Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    Faturação de um sistema em autoconsumo

    A faturação de energia solar assemelha-se à faturação de energia convencional, na medida em que depende da comunicação de uma leitura para apurar consumos. No entanto, ao contrário da faturação convencional de consumo da rede, o sistema de autoconsumo depende da comunicação de uma leitura - saldo que resulta do sistema de contabilização de consumos em quartos-horário (Settlement).


    Por este motivo, estas leituras apenas são comunicadas pelo distribuidor de rede (E.Redes) e não pelo cliente, uma vez que este, via contador, não consegue aferir o que consumiu VS o que injetou na rede.


    O contador apenas traduz a evolução do consumo da rede, mas não traduz o injeção da produção solar. É por este motivo que a fatura de eletricidade, para clientes em autoconsumo, deixa de apresentar a evolução do contador, uma vez que este não reflete os valores que lhe estão a ser faturados.

    Fatura sem o settlement ativo

    A fatura sem o settlement ativo descrimina o contador.

    Fatura com o settlement ativo

    A fatura com o settlement ativo não descrimina o contador.

    A melhor forma de apurar consumos de uma solução em autoconsumo é consultando o site da e.redes, onde encontrará o detalhe de contabilização da sua instalação no balcão digital.

    Como ler a fatura?

    A informação sobre a faturação da sua solução de Energia Solar EDP é detalhada abaixo com o exemplo de uma fatura de 3 painéis da gama Quality.

    Quanto consumiu da rede:

    No topo da sua fatura encontra a quantidade de energia elétrica que necessitou de consumir da rede, para além da energia autoconsumida gerada pelos seus painéis solares.

     

    Desconto de energia a ser aplicado:

    Na secção Eletricidade, pode encontrar a percentagem (%) de desconto sobre a energia consumida da rede e quanto é que poupou com o tarifário de energia solar EDP

    Mensalidades dos painéis:

    Na secção Prestações, pode consultar o valor da (1) quantidade de prestações mensais do plano de pagamentos da sua solução de energia solar EDP que já pagou e quantas ainda falta pagar e (2) prestação mensal do plano de pagamentos da sua solução de energia solar EDP

    Quantas emissões de C02 emitiu:

    Para além da produção de energia dos seus painéis solares ser de fonte renovável e por isso não emitir emissões de CO2, a energia que consome da rede, através do tarifário de energia 100% verde, também é produzida por fontes renováveis. Assim, o seu consumo de eletricidade gera zero emissões de CO2.

    Mais pesquisadas

    O que é o plano de Energia Solar EDP e quais as vantagens?

    O plano de Energia Solar EDP é um plano exclusivo para clientes que adiram à Energia Solar, que dá desconto na eletricidade verde.

    Quais as características de um painel solar?

    Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.

    Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

    Qualquer pessoa pode produzir energia solar, desde que tenha uma instalação de utilização de energia elétrica ligada à rede pública e seja titular de um contrato de fornecimento de energia