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Perguntas frequentes

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    Porque é que a minha fatura tem prestações?

    A sua fatura pode apresentar prestações devido à criação de um plano de pagamento automático, previsto na regulamentação da ERSE (artigo 48.º, n.º 7 do Regulamento das Relações Comerciais e a Diretiva ERSE 8/2015).

    Isto acontece quando a fatura corresponde a um acerto de consumos estimados com base em leitura real e o valor desse acerto é igual ou superior ao dobro do consumo médio dos últimos 6 meses.

    Nesses casos, a EDP deve fracionar automaticamente o montante em prestações mensais, para facilitar o pagamento. O plano é integrado na fatura e enviado juntamente com a mesma, indicando o número de prestações e o respetivo valor.

    Posso pedir para nunca ter um plano de pagamento automático?

    Não é possível recusar de forma permanente a criação de planos de pagamento automáticos. De acordo com a legislação e regulamentação do setor energético (artigo 48.º, n.º 7 do Regulamento das Relações Comerciais e a Diretiva ERSE 8/2015), sempre que o valor de um acerto de faturação (resultante de estimativas anteriores) é igual ou superior ao consumo médio mensal medido, os comercializadores são obrigados a dividir esse valor em várias mensalidades. Assim, sempre que a sua fatura cumprir estes critérios, receberá automaticamente uma proposta de plano de pagamento que pode recusar num prazo de 24h.

    Como posso cancelar o plano de pagamento automático?

    Se a sua fatura for elegível para a criação de um plano de pagamento automático, irá receber uma comunicação (por SMS ou email) a perguntar se pretende aderir. Se pretende que a fatura seja emitida sem ser a prestações, poderá recusá-lo através do link disponibilizado nessa comunicação, válido por 24 horas. Se esse prazo já tiver sido ultrapassado, pode ainda cancelar o plano de pagamento contactando a nossa linha de apoio ao cliente ou dirigindo-se a uma das nossas lojas. O cancelamento será efetuado num prazo máximo de 16 horas.

    Mais pesquisadas

    Como posso pagar a minha fatura através de referência multibanco?

    Se deixou passar a data limite de pagamento da sua fatura, do aviso de interrupção ou de outro aviso de dívida, pode pedir uma nova referência para pagamento no multibanco.

    Como posso pagar a minha fatura através do débito direto?

    O débito direto é um meio de pagamento que consiste em debitar diretamente da conta do cliente o valor devido, com a regularidade escolhida (mensal ou bimestral). Pode aderir através da área de cliente, da linha ou nas nossas lojas e agentes.

    Que meios de pagamento tenho disponíveis?

    Pode pagar as suas faturas através de débito direto, multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes. Caso pretenda garantir o pagamento atempado das suas faturas, com a máxima comodidade e sem preocupações, o débito direto é a melhor solução.