Perguntas frequentes

    Na área de cliente pode gerir toda a sua relação com a EDP em qualquer altura e em qualquer lugar, com a máxima comodidade. A sua área de cliente agrega toda a informação relativa às suas casas e/ou negócios, ou ainda das casas ou negócios que se encontra a gerir.

    Caso tenha mais do que um contrato, a área de cliente, permite-lhe gerir a sua carteira de contratos de uma forma simples e rápida.

    Sou cliente particular. Quais são as funcionalidades da área de cliente?

    Na área de cliente pode gerir toda a sua energia, num só lugar, onde e quando quiser. Assim, através da sua área de cliente pode:

    • Enviar leituras
    • Receber notificação na data ideal para enviar leitura, através da app EDP (para iOS, Android ou App Gallery)
    • Consultar as suas faturas e pagamentos
    • Fazer download de faturas e imprimir 2ª via
    • Efetuar novo contrato de energia
    • Acompanhar os seus consumos e comparar com consumos anteriores ou com clientes com contratos semelhantes
    • Alterar dados contratuais, como a potência ou a morada do envio da fatura
    • Aderir à fatura eletrónica ou alterar o e-mail associado à fatura eletrónica
    • Aderir ao débito direto ou alterar o IBAN
    • Efetuar pedidos de informação
    • Mudar de plano de energia
    • Explorar o Planeta Zero
    • Efetuar envios de documentos: contrato assinado e comprovativo posse de local  

    Comunicar Leituras

    Como posso enviar e consultar leituras?

    Para enviar as suas leituras ou visualizar a data e o valor da sua última leitura registada de eletricidade e/ou gás natural:

    1. Selecione o contrato correspondente à leitura que deseja consultar ou enviar
    2. Aceda a Leituras, onde é apresentada uma lista com todas as leituras associadas ao contrato
    3. Insira o valor da leitura que encontra no seu contador e clique em Confirmar
    4. Após enviar a sua leitura iremos apresentar-lhe a previsão do valor da sua próxima fatura. 
       

    Se a leitura não for consistente com os seus padrões de consumo, receberá uma mensagem de alerta. Nesse caso, verifique se a leitura está correta e, se necessário, corrija e volte a enviar.

     

    Adicionalmente, pode enviar as suas leituras através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Consultar Faturas

    Como posso consultar faturas e pagamentos?

    Pode consultar as faturas de cada contrato com a EDP no mercado livre, através dos seguintes passos:

    1. Selecione o contrato correspondente à fatura que deseja consultar
    2. Aceda ao menu Faturas e na seção Histórico de Faturas é-lhe apresentada uma lista de faturas, podendo utilizar os filtros para procurar a fatura pretendida;
    3. Clique no ícone da fatura para descarregar o ficheiro da fatura para o seu dispositivo

    Adicionalmente, pode consultar os valores a pagamento através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Como posso pedir nova referência de multibanco?

    Pode consultar a referência de multibanco do valor a pagar na sua área de cliente de uma forma rápida e simples. Para tal:

    1. Selecione o contrato correspondente ao pagamento que deseja efetuar;
    2. Aceda ao menu Faturas;
    3. Selecione a opção Pagar já

    Se desejar, pode enviar por SMS para o contacto pretendido e levar a nova referência consigo até à caixa Multibanco mais próxima ou pagar através do seu homebanking.

    Como posso pedir uma 2ª via de fatura?

    Não é preciso pedir. Para ter uma 2ª via de fatura, basta aceder à sua área de cliente e descarregar a fatura desejada. Para tal, siga o processo de consulta de faturas (ver acima).

    Como posso aderir à fatura eletrónica?

    Para aderir à fatura eletrónica:

    1. Selecione o contrato no qual pretende aderir à fatura eletrónica;
    2. Clique em “Consulte e altere o local”;
    3. Na secção Dados de pagamento e faturação e clique no campo Fatura;
    4. Na secção Condições de Pagamento, clique em Alterar;
    5. Escolha o método pretendido, e clique em "Avançar".

    Meios de pagamento

    Como posso aderir ao débito direto?

    O débito direto permite-lhe evitar preocupações e esquecimento na hora de pagar as suas faturas:

    1. Faça login ou registe-se na área de cliente;
    2. Caso tenha mais que um contrato ativo, selecione o contrato pretendido;
    3. Clique em “Consulte e altere o local”;
    4. Na secção “Pagamento e faturação”, clique em cima do método de pagamento atual;
    5. Selecione alterar em “Condições de pagamento”;
    6. Selecione a opção “Débito direto + Fatura Eletrónica” ou “Débito direto + Fatura papel”;
    7. Insira o IBAN pretendido e selecione Alterar.

     A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

    Saiba mais sobre o Débito direto aqui.

     

    MB WAY

    Como pagar as faturas com MB Way?

    - Faça login ou registe-se na área de cliente;

    - Entre no menu “Pagamentos e Faturas”;

    - Selecione a opção “MB WAY”;

    - Introduza o número de telefone associado ao MB Way e clique em confirmar;

    - Aceda à aplicação MB WAY e autorize o pagamento.

     

    Saiba mais sobre o MB WAY aqui.

    Open banking

    Como pagar as faturas com Open Banking?

    • Siga o link na sua fatura eletrónica ou aceda à sua área de cliente EDP;
    • Aceda a Pagamentos e faturas;
    • Selecione a opção "Open Banking”;
    • Adicione o seu banco e clique em "Pagar";
    • Irá abrir uma nova página para efetuar o pagamento no seu banco indicado, caso não a visualize por favor carregue no link “Clique aqui”;
    • Confirme os dados de pagamento e clique em "Aceitar";
    • Será reencaminhado para o homebanking da entidade bancária que selecionou onde deve autenticar-se e autorizar o pagamento.

    Saiba mais sobre o Open Banking aqui.

    Alterações Contratuais

    Como posso ver/alterar as características dos contratos?

    Na área de cliente pode alterar a potência contratada, o IBAN, o número de telemóvel, o e-mail para envio de fatura eletrónica, a periodicidade da fatura e ainda a morada para envio de fatura, de forma cómoda, segura e sem custos.

    1. Faça login ou registe-se na área de cliente;
    2. Caso tenha mais que um contrato ativo, selecione o contrato pretendido;
    3. Clique em “Consulte e altere o local”;
    4. Clique na característica a alterar;
    5. Escolha qual a nova característica e clique em "Alterar".

    Consumos

    Como posso ver ou comparar consumos?

    No separador Consumos, pode analisar os seus consumos de gás ou eletricidade e fazer download para uma folha de cálculo em Excel.

    1. Selecione o contrato pretendido e aceda a Consumos
    2. Selecione o ano para o qual pretende consultar os seus consumos reais. Os consumos apresentados resultam da diferença entre as várias leituras reais do período selecionado
    3. Para exportar para Excel a lista dos seus consumos, clique em Exportar
    4. Para ver os seus consumos apresentados em gráfico, clique em Ver gráfico

    Envio de documentos

    Pode enviar os seguintes documentos, abrindo um Pedido de Apoio, e selecionando a opção "Envio de Documentos" e posteriormente:

    - contrato assinado

    - comprovativo de posse local

    Adicionalmente, pode enviar os seus documentos através do WhatsApp da EDP Comercial adicionando o número 911 955 282 e enviando uma mensagem de saudação. Pode também aceder ao WhatsApp clicando aqui.

    Se continuar com dúvidas sobre o funcionamento da área de cliente pode ligar para a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional). Se preferir, pode também visitar uma das nossas lojas ou agentes.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.