Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Imagem com background verde
Para a sua casa Para a sua empresa

Perguntas frequentes

Pesquisar

    Como escolher o valor da potência contratada?

    Para escolher a potência mais adequada ao seu consumo, deve ter em conta fatores como a potência dos seus aparelhos elétricos e o número de horas de utilização diária de cada um.

    Existem 13 opções de potência contratada. As potências mais comuns para clientes residenciais variam entre os 3,45 kVA ou 6,9 kVA.

    Para conhecer a potência que contratou basta consultar a sua fatura de eletricidade. Se tiver dúvidas na leitura da sua fatura veja aqui.

    Saiba mais sobre a potência contratada no vídeo em baixo:

    Como alterar a potência contratada?

    Pode alterar a potência contratada sem qualquer custo na sua Área de cliente EDP, através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou em qualquer loja ou agente.

    Para alterar a sua potência na área de cliente:

    • Selecione Energia, e aceda ao local de consumo pretendido carregando em Consulte e altere o local;
    • Aceda à secção Energia, campo Potência;
    • Selecione o card de Potência, e selecione a potência pretendida na nova janela.

    Para efetuar a alteração de potência, será necessária a visita de um técnico do Operador de Rede de Distribuição, E-Redes, devidamente identificado. A visita dura cerca de 10 minutos.

    Tenha em atenção que, por vezes, a oferta contratada requer uma tarifa específica, não sendo possível alterá-la sem alterar a oferta.

    E quando o quadro "vai abaixo"?

    Cada instalação possui um dispositivo de controlo que limita a potência ao valor contratado. Quando a soma das potências de vários aparelhos ligados ao mesmo tempo excede a potência contratada, o disjuntor interrompe automaticamente a corrente elétrica e o quadro “vai abaixo".

    Saiba o que fazer caso tenha ficado sem eletricidade aqui.

    Mais pesquisadas

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.