Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos O meu contrato

    O que é um escalão de consumo de gás?

    O que é um escalão de consumo?

    Todos os consumidores domésticos de gás natural estão ligados em baixa pressão e têm consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3. Caso contrário, são considerados clientes industriais. No mercado livre, a tarifa de gás natural de baixa pressão divide-se em quatro escalões, segundo o consumo anual do cliente, até àquele valor máximo.

    Quais os escalões existentes?

    Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão:

    • Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
    • Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
    • Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
    • Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano

    Escalões diferentes correspondem a tarifas diferentes?

    Sim. O valor da tarifa depende do escalão de consumo de cada cliente, que é determinado pelo respetivo consumo anual de energia. No mercado livre, a tarifa de venda de gás natural a clientes finais é obtida através da soma de duas parcelas:

    Tarifa de Acesso às Redes

    Esta componente é definida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE) e é paga por todos os consumidores de gás natural. É a soma das tarifas de Uso Global do Sistema, Uso da Rede de Transporte (saída) e Uso da Rede de Distribuição.

    Tarifa de Energia e Comercialização

    Esta é a componente não regulada do preço do gás natural no mercado livre. Inclui o custo de aprovisionamento de gás (Uso do Terminal, Uso do Armazenamento Subterrâneo e Uso da Rede de Transporte – saída) e o custo de comercialização.

    Como sei qual o meu escalão de consumo?

    O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e de forma automática pelo seu operador de rede de distribuição, com base no consumo verificado no ano anterior. Iremos informá-lo caso ocorra uma alteração de escalão.

    Para consultar o seu atual escalão de consumo, aceda à sua área de cliente e:

    • Selecione o contrato pretendido
    • Aceda a Alterações ao contrato
    • Na secção Gás, em Ponto de Entrega, encontra o seu escalão de consumo de gás

    Saiba o que fazer caso tenha ficado sem gás natural aqui.

    Mais pesquisadas

    Quero consultar ou alterar dados pessoais do meu contrato

    Pode consultar ou alterar os seus dados pessoais através da sua área de cliente, por telefone ou deslocando-se a uma loja ou agente. Saiba também como pode mudar o titular do seu contrato e que dados precisa para fazê-lo.

    Vou mudar de casa. O que devo fazer para continuar a ser cliente EDP Comercial na nova casa?

    A EDP Comercial ajuda-o(a) a levar a energia. Reúna os documentos necessários e peça a mudança através do 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 ou numa loja. Garantimos a ligação de energia na nova casa e o desligamento na antiga de forma coordenada e simples.

    Como posso pagar a minha fatura através do MB Way?

    Para pagar a fatura pode utilizar a aplicação própria do MB Way ou alternativamente os canais do seu banco. Para isso terá que aceder à sua área de cliente, e clicar em “Pagar por MBWay”

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.