- Contratos
- Leituras e contadores
- Faturas e pagamentos
- Serviços e vantagens
- Soluções sustentáveis
- Área de cliente EDP
- Canais presenciais
- Equipamentos
- Avarias e visitas técnicas
- Apagão de 28 de abril - reposição do fornecimento de energia
Como posso utilizar a gestão automática?
Preciso de ter uma wallbox/carregador rápido? Ou outro equipamento adicional?
Para usufruir do carregamento com gestão automática não precisa de nenhum equipamento adicional face aos que já tem atualmente, nem de alterar a forma como carrega o seu carro em casa. Não é necessária a instalação de nenhum equipamento adicional nem nenhuma visita de um técnico e a adesão à funcionalidade é totalmente gratuita.
Se não é preciso instalar nenhum equipamento adicional, como conseguem controlar o carregamento do carro?
Existem já várias marcas de fabricantes de carros elétricos que disponibilizam a possibilidade de não só consultar informação relevante sobre o carro e bateria de forma remota (marca, modelo, % de carga da bateria) bem como permitem enviar comandos para controlar o carregamento (começar a carregar ou parar de carregar). Muitos fabricantes permitem, por isso, que outras entidades possam fazer uso destes dados e comandos para melhor comodidade e controlo do seu carro.
No entanto para aceder a esta informação é sempre necessário que nos dê autorização, sendo esse um dos passos iniciais de configuração da funcionalidade.
Como posso aceder à gestão automática?
A utilização desta funcionalidade é 100% digital, feita através da webapp de gestão automática de carregamento. Após a análise do seu pedido de adesão, caso preencha todos os requisitos receberá um email com link de acesso à webapp.
O que é uma webapp? Posso transformar numa app ‘normal’?
Uma Webapp é uma aplicação executada num navegador de internet. Se estiver a aceder à webapp pelo smartphone, aconselhamos a criação de um atalho para maior facilidade e comodidade no acesso à funcionalidade.
Já tenho o link para a webapp, e agora?
Após ter recebido o link de acesso à webapp, pode agora começar o processo de configuração e conexão ao carro! Após fazer login na aplicação e criar a sua password, terá de confirmar a sua morada no mapa (uma vez que a gestão automática do carregamento só acontece quando o carro estiver em casa). Caso a localização da sua casa não coincida com a que é mostrada no mapa, por favor contacte a EDP.
Caso a localização da casa coincida com a que é mostrada no mapa, pode seguir para o passo seguinte.
No segundo passo fará a seleção da marca do seu carro elétrico, e terá de fazer login com as credenciais que utiliza habitualmente na aplicação do fabricante do seu carro elétrico.
No terceiro passo terá de especificar a que hora pretende que o carro esteja com o carregamento máximo concluído. Não vai ser possível criar diferentes horários para diferentes dias, no entanto, poderá alterar esta informação a qualquer momento nas configurações da webapp.
Após este passo, poderá ser necessário resolver uma ou mais intervenções. No entanto na maioria das marcas, não existe esta necessidade.
O que é uma intervenção?
Intervenções representam as ações que um utilizador precisa de realizar para habilitar um recurso bloqueado no seu carro elétrico.
Há algumas situações em que a capacidade de um dispositivo específico depende de uma ação tomada pelo cliente final. Por exemplo, alguns veículos Volkswagen só terão capacidade de carregamento inteligente após uma atualização de software específica.
Para resolver a intervenção, o cliente deve seguir os passos indicados na aplicação. Em caso de dúvida, pode entrar em contacto com o suporte EDP. Estes terão conhecimento da intervenção que é necessária resolver.
O que precisa de acontecer para se criar um plano de carregamento?
Para que o plano de carregamento seja criado precisam de estar reunidas 3 condições:
- Hora fim de carregamento: o cliente precisa indicar a que horas pretende ter o carro completamente carregado
- Localização em casa: o carro precisa de estar em casa, ou seja, a geolocalização do carro tem de coincidir com a geolocalização da casa.
- Carro conectado: o carro tem de estar conectado à tomada ou wallbox/carregador e com conectividade assegurada.
Após o encontro destas 3 necessidades (hora de carregamento objetivo, carro em casa e carro conectado), o plano é gerado e a duração de carregamento inteligente é calculada.
O cliente deve manter as condições (carro em casa e conectado) durante todo o período do plano para que o carregamento se efetue.
Se o plano for iniciado corretamente e com sucesso, chegará sempre ao fim?
Poderá haver casos que interrompam um plano iniciado corretamente com sucesso. Se o carro for desconectado da tomada/do carregador ou se a conectividade ao carro não for mantida, o plano poderá não chegar ao fim com o objetivo de carga de bateria pretendido.
Tinha definido uma hora objetivo para carregar o carro, mas preciso dele carregado mais cedo/mais tarde. O que devo fazer?
Pode alterar a hora objetivo do carro carregado a qualquer momento. Assim que o fizer, o algoritmo vai interpretar a hora escolhida e estabelecer um novo plano. Note-se que, se agora o tempo disponível for menor, este pode ser insuficiente para chegar ao objetivo pretendido.
Cheguei a casa e conectei o carro, e verifiquei que este começou logo a carregar. Porquê?
Assim que o carro chegar a casa e for conectado à tomada ou wallbox/carregador fará um breve período de carregamento (cerca de 5 minutos) para determinar a que potência o carro está a carregar. Esta informação é necessária para estimar a quantidade de tempo necessária para carregar no plano (uma vez que carros que carregam a uma potência maior, precisam de menos tempo para carregar a totalidade da bateria).
O carro pode ainda assim continuar a carregar para além dos 5 minutos, se o nível atual da bateria for baixo, por forma a garantir a % de carregamento mínima.
Qual o papel do parceiro tecnológico?
Para assegurar a comunicação com os carros elétricos, contamos com os serviços de um parceiro tecnológico – Enode. Este parceiro fornece a capacidade tecnológica de ligação às várias marcas de EVs que são suportadas nesta funcionalidade, incluindo a receção de informação sobre o carro: geolocalização, nível da bateria e estado de conexão à tomada/ao carregador bem como o envio de comandos para início ou terminar o carregamento.
A minha localização será sempre guardada?
Não, a geolocalização do carro nunca é guardada. Apenas é analisada e validada para perceber se coincide com a geolocalização da casa. Após a validação, esta informação é descartada.
Que dados pessoais são usados?
A EDP está empenhada em cumprir o princípio de minimização na utilização de dados pessoais, e apenas usa ou valida os dados estritamente necessários. Para o efeito, apenas a geolocalização da casa (morada do contrato de eletricidade) é guardada pela EDP para efeitos de uso desta funcionalidade.
O carregamento com gestão automática funciona na rua ou noutros locais de carregamento?
Não, o carregamento com gestão automática apenas funciona na casa selecionada para uso da funcionalidade. Sempre que seja detetado que o carro está fora de casa, nenhuma ação será tomada sobre o carregamento do carro.
Não carrego o carro todos os dias. Ainda assim posso usar a funcionalidade?
Sim, a funcionalidade adapta-se à sua realidade. Só irá criar um plano de carregamento se o carro tiver conectado à tomada ou wallbox/carregador.
Não. Manterá sempre o controlo sobre o carregamento do seu carro. Com esta funcionalidade terá acesso exclusivo a um preço mais baixo para carregar o seu carro. Se pretender controlar diretamente o carreamento, pode desligar a funcionalidade temporariamente na webapp ou usar a opção “carregar agora”.
O que acontece se tiver de sair com o carro durante um plano de carregamento?
O carregamento segundo o plano é interrompido.
Costumo usar a app do fabricante do meu carro elétrico, ou uma app de terceiros. Posso continuar a usá-la?
É importante que mantenha apenas em uso a aplicação do carregamento inteligente EDP, uma vez que a existência de múltiplos planos fará entrar em conflito os comandos enviados por cada app. Tenho várias casas ou carros. Posso usar a funcionalidade em todas as casas e/ou com vários carros?
Não, de momento apenas é possível fazer o carregamento inteligente numa casa, com um carro. No caso de ter mais do que uma casa ou carro, poderá escolher qual/quais deseja sincronizar com a aplicação.
Mais pesquisadas
Posso carregar um veículo elétrico em casa?
Para carregar o veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança pode investir num posto de carregamento doméstico, garantindo um carregamento de 100km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas.
Mobilidade Elétrica: dúvidas e conceitos
Esclareça as dúvidas sobre os termos mais utilizados na mobilidade elétrica, o que significa kWh, a diferença entre carregamento AC e DC, o que é um CEME, um OPC ou um DPC. Qual a diferença entre alimentação monofásica e trifásica?
Veículo elétrico: como sei quanto vou pagar pelos meus carregamentos?
Caso seja cliente EDP Comercial em casa, os consumos efetuados com o seu cartão Mobilidade Elétrica EDP são associados ao seu contrato de energia e faturados em conjunto com os restantes consumos de energia contratados com a EDP Comercial.