Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Imagem com background verde

Apoio ao Cliente Particulares

Perguntas frequentes

    1. Posso ser produtor?

    Qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que reúna as condições técnicas para a instalação do número mínimo de painéis solares e que tenha nesse mesmo local um contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, pode ser Produtor num novo Bairro Solar.

    2. Quais as vantagens em criar um Bairro Solar?

    Ao ser Produtor de um Bairro Solar vai poder produzir localmente energia renovável e utilizar parte dessa energia para o seu consumo. Consumirá essa energia solar com um desconto face ao preço da eletricidade, o que lhe permitirá obter uma poupança na fatura. Tudo isto sem qualquer investimento.

    3. O que tenho de fazer para criar um Bairro no portal?

    Para criar um Bairro, apenas necessita de fazer uma simulação: selecionar o espaço que tem disponível para a instalação de painéis, caracterizar o seu espaço e fornecer dados de consumo. Com essa informação, saberá o seu potencial para ser produtor e, em caso afirmativo, decidir criar o Bairro no portal.

    4. Posso ser produtor e vizinho ao mesmo tempo?

    Em cada local só pode ser ou vizinho ou produtor. Quer seja produtor, quer seja vizinho vai receber parte da energia solar produzida no Bairro e usufruir das respetivas poupanças.

     

    5. Um bairro pode ter mais do que um produtor?

    Por definição uma comunidade de energia pode ter vários produtores. Nesta primeira fase, os bairros solares da EDP vão ter apenas um produtor por bairro.

    6. Já tenho um sistema de autoconsumo. Posso criar um bairro solar no mesmo local?

    Estamos atualmente a estudar uma solução técnica e uma oferta comercial para que os nossos clientes possam aumentar a dimensão da sua instalação de autoconsumo e possam passar a ser produtores de novos Bairros Solares. Nesta primeira fase, contudo, os bairros solares da EDP poderão apenas ser criados por clientes que não tenham ainda um sistema de autoconsumo coletivo.

    7. Que tipo de espaço posso disponibilizar para a instalação dos painéis solares?

    Tipicamente os espaços mais indicados para a instalação de painéis são telhados ou coberturas de casas, edifícios ou empresas.

    8. O espaço que tenho disponível é arrendado. Posso ser produtor?

    O contrato associado ao Produtor de um Bairro Solar é de longa duração, portanto o contrato terá que estar em nome do proprietário do espaço. Pode ser vantajoso dar a conhecer a oferta do Bairro Solar e respetivas vantagens ao proprietário do espaço, incentivando o mesmo a tornar-se Produtor e valorizar o espaço. 

    9. Vivo num condomínio. Posso ser produtor?

    No caso dos condomínios o produtor é o próprio condomínio. No entanto, enquanto condómino pode iniciar o processo para tornar o seu condomínio num Bairro Solar, ao disponibilizar o espaço do seu condomínio e criar um bairro.

    10. Qual o número mínimo de painéis solares que é necessário instalar na cobertura para ser elegível enquanto produtor?

    Atualmente, no caso dos condomínio a instalação mínima é de 36 painéis solares. Em empresas a instalação mínima é de 30 painéis, sendo a mesma determinada analisando cada caso.

    Mais pesquisadas

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    Qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que reúna as condições técnicas para a instalação do número mínimo de painéis solares e que tenha nesse local um contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP Comercial, pode ser Produtor.

    Quando o meu bairro tiver painéis, o que tenho de fazer como produtor e quais as vantagens?

    Depois de instalar os painéis vai poder começar a usufruir de energia solar, com desconto até 60% na energia autoconsumida. Não tem de se preocupar com mais nada, enquanto proprietária e gestora do Bairro Solar, a EDP Comercial assegura a manutenção.

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.