos, a mudança é simples e sem interrupção do fornecimento de energia: basta fazer novo contrato com a EDP Comercial ou mudar a titularidade do contrato atualmente ativo na casa em questão.

    Visita técnica

    Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação de eletricidade. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição.

    Nova marcação e reagendamento

    Para alterar a data agendada inicialmente para a sua visita técnica, contacte-nos através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional).

     

    Caso necessite de reagendar a visita técnica, deverá fazê-lo no máximo até às 14h do dia útil anterior, para conseguirmos garantir a reorganização dos horários de visita. Caso não esteja presente (ou alguém por si indicado) na hora agendada e não nos tenha avisado atempadamente, poderão ser cobradas penalizações por parte do operador de rede.

    Gás natural

    O prazo médio para a ligação de gás natural é de 5 dias úteis.

    Certificação de gás

    As certificações de gás apenas são necessárias:

    • quando se trata de uma nova ligação, isto é, a casa não tinha fornecimento de gás natural ligado e/ou contador de gás
    • caso não apresente, no momento da adesão, o Certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural. Saiba mais aqui.

    No momento da inspeção, deve garantir que:

    • Os contadores de eletricidade e de água estão ligados
    • Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação
    • O exaustor está a funcionar durante o horário da visita para a inspeção
    • Se instalou recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), se encontra presente um técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO)

    Visita técnica

    Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação do gás natural. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição da sua área de residência.

    Eletricidade + Gás natural

    Oferta Dual

    Se optar pela oferta dual da EDP no mercado livre, o prazo médio de ligação são 5 dias úteis para a eletricidade e 5 dias úteis para o gás natural.

    Ligação de eletricidade e gás no mesmo dia

    Existe essa possibilidade, desde que a eletricidade seja ligada primeiro. Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de gás.

     

     

    Documentos necessários

    Para celebrar um novo contrato de fornecimento com a EDP no mercado livre, deve enviar ou entregar os seguintes documentos:

    Residencial

    • Cartão de Cidadão para identificação do Número de Identificação Pessoal e Nº de Identificação Fiscal
    • Os códigos CPE e/ou CUI do novo local. Saiba o que são e onde pode encontrá-los aqui.
    • Comprovativo de IBAN, caso pretenda pagar as suas faturas por débito direto.
    • Um comprovativo que o legitime a fazer contrato na morada em questão, que poderá ser um dos seguintes:
        • Recibo de renda dos últimos 90 dias (3 meses)
        • Contrato de arrendamento ou de comodato;
        • Contrato de promessa compra e venda ou escritura de compra
        • Caderneta Predial com data inferior a 90 dias;
        • Fatura de um Serviço Público Essencial em seu nome (ex.: água, energia e telecomunicações) com data inferior a 90 dias;
        • Habilitação de Herdeiros
        • Contrato de cessão de exploração/ trespasse
        • Qualquer documento emitido pelas Finanças ou Segurança Social ou outra caixa de previdência social com data inferior a 90 dias e que tenha indicação da morada;
        • Atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia.

    Condomínios

    • Cartão de Cidadão para identificação do Número de Identificação Pessoal e Nº de Identificação Fiscal, caso o administrador seja pessoa singular
    • Código de Certidão Permanente  e Cartão de Cidadão do representante que efetua o contrato, caso o administrador seja pessoa coletiva
    • Comprovativo de IBAN, caso pretenda pagar as suas faturas por débito direto.
    • Um comprovativo que o legitime a fazer contrato na morada em questão, que poderá ser um dos seguintes:
        • Certidão Predial + Ata da Assembleia do Condomínio
        • Fatura de um Serviço Público Essencial em nome do Condomínio (ex.: água, energia e telecomunicações) com data inferior a 90 dias;

    Negócios

    • Cartão de Cidadão para identificação do Número de Identificação Pessoal e Nº de Identificação Fiscal
    • Os códigos CPE e/ou CUI do novo local. Saiba o que são e onde pode encontrá-los aqui.
    • Comprovativo de IBAN, caso pretenda pagar as suas faturas por débito direto.
    • Código de acesso à certidão de registo comercial ou outro documento que comprove a legitimidade do representante para pedir contrato de energia em nome da empresa (exemplo: Cópia de estatutos ou atas)
    • NIPC - Número de identificação fiscal pessoa coletiva
    • Um comprovativo que o legitime a fazer contrato na morada em questão, que poderá ser um dos seguintes:
      • Escritura de Compra
      • Contrato Arrendamento
      • Habilitação Herdeiros
      • Certidão de constituição de empresa com sede social na morada do contrato
      • Contrato Promessa Compra e Venda
      • Fatura de um Serviço Público Essencial em nome da empresa (ex.: água, energia e telecomunicações) com data inferior a 90 dias;
      • Contrato de cessão de exploração/ trespasse
      • Contrato de comodato

    Conheça todos os planos de energiaserviços da EDP no mercado livre.

    Porque preciso de dar os dados adicionais do meu imóvel?

    Segundo a lei em vigor, todos os fornecedores de eletricidade e gás são obrigados a comunicar trimestralmente à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) os dados dos contratos realizados e alterados a partir de 1 de janeiro de 2015.

    Os dados que temos obrigação legal de enviar à Autoridade Tributária (AT) são:

    1. Número de Identificação Fiscal (NIF) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) do proprietário
    2. Qualidade do cliente: proprietário, arrendatário, subarrendatário ou outro
    3. Identificação do imóvel (local de abastecimento): urbano ou rústico (artigo, fração, andar, secção e árvore/colónia)

    Esta informação pode ser encontrada nos documentos do imóvel: caderneta predial, escritura de compra e venda ou contrato de arrendamento.

    Informamos que a recolha destes dados é uma obrigação legal e do exclusivo interesse da AT. Para mais informações, consulte o artigo 125.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o modelo 2 (IMI) e a Portaria n.º 119-A/2015 (Diário da República, 1.ª série — N.º 84 — 30 de abril de 2015).

    Pode indicar-nos estes dados através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.