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Perguntas frequentes

    Quais as vantagens de aderir ao débito direto?

    - É mais cómodo, já que não tem de se deslocar para pagar as suas faturas;

    - Evita preocupações com prazos de pagamento, já que recebe sempre a fatura antecipadamente para poder conferir o valor e o dia da cobrança na sua conta bancária;

    - É mais seguro. Em caso de engano, mesmo após o débito ter sido feito, pode anulá-lo junto do seu banco no prazo de 8 semanas;

     

    Como posso aderir ao débito direto?

    A adesão ao débito direto pode ser feita através da sua área de cliente. Para tal, basta seguir os seguintes passos:

    - Faça login ou registe-se na área de cliente

    - Selecione o contrato pretendido e aceda a Consulte e altere o local;

    - Na secção Pagamento e faturação, no campo Pagamento, clique em Condições de pagamento;

    - Clique na opção que pretende Débito Direto + Fatura eletrónica ou Débito direto + Fatura papel e em avançar;

    - Insira o seu IBAN, email ou morada e clique em Confirmar. Deverá confirmar que é o titular da conta de pagamento que indicou. Escolha alterar.

    A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

     

    Alternativamente, poderá fazê-lo através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.

    Como posso alterar o iban associado ao meu débito direto?

    Caso pretenda, pode alterar a conta bancária que usa para pagar a sua fatura. Para isso, basta pedir a alteração do IBAN associado ao seu débito direto. A forma mais simples e rápida de fazê-lo é através da sua área de cliente, seguindo os seguintes passos:

    - Faça login ou registe-se na área de cliente;

    - Selecione o contrato pretendido e aceda a Consulte e altere o local;

    - Na secção Pagamento e faturação, no campo Pagamento, clique em Condições de pagamento;

    - Em IBAN escolha Alterar;

    - Insira o novo IBAN, confirme que é o titular da conta de pagamento que escolheu, e clique em Alterar.

     

    Alternativamente, poderá fazê-lo através da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa loja ou agente EDP.

     

    Posso estabelecer um limite para o débito direto?

    Sim. Para isso, pode dirigir-se a uma caixa automática multibanco ou ao seu homebanking, e seguir os passos:

     

    1. Selecione a opção Débitos diretos

    2. Selecione a autorização de débito direto cujo limite quer alterar

    3. Para alterar as caraterísticas de uma autorização existente, selecione Alteração da autorização

    4. Insira o montante máximo para a autorização de débito direto e, se desejar, a data limite para a mesma

    5. Selecione a opção Confirmar.

     

    Desta forma, sempre que o valor a pagar da sua fatura ultrapassar o valor que estabeleceu como limite, a fatura ficará automaticamente bloqueada para débito direto, tendo nesse caso de fazer o pagamento pelos meios alternativos ao seu dispor: multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

    Pode alterar os limites do débito direto a qualquer momento.

    Ultrapassado o limite para o débito direto, ele fica anulado?

    Não. Apenas as faturas que ultrapassam esse limite não são pagas por débito direto, as seguintes continuarão a ser normalmente enviadas para o banco e o débito direto continua ativo.

    O meu débito direto pode vir a ser cancelado sem ser por minha ordem?

    Sim. Se num prazo de 12 meses existirem quatro devoluções por motivos que são da responsabilidade do cliente, o débito direto é cancelado.

    Como posso cancelar o debito direto?

    Pode cancelar o débito direto através do formulário de contactos, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou numa das nossas lojas ou agentes.

    O que devo ter em conta antes de cancelar o débito direto?

    É importante que se assegure de que o débito direto não é uma condição obrigatória para a oferta de energia que tem contratada. Caso assim seja, ao cancelar o débito direto a sua oferta contratada será atualizada para a oferta correspondente sem este atributo, o que se irá traduzir numa diminuição do desconto de energia que tem.

    Como saber se o débito direto é uma condição obrigatória da minha oferta contratada?

    Pode pedir essa informação ligando para a nossa linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional).

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