Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Fundo azul

Apoio ao Cliente Empresas

Perguntas frequentes

    Perguntas frequentes Enviar leituras O que são contadores inteligentes?

    O que tenho de fazer para ter um contador inteligente?

    O que posso fazer para ter um contador inteligente?

    Os contadores inteligentes são instalados por critérios geográficos acordados pelo operador da rede de distribuição com a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). 

    O contador inteligente tem custos?

    Não. A substituição dos atuais contadores por contadores inteligentes está enquadrada num programa nacional da rede de distribuição e não implica qualquer custo para o cliente.

    Tenho que estar presente na substituição do contador?

    Aconselhamos a sua presença no momento da instalação do novo contador para que tenha oportunidade de perceber como funciona o seu contador inteligente. No entanto, a sua presença não é obrigatória.

    O que acontece ao meu contador inteligente se mudar de comercializador?

    O seu contador inteligente não é impactado de forma alguma. Os contadores são geridos pelo operador de rede de distribuição que assegura a instalação e manutenção dos equipamentos, independentemente do comercializador que o cliente escolha.

    Como ter acesso aos dados que são armazenados pelos contadores inteligentes?

    Os contadores inteligentes guardam dados do consumo de eletricidade da sua casa em períodos curtos de tempo, bem como dados de energia injetada na rede, caso tenha uma unidade de produção associada.

    Caso a sua instalação esteja integrada em rede inteligente, poderá consultar o diagrama de cargas na Área Reservada de Clientes dos Operadores de Rede de Distribuição. Este diagrama apresenta uma análise gráfica do consumo de eletricidade em sua casa e/ou os valores de energia injetada na rede em períodos de 15 minutos.

    Nesta Área Reservada estão disponíveis gratuitamente os dados de energia consumida (kWh) desde o dia anterior até períodos prévios de 24 meses. Os dados de consumo podem ainda ser exportados em ficheiro excel. Ainda na mesma página, tem acesso a informação de consumo acumulado por período e a comparação com os períodos homólogos, mês/ano anterior.