Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente S.O.S

    Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?

    O que devo fazer quando fico sem eletricidade?

    Antes do contacto telefónico, deverá verificar se:

    • existe luz na rua
    • os seus vizinhos também não têm eletricidade
    • tem os pagamentos em dia
    • existe algum equipamento que está a fazer “disparar” o disjuntor/quadro da sua instalação.

    Motivos da falha de energia elétrica

    Como posso descobrir se o motivo da falha de energia elétrica está na minha casa?

    Para saber qual a causa da falha do seu fornecimento de energia deve seguir os passos em baixo: 

    Para descobrir se é uma avaria no circuito elétrico ou potência contratada desajustada:

    1. desligue todos os aparelhos ligados ao circuito correspondente ao disjuntor que dispara
    2. depois de o voltar a ligar conjuntamente com o disjuntor global, se estes voltarem a disparar, poderá estar associado a uma avaria do circuito elétrico ou a potência contratada desajustada para o seu consumo
    3. verifique primeiro se a sua potência contratada está adequada ao consumo que tem através do nosso simulador de potência. Caso não esteja, altere a potência contratada: saiba como aqui.
    4. caso a potência contratada esteja ajustada, deixe o disjuntor que disparou desligado e pode ligar de novo o disjuntor global. Neste caso, deverá solicitar a reparação do circuito elétrico. Se for cliente Funciona acione o serviço.

    Para descobrir se é uma avaria num equipamento:

    1. Ligue os equipamentos que desligou um de cada vez. Se a ligação de algum dos equipamentos faz disparar o disjuntor encontrou a causa de avaria ou sobrecarga elétrica.
    2. Volte a desligar todos os equipamentos e de seguida ligue os disjuntores.
    3. Ligue o equipamento que originou a avaria.
    4. Se o disjuntor voltou a disparar é porque tem o aparelho avariado, se não disparou é porque está perante uma sobrecarga elétrica.

    Como posso reportar uma falha de energia elétrica?

    Como posso reportar uma falha de energia e o que preciso?

    Se não conseguir identificar a causa da falha de energia ou se não a conseguir resolver por si, contacte a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24h).

    Tenha uma fatura próxima de si. O assistente pedirá o seu Código de Ponto de Entrega (CPE) e o nome do titular do contrato. Também pode ser importante referir a hora em que verificou ou teve a perceção da falha de energia.

    O que é o código de ponto de entrega (cpe) e onde o posso encontrar?

    É um código que identifica a sua instalação elétrica e que pode encontrar na primeira página da sua fatura, na secção "Os meus dados".

    Se ainda não tem uma fatura, pode consultar o seu CPE sem custos e a qualquer hora na sua área de cliente do edp online. Para isso:

    1. Selecione o contrato para o qual quer consultar o CPE
    2. Aceda ao separador Alterações
    3. Na secção Eletricidade, poderá consultar os dados do contrato de eletricidade, incluindo o CPE.

    Como alternativa, pode ligar para a linha de avarias elétricas através do 800 506 506 (chamada grátis 24 horas por dia).

    Outros motivos de falha de energia elétrica

    Que outros motivos podem levar à falha de energia elétrica?

    • Cortes programados
      A manutenção e a melhoria das redes de eletricidade podem levar a interrupções programadas. Conheça as interrupções agendadas para a sua região aqui.
    • Casos de força maior
      Tais como incêndios que danificam a rede elétrica.
    • Condições atmosféricas adversas
      Fenómenos da natureza como trovoadas, inundações, quedas de árvores.
    • Interrupções por razões de segurança e interesse público
      Obras e construções podem levar a interrupções de energia por razões de segurança.
    • Outras ocorrências
      O furto de cobre, o vandalismo e pequenos animais podem também ser responsáveis por falhas de energia.

    Mais pesquisadas

    Fiquei sem eletricidade. O que devo fazer?

    Primeiro, tente identificar a origem da falha. Verifique se existe luz na rua, se os vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez "disparar" o disjuntor/quadro. Caso não encontre o problema, ligue para o 800 506 506

    Covid-19: Perguntas frequentes

    Consulte os alertas e respostas às dúvidas mais frequentes durante este período em que o plano de contigência da EDP Comercial está ativo.

    Deixei passar a data limite de pagamento da fatura e a minha referência multibanco está inválida

    Se deixou passar a data limite de pagamento da sua fatura, do aviso de interrupção ou de outro aviso de dívida, pode pedir uma nova referência para pagamento no multibanco.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.