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O que é e quais as vantagens da Gestão automática de carregamento?
O que é o carregamento com gestão automática de veículos elétricos?
A gestão automática de carregamento é uma funcionalidade inovadora da EDP para carregamento dos carros elétricos em casa, isto é, em contexto residencial. Com o nosso novo e inovador algoritmo, vamos gerir o carregamento do seu carro de forma inteligente de forma a otimizar a poupança. Sempre que o carro carregar nos momentos selecionados pela EDP, irá usufruir de um desconto.
Que tipos de carregamentos existem?
Os carregamentos podem ser de duas categorias: carregamentos com gestão automática e carregamentos sem gestão automática.
Os carregamentos com gestão automática são os carregamentos feitos com a gestão EDP, ou seja, começam e terminam de acordo com o plano de carregamento criado pelo algoritmo. O cliente irá definir a que horas pretende ter o carro carregado e a EDP fará a gestão do carregamento, entregando ao cliente um desconto sobre a energia carregada desta forma.
Os carregamentos sem gestão automática são os seguintes:
- Carregamentos mínimos: estes carregamentos acontecem quando o cliente escolheu ter uma % de carregamento mínima, ou seja, uma quantidade mínima de energia que desejam que o carro tenha, assim que seja conectado à tomada ou carregador, em casa. Nestes casos, o carro começa a carregar de imediato.
- Carregamentos iniciados pelo cliente: quando o carro não estiver a carregar, o cliente pode através da webapp iniciar um carregamento. Depois de iniciado, poderá parar esse carregamento a qualquer momento na webapp.
- Carregamentos tardios: quando o carro é conectado sem horas de antecedência suficientes para o objectivo de carregamento definido pelo cliente (isto é, X% de carga máxima até às Yhoras). Neste caso, o plano não será criado e o cliente será avisado na webapp. O carro irá começar a carregar imediatamente de forma a garantir que tem a energia desejada pelo cliente.
Nas tipologias de carregamento sem gestão automática acima mencionadas, o carregamento começa de imediato, não havendo lugar a qualquer gestão do melhor momento para carregamento.
Qual o desconto que vou ter?
A energia que for carregada com gestão automática, isto é, dentro do plano de carregamento, terá um custo inferior à restante energia da casa. A tarifa aplicada à energia carregada no carro elétrico em modo inteligente tem um desconto de 15% face à tarifa standard do cliente em casa. A EDP Comercial pode mudar assim que entender (dentro das obrigações legais definir os critérios que tem de cumprir para avisar os clientes). Este desconto é aplicado a um máximo de energia mensal de 500kWh.
Os carregamentos sem gestão automática não têm qualquer desconto, sendo-lhes aplicável a tarifa normal do cliente, sem desconto.
Onde posso ver o desconto que tive?
A energia carregada em plano inteligente será reportada na webapp por mês em kWh (mês de calendário de 1 a 30).
No entanto, esta energia é consumida tal e qual a restante energia da casa e por isso será faturada à mesma tarifa do que a restante energia da casa.
No início de cada mês, a EDP fará o cálculo da energia que foi carregada em plano inteligente no mês anterior, irá calcular o valor que devia ter pago (incluindo os 15% de desconto) e irá proceder ao cálculo do diferencial entre o que pagou e o que devia ter pago. O valor resultante será creditado na fatura seguinte.
O crédito estará numa caixa de créditos com a descrição “Crédito relativo à funcionalidade EV Smart Charging”, a indicação da data em que o crédito foi calculado e o valor em € do creditado.
Nota: a descrição terá um texto adaptado ao produto EV Smartcharging ainda a definir, com limite de 40 caracteres. A data de emissão corresponde à data de entrada do crédito na conta corrente do cliente, que irá ser anterior à data da faturação.
Adicionalmente será enviado todos os meses (independentemente do período de faturação do cliente) um email com a informação resumo do seu consumo com gestão automática (kWh) e respectivo valor aplicável de desconto.
Tenho faturação bimestral. Os meus créditos mensais serão todos somados e aplicados na fatura?
Não, no caso de clientes com faturação bimestral, irão aparecer 2 linhas de créditos, uma relativa a cada mês, desde que tenha havido energia consumida pelo carro em modo inteligente em cada um desses meses. O mesmo acontece caso exista uma correção de períodos de faturação.
Alterei uma ou mais características do meu contrato de eletricidade. Os meus créditos serão aplicados?
Em relação à validação dos critérios de elegibilidade dos clientes, estes têm de cumprir os critérios no último dia do mês, para ter direito aos créditos respetivos a esse mês.
Por exemplo, se o cliente mudar de opção horária simples para bi-horário no dia 20, os créditos relativos aos dias 1 a 19 não serão aplicados.
Mas se o cliente mudar de opção horária de simples para bi-horário no dia 2 de Maio, os créditos relativos ao mês de abril serão aplicados, porque a 30 de abril cumpria os critérios.
Após a deteção de alteração de algum dos critérios de elegibilidade, o acesso à funcionalidade será temporariamente retirado, até que sejam restabelecidos os critérios de adesão. Deverá entrar em contacto com a EDP para reativar o seu acesso.
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Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.