Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Soluções sustentáveis Energia solar

    Autoconsumo e Settlement: Como é que a energia que consumo e produzo é contabilizada?

    O que é o settlement?

    Desde março de 2020 que o regulamento do autoconsumo alterou o modo de contabilização do fluxo energético, passando a ser contabilizado em períodos de 15 minutos em vez de instantaneamente (a cada segundo). Este modelo de contabilização é o settlement.
    É com o settlement ativo que a sua instalação fica capacitada para contabilizar e otimizar o saldo da energia consumida versus a injetada pela sua instalação solar a cada 15 minutos, maximizando consequentemente a poupança na sua fatura.

    No exemplo à esquerda, a instalação do cliente não tem o settlement ativo e, por isso, desperdiça a energia solar produzida desde o minuto 7,5 até ao minuto 15, uma vez que não existiu consumo na habitação.  Com o settlement ativo (exemplo à direita), o cliente aproveita a totalidade da energia injetada a cada 15 minutos para reduzir os seus consumos, independentemente de existir ou não consumo de energia elétrica na habitação. Assim, comparando os dois exemplos, verificamos que na instalação com settlement ativo o cliente poupou mais 0,04 kWh no intervalo de 15 minutos. Com este sistema de contabilização de consumo, a faturação será em função de uma leitura saldo, cujo envio é da responsabilidade do operador da rede de distribuição, a E-Redes.

    Comunicação de leituras

    Com o Settlement ativo e a comunicar já não precisa de nos enviar leituras. O cálculo entre a energia produzida e a energia consumida é feito pelo Operador de Rede de Distribuição e enviado diretamente à EDP Comercial, que irá considerar este valor na sua fatura.

    Mais pesquisadas

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium têm uma potência nominal mínima de 350W enquanto os painéis solares da gama Quality têm uma potência nominal mínima de 340W.

    Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

    Qualquer pessoa pode produzir energia solar, desde que tenha uma instalação de utilização de energia elétrica ligada à rede pública e seja titular de um contrato de fornecimento de energia

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.