Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Faturas Como ler a sua fatura

    O valor da minha fatura é superior ao habitual

    Por que razão o valor da minha fatura aumentou?

    Uma fatura com o valor mais alto do que o habitual pode ter origem numa das seguintes situações:

    Contador e leituras

    Contador avariado
    Se suspeita de avaria do seu contador, contacte o 808 100 100 (linha de atendimento técnico da EDP Distribuição, das 8h às 20h).

    Leitura incorreta
    Se enviou uma leitura, deve registar o valor que deu, de forma a poder compará-lo com o que surge na fatura. Pode sempre consultar o histórico de leituras no área de cliente, selecionando o contrato cuja leitura pretende consultar e acedendo ao separador Leituras.

    Não envia leituras há muito tempo
    O valor que lhe é faturado é calculado com base nas leituras enviadas (por si ou pelo técnico, no âmbito das visitas periódicas obrigatórias). O histórico das leituras enviadas permite-nos calcular um padrão de consumo, com base no qual o consumo é estimado nos meses em que não é feito o envio da leitura. No caso de contratos mais recentes ou em que nunca foram comunicadas leituras, é mais provável que o consumo estimado se encontre desfasado do seu consumo real. É por isso que é importante enviar as suas leituras regularmente.

    Leitura não incluída na fatura
    Existe uma data ideal para enviar a leitura, que pode consultar na sua fatura ou na sua área de cliente, acedendo ao separador Leituras. Se não tiver enviado a sua leitura nesse período, a fatura imediatamente seguinte pode ainda ter sido emitida com base em estimativa. Aguarde pela próxima fatura, onde será feita a correção para o valor real. Deverá ter em consideração que uma mesma fatura pode incluir valores reais (até à data da leitura enviada) e valores estimados (a partir da data da leitura enviada até ao final do período de faturação). Veja aqui como funciona.

    Acertos de meses anteriores
    Sempre que a data da leitura não coincide com o período faturado irão existir estimativas e possíveis acertos. Se a sua fatura anterior contemplou consumos estimados e essa estimativa foi inferior ao seu consumo real, o acerto dessa diferença irá gerar um valor superior na próxima fatura. Veja aqui como funciona.

    Consumo e equipamentos

    Alteração de potência contratada / opção horária / escalão de consumo
    O preço pelo qual o seu consumo de eletricidade é faturado está diretamente relacionado com a sua potência contratada e opção horária.Verifique se a potência que escolheu é a ideal para si através do simulador e lembre-se que as diferentes tarifas e ciclos variam conforme a época do ano.

    No caso do gás natural, o valor faturado varia de acordo com o escalão de consumo.

    Época do ano
    Tanto no inverno como no verão, recorremos mais a certos equipamentos que têm impacto na fatura de energia.

    • Inverno: aquecimentos, desumidificadores, etc.
    • Verão: ar condicionado, bombas de piscinas, etc.

    Hábitos de consumo
    O aumento da dimensão do seu agregado familiar, a receção de visitas de longa duração ou outros eventos fora do habitual podem ter impacto no seu consumo de energia e, consequentemente, no valor faturado. Alterar a configuração de algum equipamento ou comprar novos equipamentos também pode aumentar o valor da sua fatura, especialmente se não forem energeticamente eficientes.

    Equipamentos antigos/ com avarias
    Com o envelhecimento e/ou avarias, os seus equipamentos gastam mais energia. Verifique se precisa de substituir algum dos seus equipamentos.

    Preços e Tarifários

    Atualização de preços e/ou tarifários
    Sempre que haja alteração de preços a EDP envia-lhe uma carta a comunicar essas alterações especificamente para o seu caso.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.