Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Leituras e Contadores Sobre Contadores

    O que são os Operadores da Rede de Distribuição (ORD) e que operadores existem?

    O que são os Operadores da Rede de Distribuição (ORD) e que operadores existem?

    No que se refere à eletricidade, os operadores das redes de distribuição (ORD) são responsáveis pela gestão, operação e manutenção da rede, pela expansão para novos locais de abastecimento e pela manutenção das linhas, postos de transformação e instalações auxiliares, garantindo a qualidade do serviço prestado.

    Os ORD interagem com os consumidores apenas em aspetos como as ligações à rede, leituras dos contadores e qualidade de serviço técnica.

    Pode aceder aos sites dos ORD através dos seguintes links:

    https://www.e-redes.pt/pt-pt

    http://www.aceler.pt/

    http://www.cpvv.net/cpvv/

    https://www.celoureiro.com/

    https://www.ceve.pt/

    http://www.cevilarinho.pt/

    http://www.cessn.pt/

    http://www.alord.pt/

    http://www.cooproriz.pt/

    http://www.freguesiacortesdomeio.pt/

    - A Eléctrica de Moreira de Cónegos, C.R.L. | Telefone: 253 562 633 | E-mail: geral@aelectricamc.pt

     

    No que se refere ao gás natural, os ORD são entidades responsáveis pela exploração, manutenção e desenvolvimento da rede de distribuição, em condições de segurança, fiabilidade e qualidade de serviço, numa área geográfica específica.

    As redes de distribuição asseguram o trânsito do gás natural entre a rede nacional de transporte e os pontos de consumo industrial e doméstico (em MP e BP), em condições adequadas de qualidade de serviço.

    Pode aceder aos sites dos ORD através dos seguintes links:

     

       

         Algarve - Medigás
         Linha de atendimento: 808 200 345 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418246 do estrangeiro)

         Beja - Paxgás
         Linha de atendimento: 808 200 346 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418247 do estrangeiro)

         Centro interior - Beiragás
         Linha de atendimento: 808 200 339 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418241 do estrangeiro)

     

         Lisboa - Tagusgás
         Linha de atendimento: 808 200 343 (custo de chamada local)
         Das úteis das 9h às 21h
         (+351 210418244 do estrangeiro)

         Douro - Duriensegás
         Linha de atendimento: 808 505 152 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 243350312 do estrangeiro)

         Évora e Sines - Dianagás
         Linha de atendimento: 808 200 341 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418242 do estrangeiro)

         Lisboa - Lisboagás
         Linha de atendimento: 808 200 343 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418244 do estrangeiro)

         Vila Real - Sonorgás
         Linha de atendimento: 808 203 027 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h

     

         Litoral centro - Lusitâniagás
         Linha de atendimento: 808 200 344 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 8h às 21h
         (+351 210418245 do estrangeiro)

     

         Porto, Braga e Viana do Castelo - Portgás
         Linha de atendimento: 808 100 900 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 309707052 do estrangeiro)

         Setúbal - Setgás
         Linha de atendimento: 808 200 347 (custo de chamada local)
         Dias úteis das 9h às 21h
         (+351 210418248 do estrangeiro)

     

    Mais pesquisadas

    Como posso enviar leituras?

    Pode enviar o valor referente ao seu consumo de eletricidade ou gás através da área de cliente, do formulário de contactos, da linha gratuita 800 10 53 53 ou numa loja ou agente. Para evitar estimativas, envie a leitura na data ideal indicada na fatura.

    Como posso retirar as leituras do meu contador?

    No caso da eletricidade, a leitura a considerar depende do tipo de contador que tiver instalado. Já para o gás natural, o processo de leitura é mais simples e igual para todos os contadores.

    Qual a melhor data para enviar leituras?

    A data ideal para enviar leituras vem indicada na sua fatura. Para evitar estimativas, deve enviar a leitura nessa data. Caso o faça numa data posterior, poderá não ser considerada na fatura imediatamente a seguir ou parte do consumo será estimado.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.