Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Gestão de Contrato e Dados

    Quero consultar ou alterar dados pessoais do meu contrato

    Como posso alterar os meus dados pessoais?

    Na sua área de cliente pode consultar toda a informação pessoal e contratual e alterar os seus dados. Para isso, faça login e:

    1. Selecione o contrato que pretende consultar ou alterar
    2. Aceda a Alterações ao contrato, onde terá acesso a toda a informação pessoal e contratual que poderá editar

    Entre muitas outras coisas, pode alterar:

    • O número de telemóvel
    • A morada onde recebe a sua fatura ou o e-mail, no caso da fatura eletrónica
    • A periodicidade da fatura (mensal ou bimestral)
    • O NIB/IBAN associado ao seu contrato
    • A oferta e serviços contratados

    Veja aqui tudo o que pode fazer na sua área de cliente.

    Em alternativa, ligue 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional) ou visite uma das nossas lojas ou agentes.

     

    Como posso alterar o titular do contrato?

    A alteração do titular do contrato (nome e número de identificação fiscal - NIF) implica a celebração de um novo contrato de energia (eletricidade e/ou gás natural) para a mesma morada. A vantagem é que não há desligação do(s) contador(es), como aconteceria se cancelasse o contrato.

    O que é preciso para alterar o titular?

    Para alterar o titular do contrato deverá ter consigo os seguintes documentos:

    • Escritura ou contrato de arrendamento da morada
    • Bilhete de identidade ou cartão de cidadão, NIF e NIB/IBAN (caso a modalidade de pagamento seja o débito direto)
    • Fatura de eletricidade e/ou gás natural do titular anterior, de forma a poder consultar o CPE (Código de Ponto de Entrega da instalação elétrica) e/ou o CUI (Código Universal de Instalação de gás natural) referente à morada

    Pode alterar o titular do contrato de eletricidade e/ou gás natural através do nosso site (selecionando o plano de energia pretendido), da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional), ou de uma das nossas lojas ou agentes.

    Como alterar o titular do contrato através do site?

    1. Aceda a Energia e serviços e selecione o plano de energia pretendido
    2. Preencha os campos com os dados solicitados
    3. Selecione os serviços que deseja contratar
    4. Responda “Sim” quando questionado se o local tem atualmente fornecimento de eletricidade/gás natural. Responda “Não” quando questionado se o titular do contrato é o mesmo do atual

    Tenha em conta que a alteração de titularidade dos serviços de gás natural implica uma inspeção à instalação, exceto quando apresentado o Certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural. Saiba mais sobre a necessidade de inspeção à instalação de gás natural

    Após quanto tempo é efetiva a alteração de titularidade?

    Nos contratos de eletricidade, o titular é alterado 2 ou 3 dias após o pedido.

    No caso do gás natural, a titularidade só é alterada após aprovado o certificado de inspeção apresentado ou realizada a inspeção, agendada consigo no seguimento do pedido de alteração (somente se não tiver apresentado um certificado de inspeção válido).

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