Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Mercado livre e mercado regulado

    Como faço novo contrato com a EDP no mercado livre?

    Como contratar

    Pode aderir à EDP no mercado livre das seguintes formas:

    • Online
      Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais e informação do local para onde pretende eletricidade e/ou gás natural.

    • Telefone
      Ligue para a nossa linha de atendimento 808 53 53 53 ou 217 53 53 53, disponível nos dias úteis das 8h às 20h.
    • Presencialmente
      Pode aderir em qualquer loja ou agente EDP. Encontre a loja ou agente mais perto de si.

    Eletricidade

    O prazo médio para a ligação de eletricidade é de 5 dias úteis.

    Deslocação de um técnico a sua casa

    A visita técnica é necessária nos seguintes casos:

    • Quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador
    • Quando for pedida uma alteração da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases
    • Quando não existam leituras do contador há mais de 3 meses, na mudança de comercializador do mercado regulado para o mercado livre.

    Nos restantes casos, a mudança é simples e sem interrupção do fornecimento de energia: basta fazer novo contrato com a EDP Comercial ou mudar a titularidade do contrato atualmente ativo na casa em questão.

    Visita técnica

    Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação de eletricidade. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição.

    Nova marcação e reagendamento

    Para alterar a data agendada inicialmente para a sua visita técnica, contacte-nos através das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 217 53 53 53, dias úteis das 8h às 20h.

    Caso necessite de reagendar a visita técnica, deverá fazê-lo no máximo até às 14h do dia útil anterior, para conseguirmos garantir a reorganização dos horários de visita. Caso não esteja presente (ou alguém por si indicado) na hora agendada e não nos tenha avisado atempadamente, poderão ser cobradas penalizações por parte do operador de rede.

    Gás natural

    O prazo médio para a ligação de gás natural é de 5 dias úteis.

    Certificação de gás

    As certificações de gás apenas são necessárias:

    • quando se trata de uma nova ligação, isto é, a casa não tinha fornecimento de gás natural ligado e/ou contador de gás
    • caso não apresente, no momento da adesão, o Certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural. Saiba mais aqui.

    No momento da inspeção, deve garantir que:

    • Os contadores de eletricidade e de água estão ligados
    • Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação
    • O exaustor está a funcionar durante o horário da visita para a inspeção
    • Se instalou recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), se encontra presente um técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO)

    Visita técnica

    Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação do gás natural. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição da sua área de residência.

    Eletricidade + Gás natural

    Oferta Dual

    Se optar pela oferta dual da EDP no mercado livre, o prazo médio de ligação são 5 dias úteis para a eletricidade e 5 dias úteis para o gás natural.

    Ligação de eletricidade e gás no mesmo dia

    Existe essa possibilidade, desde que a eletricidade seja ligada primeiro. Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de gás.

     

     

    Documentos necessários

    Para celebrar um novo contrato de fornecimento com a EDP no mercado livre, deve reunir os seguintes documentos:

    Se tiver casa própria

    • Cartão de Contribuinte (NIF)
    • Documento de identificação pessoal
    • NIB (se optar por débito direto)
    • Escritura de compra ou habilitação de herdeiro ou contrato promessa compra e venda

    Se tiver casa arrendada

    • Cartão de Contribuinte (NIF)
    • Documento de identificação pessoal
    • NIB (se optar por débito direto)
    • Contrato de arrendamento ou os recibos de arrendamento dos últimos 6 meses

    Negócios

    • Cartão de Contribuinte (NIPC)
    • Documento de identificação pessoal: cartão de cidadão ou bilhete de identidade
    • NIB (se optar por débito direto)
    • Contrato de cessão de exploração/trespasse ou contrato de comodato
    • Código de acesso à certidão de registo comercial ou outro documento que comprove a legitimidade do representante para pedir contrato de energia em nome da empresa (exemplo: Cópia de estatutos ou atas)
    • Documento comprovativo de posse: escritura de compra, contrato de arrendamento, habilitação de herdeiro, contrato promessa compra e venda, contrato de comodato ou certidão de constituição de empresa com sede social na morada do contrato

    Condomínios

    • Ata da assembleia de condomínio
    • NIPC do condomínio
    • Número da certidão predial
    • IBAN (se aplicável)
    • Nos canais presenciais questionar sempre se cliente aceita fornecimento antecipado (ver "Solicitar fornecimento antecipado")
    • Solicitar autorização de acesso aos dados técnicos (RPE)

    Se o administrador for pessoa singular:

    • Documento de identificação pessoal

    Se o administrador for pessoa coletiva:

    • Código de certidão permanente
    • Número de identificação do representante que efetua o contrato

    Conheça todos os planos de energiaserviços da EDP no mercado livre.

    Porque preciso de dar os dados adicionais do meu imóvel?

    Segundo a lei em vigor, todos os fornecedores de eletricidade e gás são obrigados a comunicar trimestralmente à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) os dados dos contratos realizados e alterados a partir de 1 de janeiro de 2015.

    Os dados que temos obrigação legal de enviar à Autoridade Tributária (AT) são:

    1. Número de Identificação Fiscal (NIF) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) do proprietário
    2. Qualidade do cliente: proprietário, arrendatário, subarrendatário ou outro
    3. Identificação do imóvel (local de abastecimento): urbano ou rústico (artigo, fração, andar, secção e árvore/colónia)

    Esta informação pode ser encontrada nos documentos do imóvel: caderneta predial, escritura de compra e venda ou contrato de arrendamento.

    Informamos que a recolha destes dados é uma obrigação legal e do exclusivo interesse da AT. Para mais informações, consulte o artigo 125.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o modelo 2 (IMI) e a Portaria n.º 119-A/2015 (Diário da República, 1.ª série — N.º 84 — 30 de abril de 2015).

    Pode indicar-nos estes dados através das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h) ou numa loja ou agente EDP.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.