Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Novo contrato

    Preciso de um certificado para contratar gás natural com a EDP em mercado livre?

    Preciso de certificado de gás?

    A lei exige que uma entidade inspetora credenciada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) emita um certificado de inspeção, comprovando que a instalação de gás cumpre os requisitos determinados por lei.

    Estas inspeções são obrigatórias e da responsabilidade do Cliente, que poderá selecionar uma entidade inspetora à sua escolha. Para tal, poderá consultar na página de internet da Direção-Geral de Energia e Geologia a lista completa e atualizada das entidades inspetoras credenciadas.

    Para o auxiliar, e caso prefira, disponibilizamos o serviço de Certificação de Gás através de entidades inspetoras nossas parceiras e credenciadas junto da DGEG. O nosso serviço verifica a segurança da sua instalação de gás e garante-lhe a assistência em caso de necessidade.

    Se pretender aderir à EDP Comercial ou se já for cliente e quiser mudar o titular do contrato, pode dispensar a realização de uma nova inspeção. Para tal, terá de apresentar um certificado de inspeção válido e entregar uma declaração que ateste que não houve alterações na instalação de gás, ocorridas após a emissão do certificado.  Saiba mais sobre o direito à isenção.

    E se, para a mesma morada, o titular de eletricidade for diferente do titular de gás natural o que devo fazer?

    Não há obrigatoriedade em haver um titular único para ambos os contratos. Para sua comodidade pode fazê-lo e passa a receber uma única fatura de energia.

    No caso do contrato de gás natural, para proceder à mudança de titular e para ficar isento de realizar nova inspeção tem de apresentar um certificado de inspeção válido e entregar uma declaração de conformidade da instalação que ateste que não houve alterações da instalação de gás, ocorridas após a emissão do certificado.

    Para alterar o titular de um dos contrato basta entrar em contacto connosco através da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 20h), do formulário de contactos ou numa das nossas lojas e agentes.

    Mais pesquisadas

    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.