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Perguntas frequentes

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    O que é o cartão EDP Charge (CEME)?

    O cartão EDP Charge (CEME) é um cartão de mobilidade elétrica, em formato físico ou virtual, que lhe permite carregar o seu veículo elétrico foram de casa em qualquer posto da rede pública gerida pela MOBI.E.

    Ao cartão está associado um contrato de energia que define o preço de energia a pagar nos carregamentos que efetuar fora de casa. O preço de referência da energia pode ser consultado aqui.

    Como contratar o cartão EDP Charge para carregar fora de casa?

    1.Peça o cartão EDP Charge


    1.1. Cartão Virtual

    Pode contratar um cartão EDP Charge virtual através da app EDP Charge, num processo imediato e 100% digital.

     

     

    1.2. Cartão Físico

    Caso seja cliente de energia em casa, pode pedir o seu cartão EDP Charge físico através de um dos seguintes meios:

    • Através do website da EDP;
    • Na linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional);
    • Lojas EDP.

    Pedir o cartão EDP Charge é gratuito e dá-lhe acesso à rede de postos de carregamento públicos que integram a rede gerida pela Mobi.E. Receberá o seu cartão por correio, para a morada indicada, no prazo de 5 dias úteis após a confirmação do envio do cartão.

    Todos os cartões físicos são automaticamente adicionados à aplicação EDP Charge, basta descarregar a app e entrar com o NIF associado ao seu cartão para aceder à versão digital

     

    2. Receba o seu contrato e ative o seu cartão

     

    Ao pedir um cartão EDP Charge, irá receber um email com o contrato energia associado ao seu Cartão EDP Charge.

    O cartão físico ou virtual só ficará ativo quando aceitar as condições contratuais que recebeu por email. Deve clicar no link do email para aceitar as condições e introduzir o código enviado por SMS para ativar o seu cartão.

     

    2.1. Ative o seu cartão (parcerias de Mobilidade Elétrica)

    Caso receba um cartão através de um dos nossos parceiros de mobilidade elétrica, deve fazer a sua ativação submetendo o código promocional que lhe foi indicado através do website da EDP.
    Garanta que tem o NIF, o seu endereço de email e o número que consta na frente do cartão.
    Iremos entrar em contacto para confirmar com os seus dados e ativar o seu cartão. Para o efeito, deve aceitar as condições enviadas por email.

     

    3. Comece a carregar

    Após aceitar as condições do seu cartão EDP Charge, irá receber um SMS a confirmar a ativação do cartão. A partir deste momento, pode começar a carregar na rede pública através do cartão virtual disponível na app EDP Charge.
    Caso não o tenha feito, deve descarregar a app EDP Charge para beneficiar de todas as funcionalidades associadas ao seu cartão EDP Charge.

     

    Posso solicitar um Novo Cartão EDP Charge?

    Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão, deve entrar em contacto com a linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) para pedir o cancelamento do cartão e a adesão a um novo cartão.

     

    Como são faturados os consumos do cartão EDP Charge?

    Desde 1 de Julho de 2020, que todos os postos de carregamento público que integram a rede de carregamento Mobi.E são pagos, terminado o período transitório com carregamento gratuito.

    Os postos de carregamento podem pertencer a diferentes entidades e o preço a aplicar é composto por:

    • Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica (CEME), ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário contratado (consumo de energia). Este valor depende do contrato que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica fora de casa, neste caso a EDP Comercial.
    • Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo operador do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, valor por kWh, valor por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e varia em função do ponto de carregamento.
    • Tarifa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), ou seja, o valor pago por sessão de carregamento. Este valor é definido anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para remunerar a atividade da MOBI.E.
    • Taxas e impostos, ou seja, no preço irá acrescer o Imposto Especial de Consumo (IEC), e o Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

     

    Pode consultar todos os postos de carregamento e as respetivas localizações na app EDP Charge ou no website da Mobi.E.

    Enquanto o meu veículo elétrico está a carregar, alguém pode retirar o cabo do meu veículo e colocar outro a carregar?

    Não. Os postos de carregamento possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador termine a sessão de carregamento.

    Adicionalmente, os próprios veículos elétricos bloqueiam o cabo durante o carregamento por questões de segurança, e em algos o cabo só poderá ser retirado com desbloqueio através do comando central do veículo.

    Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível carregar outro veículo sem que seja iniciado um novo carregamento.

     

    O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão Multibanco?

    Em Portugal, não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), neste caso à EDP Comercial. Informá-lo-emos de todos os custos através da fatura que receberá no seu email.

    Na fatura de mobilidade elétrica EDP terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.

     

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