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Como posso pagar a minha fatura através do débito direto?
Quais as vantagens de aderir ao débito direto?
- É mais cómodo, já que não tem de se deslocar para pagar as suas faturas;
- Evita preocupações com prazos de pagamento, já que recebe sempre a fatura antecipadamente para poder conferir o valor e o dia da cobrança na sua conta bancária;
- É mais seguro. Em caso de engano, mesmo após o débito ter sido feito, pode anulá-lo junto do seu banco no prazo de 8 semanas;
Como posso aderir ao débito direto?
1. Faça login ou registe-se na área de cliente
2. No canto superior esquerdo, clique em Consulte e altere o local e selecione o contrato pretendido;
3. Ao selecionar a secção Pagamento e faturação, clique em Alterar no campo Condições de pagamento;
4. Clique na opção que pretende Débito direto + Fatura eletrónica ou Débito direto + Fatura papel e em Avançar;
5. Insira o seu IBAN, email ou morada e clique em Confirmar. Deverá confirmar que é o titular da conta de pagamento que indicou. Escolha Alterar.
A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.
Em alternativa, poderá fazê-lo através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.
Como posso alterar o IBAN associado ao meu débito direto?
Caso pretenda, pode alterar a conta bancária que usa para pagar a sua fatura. Para isso, basta pedir a alteração do IBAN associado ao seu débito direto. A forma mais simples e rápida de fazê-lo é através da sua área de cliente, seguindo os seguintes passos:
1. Faça login ou registe-se na área de cliente;
2. No canto superior esquerdo, clique em Consulte e altere o local e selecione o contrato pretendido;
3. Ao selecionar a secção Pagamento e faturação, clique em Alterar no campo IBAN;
4. Insira o novo IBAN, confirme que é o titular da conta de pagamento que escolheu, e clique em Alterar.
As alterações poderão demorar até 24h até ser refletidas na sua Área Reservada.
Em alternativa, poderá fazê-lo através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.
Posso estabelecer um limite para o débito direto?
Sim. A forma mais simples e rápida de fazê-lo é através da sua área de cliente, seguindo os seguintes passos:
- Faça login ou registe-se na área de cliente EDP;
- No canto superior esquerdo, clique em Consulte e altere o local e selecione o contrato pretendido;
- Ao selecionar a secção Pagamento e faturação, clique em Alterar no campo Mandato SEPA;
- Pode optar por definir limites ao nível do Montante máximo e / ou Data limite do mandato ao inserir o valor/a data que pretende e clique em Continuar.
As alterações poderão demorar até 24 horas a ser processadas e apenas serão aplicadas a partir da emissão da fatura seguinte.
Sempre que o valor a pagar/a data de pagamento da sua fatura ultrapassar o valor/a data que estabeleceu como limite, serão disponibilizados meios de pagamento alternativos na sua fatura (Mbway, OpenBanking, Multibanco, Payshop ou CTT).
Pode alterar os limites do débito direto a qualquer momento na área de cliente EDP ou, em alternativa, através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.
Ultrapassado o limite para o débito direto, este fica anulado?
Não, apenas as faturas que ultrapassem o limite definido por si não serão pagas por débito direto. O pagamento das faturas seguintes continuará a ser através de débito direto. Contudo, caso o limite seja ultrapassado de forma recorrente, o débito direto será cancelado. Caso isso aconteça, será avisado com antecedência.
O meu débito direto pode vir a ser cancelado sem ser por minha ordem?
Sim. Se, de forma recorrente, não for possível realizar o pagamento por débito direto por motivos que são da responsabilidade do cliente (ex.: insuficiência de saldo) ou as faturas ultrapassem o(s) limite(s) definido(s), o débito direto será cancelado.
Como posso cancelar o débito direto?
- Faça login ou registe-se na área de cliente EDP;
- No canto superior esquerdo, clique em Consulte e altere o local e selecione o contrato pretendido;
- Ao selecionar a secção Pagamento e faturação, clique em Alterar no campo Condições de pagamento;
- Clique na opção Multibanco ou outro + Fatura eletrónica ou Multibanco ou outro + fatura em papel, e em avançar;
- Insira o seu email ou morada e clique em Alterar.
Em alternativa, poderá fazê-lo através da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.
O que devo ter em conta antes de cancelar o débito direto?
É importante que se assegure de que o débito direto não é uma condição obrigatória para a oferta de energia que tem contratada. Caso assim seja, ao cancelar o débito direto a sua oferta contratada será atualizada para a oferta correspondente sem este atributo, o que se irá traduzir numa diminuição do desconto de energia que tem.
Como saber se o débito direto é uma condição obrigatória da minha oferta contratada?
Pode pedir essa informação ligando para a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).
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Como posso pagar a minha fatura através de referência multibanco?
Se deixou passar a data limite de pagamento da sua fatura, do aviso de interrupção ou de outro aviso de dívida, pode pedir uma nova referência para pagamento no multibanco.
Como posso pagar a minha fatura através do débito direto?
O débito direto é um meio de pagamento que consiste em debitar diretamente da conta do cliente o valor devido, com a regularidade escolhida (mensal ou bimestral). Pode aderir através da área de cliente, da linha ou nas nossas lojas e agentes.
Que meios de pagamento tenho disponíveis?
Pode pagar as suas faturas através de débito direto, multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes. Caso pretenda garantir o pagamento atempado das suas faturas, com a máxima comodidade e sem preocupações, o débito direto é a melhor solução.