Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Perguntas Frequentes - Apoio ao Cliente - Particulares | EDP Soluções sustentáveis Energia Solar EDP

    Autoconsumo e Settlement: Como é que a energia que consumo e produzo é contabilizada?

    O que é o settlement?

    Desde março de 2020 que o regulamento do autoconsumo alterou o modo de contabilização do fluxo energético, passando a ser contabilizado em períodos de 15 minutos em vez de instantaneamente (a cada segundo). Este modelo de contabilização é o settlement.
    É com o settlement ativo que a sua instalação fica capacitada para contabilizar e otimizar o saldo da energia consumida versus a injetada pela sua instalação solar a cada 15 minutos, maximizando consequentemente a poupança na sua fatura.

    No exemplo à esquerda, a instalação do cliente não tem o settlement ativo e, por isso, desperdiça a energia solar produzida desde o minuto 7,5 até ao minuto 15, uma vez que não existiu consumo na habitação.  Com o settlement ativo (exemplo à direita), o cliente aproveita a totalidade da energia injetada a cada 15 minutos para reduzir os seus consumos, independentemente de existir ou não consumo de energia elétrica na habitação. Assim, comparando os dois exemplos, verificamos que na instalação com settlement ativo o cliente poupou mais 0,04 kWh no intervalo de 15 minutos. Com este sistema de contabilização de consumo, a faturação será em função de uma leitura saldo, cujo envio é da responsabilidade do operador da rede de distribuição, a E-Redes.

    Mais pesquisadas

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.

    Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

    Qualquer pessoa pode produzir energia solar, desde que tenha uma instalação de utilização de energia elétrica ligada à rede pública e seja titular de um contrato de fornecimento de energia