Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos O meu contrato

    O que é cobrado na fatura de energia?

    Termo fixo

    O que é o termo fixo?

    O termo fixo numa fatura de eletricidade corresponde ao preço da potência contratada escolhida por si. Saiba mais sobre a potência contratada.

    No caso do gás natural, o termo fixo é definido pelo escalão de consumo atribuído pelo seu distribuidor de acordo com o seu histórico de consumos.

    Energia consumida

    O que é a energia consumida?

    A energia consumida corresponde à eletricidade ou gás natural consumidos durante o período de faturação. Esta energia consumida é calculada através de uma leitura estimada ou real. A leitura estimada é usada sempre que não é possível obter uma leitura real do seu contador e é calculada de acordo com o seu histórico de consumos. A leitura real é uma medição exata do consumo no seu contador e pode ser enviada por si ou pelo distribuidor.

    No caso da eletricidade, o preço inclui duas componentes:

    Energia - inclui os custos de produção e comercialização de eletricidade e resulta dos preços formados no mercado

    Tarifa de acesso à rede - que engloba os seguintes custos:

    • Redes - necessárias ao transporte e à distribuição da eletricidade desde os produtores à sua casa
    • CIEG - custos de interesse económico geral.

    Consulte aqui as tarifas de acesso às redes 2020.

    Consulte aqui as tarifas de acesso às redes 2021.

     

    Na sua fatura está sempre indicado o valor que paga pela tarifa de acesso à rede. Este valor é definido anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

    Conheça em detalhe como é composto o preço da eletricidade:

    Valor da poupança

    Como é calculado o valor da poupança?

    Na EDP o desconto é aplicado sobre o total da sua fatura (exceto taxas e impostos) e ainda oferecemos poupanças adicionais se juntar o gás natural ou outros atributos à sua fatura de eletricidade.

    Que taxas, impostos e contribuições me são cobrados e o que são?

    Saiba mais sobre taxas, impostos e contribuições aqui.

    Mais pesquisadas

    Quero consultar ou alterar dados pessoais do meu contrato

    Pode consultar ou alterar os seus dados pessoais através da sua área de cliente, por telefone ou deslocando-se a uma loja ou agente. Saiba também como pode mudar o titular do seu contrato e que dados precisa para fazê-lo.

    Vou mudar de casa. O que devo fazer para continuar a ser cliente EDP Comercial na nova casa?

    A EDP Comercial ajuda-o(a) a levar a energia. Reúna os documentos necessários e peça a mudança através do 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 ou numa loja. Garantimos a ligação de energia na nova casa e o desligamento na antiga de forma coordenada e simples.

    Como posso pagar a minha fatura através do MB Way?

    Para pagar a fatura pode utilizar a aplicação própria do MB Way ou alternativamente os canais do seu banco. Para isso terá que aceder à sua área de cliente, e clicar em “Pagar por MBWay”

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.